TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO COMERCIAL RELATÓRIO PIM II

Por:   •  15/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO COMERCIAL RELATÓRIO PIM II

IGUATEMI/2021

Nº.

NOME

RA

01

VINICIUS AREVALO FERNANDES DOS REIS SILVA

2145092

Projeto integrado Multidisciplinar PIM II, analisar a prática de gestão da Loja 4 Estações e conectá-la com as bases teóricas aprendidas no curso de gestão comercial, sobre as disciplinas Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática Aplicada, para complementar o processo de aprendizagem e a pesquisa e prática dos temas acima.

Palavras chave: Matemática, Recursos e Economia.

INTRODUÇÃO

O projeto apresentado tem como características estruturais o desenvolvimento do aluno nas partes teórica e práticas, com base em estudos nas disciplinas de Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática Aplicada, ministrados no bimestre letivo, através de pesquisas e pesquisas de informação sobre práticas e rotina na Loja 4 Estações.

Neste PIM II, são realizadas pesquisas de informações e diagnósticos organizacionais sobre a empresa pesquisada.

Tendo como objetivo, identificar como é administração dos recursos materiais e patrimoniais, a saúde econômica e seus processos dentro da organização.
Mostrar de forma clara como é utilizada a matemática na área administrava, financeira, compras, contas e planejamento de estoques e logística da empresa.
Loja 4 Estações é a melhor loja de Iguatemi/MS. Devido a isso necessita no seu dia a dia das funções matemáticas como uma importante ferramenta no planejamento, controle da empresa e em todos os seus processos.
Objetivo deste projeto e mostrar todos os conceitos das matérias ministradas e comparar com a realidade de uma grande empresa real.

De forma a proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar na pratica todas as teorias abordadas nas disciplinas já descriminadas.

Entender como esses elementos de fundamental importância são tratados pela gestão da empresa, verificar se os fundamentos estudados nas disciplinas deste bimestre, tem sido aplicado de maneira eficiente, e se os resultados são satisfatórios.

Sobre plano de negócios, entender um pouco do negócio da empresa, e como prática desenvolver um aplicativo que venha atender alguma demanda de TI da empresa.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

A economia de mercado é o movimento das produções de uma ou mais empresas, onde fabricam produtos ou prestam serviços que são trocados entre pessoas da mesma região ou país, neste momento acontece a troca de moeda. É necessário que o empreendedor que se aventura em montar uma empresa, tenha conhecimento nos fundamentos básicos da Economia, microeconomia, macroeconomia, desenvolvimento econômico e suas inter-relações com o mercado atual e suas ofertas e demanda, preços de mercado, custos, impostos , encargos sobre o lucro, taxas de juros, entre outros.

A economia de mercado é o sistema adotado pela grande maioria de países no mundo, inclusive o Brasil.

Ou seja, as empresas têm autonomia e trabalham de acordo com as leis da oferta e demanda, podem definir seus preços, vendem em um mercado com livre concorrência e o estado atua somente como um fiscal.

A economia de cada comercio e definida pela política vigente, na forma em que vive cada cultura e seus costumes e a maneira de como e feita os meios de troca, produção de bens e serviços para a satisfação de suas necessidades cotidianas.

Uma mudança e adaptação que vem melhorando o desempenho economico da Loja 4 Estações, é o controle de gastos, como: troca de fornecedores para outros com valores e beneficios melhores, controle de clientes, cobranças e renegociações, a evolução para sistema para melhorar as tomadas de decisões.

O preço de venda, em qualquer setor produtivo  é um dos principais elementos de diferenciação e de competitividade.

O markup como método de precificação permite o controle do preço de venda, por meio de um “indicador” ou “índice” que, aplicado sobre o custo de um produto, determina o preço de venda e comercialização.

A economia financeira da Loja 4 Estações, sua receita bruta divulgada em 2020 foi de R$ 523.600,00 mil, onde teve um lucro liquido no seguimento de calçados de R$ 103 mil.

  1. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

O campo da administração demanda que o gestor tenha uma panorama ordenado, ou seja, que idealiza a organização como um todo, com o objetivo de reduzir erros que gerem gastos relevantes e indevidos.Qual ressalta pontos a serem avaliados, como administrar ferramentas e patrimônio deve ser uma trabalho continua, com conhecimento especifico; operar o planejamento com o objetivo de reduzir problemas nos pilares da administração. 

Recursos é tudo aquilo que gera ou pode gerar riqueza, administrar recursos é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar e um conceito que toda Empresa deve obter.

Recursos Materiais são componentes que uma empresa utiliza nos processos diários para a construção do seu produto final, matéria prima (material direto), material em processo e matéria indireto.

Compreende como recurso a área humana da organização, pois durante destes são fornecidos os informes, habilidades, habilidades, completando nas tomadas de decisões através das equipamentos administrativas, como planejamento, execução, e controle. Os recursos técnicos tem como objetivo apoiar no crescimento das atividades da organização do inicio ao final, de maneira eficaz e eficiente. 

A tecnologia esta ligando tanto a área administrativa quanto a produção ou serviço, através de ferramentas informatizados é possível de maneira firmativa e inteligente tomada de decisão como, por exemplo, a medida necessária de matéria prima para fabricação de determinado produto, através do sistema e possível localizar a número disponível em estoque, onde e possível ter comando se será possível cumprir a entrega da ordem de trabalho.

A gestão de compras garante a qualidade de produtos, minimização dos custos de produção, maior agilidade nas aquisições, o que se manifesta de maneira positiva nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com