TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM BREVE PANORAMA SOBRE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  23/8/2018  •  Artigo  •  4.020 Palavras (17 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 17

UM BREVE PANORAMA SOBRE EMPREENDEDORISMO

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar e explicar o conceito de empreendedorismo, um tema que vem evoluindo e ganhando espaço dentro do cenário empresarial e que a cada momento está ganhando uma nova roupagem, em um processo contínuo de se auto reinventar. Será abordado o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil, os desafios enfrentados pelos empreendedores, as características e os tipos de um empreendedor, as vantagens e desvantagens de empreender, a importância do planejamento e inovação. E com base nas obras dos autores, presentes no referencial teórico, será exposto de forma clara e objetiva, as perspectivas do mercado.

Palavras-chave: inovação; desafios; mudança; riscos;

1. INTRODUÇÃO

O empreendedorismo pode nascer da necessidade, ou simplesmente de uma ideia oriunda de um desejo. É muito usado no âmbito empresarial, e muitas vezes está relacionado à criação de empresas. Ter pessoas com espírito empreendedor em uma organização é essencial para o crescimento e inovação de qualquer negócio. O empreendedor é um ser inovador, que está sempre no futuro, raramente no presente e nunca no passado, idealiza e realiza empreendimentos enxergando oportunidades onde muitos só veem dificuldades.

Tajra (2014, p.11) afirma que uma pessoa empreendedora é aquela com atitude focada para resultados, inovações e realizações. O empreendedorismo está relacionado à atitude, à postura pessoal e à maneira como o indivíduo se comporta diante das situações com que lida em seu dia a dia. Ser empreendedor é ter entusiasmo e energia para desenvolver ideias e transformá-las em ação.

Como já foi apresentado, o artigo traz um tema bastante abrangente e que está presente no dia a dia das pessoas. Os conceitos discutidos tiveram um embasamento teórico em vários autores que dedicaram seu tempo ao estudo do empreendedorismo e às melhorias que ele traz para a sociedade.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

O empreendedorismo é fundamental para o sistema econômico e para a sociedade, pois é através da criação de novos empreendimentos que geram mais empregos e com isso as pessoas terão melhor qualidade de vida. Dornelas (2016, p.12) “o empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando empregos e prosperidade.”

O empreendedor é aquela pessoa corajosa, que não tem medo da mudança. Estão sempre criando inovações, mesmo que para isso tenha que assumir riscos em um ambiente cheio de incertezas. Maximiano (2012, p.35) “Empreendedor é um tipo de pessoa que prefere ganhar a vida em um negócio por conta própria do que na segurança do trabalho assalariado.”

O planejamento, profissional e de vida, é essencial para que os objetivos, e as metas traçadas sejam alcançadas. Portanto antes de investir em algum tipo de negócio, seja novo ou um já existente, o empreendedor precisa planejar todas as etapas para que seu projeto seja concluído com sucesso.

A atual necessidade de termos um planejamento de vida, que passa pelo planejamento profissional, decorre principalmente do contexto turbulento da sociedade atual. Vivemos em um ambiente de riscos e incertezas. Se planejarmos nossas ações já é difícil de realizar uma trajetória, imagine se não houver planejamento. (TAJRA, 2014, p.36).

Segundo Chiavenato (2012), os empreendedores, através do fornecimento de empregos e da introdução de inovações, são os verdadeiros incentivadores do crescimento de uma nação. Além de serem fontes de energia, que assumem riscos inerentes em uma economia em mudança, transformação e crescimento.

3. CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO E O PERFIL DO EMPREENDEDOR

Empreendedorismo é a busca por novas oportunidades de negócios, ou a inovação dos já existentes. Foi usado pela primeira vez no século XVII, pelo economista Richard Cantlon, quando ocorria a primeira Revolução Industrial. Atualmente, com o avanço tecnológico, o empreendedorismo é imprescindível para o desenvolvimento econômico da sociedade, pois o mercado está exigindo que as pessoas sejam capazes de inovar sempre.

No momento presente, não há um movimento predominante, mas acredita-se que o empreendedorismo irá, cada vez mais, mudar a forma de se fazerem negócios no mundo. [...] o avanço tecnológico tem sido de tal ordem, que requer um número muito maior de empreendedores. (DORNELAS, 2016, p.8).

Com o passar do tempo, a definição de empreendedorismo mudou. Logo quando surgiu, o termo empreendedorismo era aplicado pelos economistas quando tratavam de desenvolvimento econômico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com