TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  10.692 Palavras (43 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

[pic 3]

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.

    A educação na Grécia Antiga tinha o pedagogo como um escravo que levava o adolescente para a escola, o menino era protegido, orientado, para ser pai, assim, tal educação, não via o homem como cidadão, mas como um todo.

    A cultura grega foi constituída por meio de um longo processo que não contem uma exatidão científica.  Acredita-se que os primeiros habitantes foram os pelasgos ou pelágios de 2000 a.C a 1200 a.C, sendo este um longo período de invasões, de origem indo-européia.

    A escrita surge por meio dos cretenses no qual foi denominada de Linear A, ainda hoje não decifrada. Com o declínio da civilização cretense, uma nova sociedade começa a se formar a civilização micênica. Os micênios também dominavam uma escrita, chamada pelos especialistas de Linear B, que foi decifrada em 1950.

    Após os micênicos surge o 2ºgrupo de invasores que foram os eólios e jônios (1700 a.C a 1400 a.C), em seguida, houve a invasão do 3ºgrupo que foram os dórios (1200 a. C) conhecidos como   povo guerreiro.

Após as invasões muitas cidades foram destruídas, entretanto a cultura micênica manteve-se forte para influenciar a formação da futura cultura grega. Com o desaparecimento da civilização micênica, as escavações arqueológicas mostraram que inúmeros palácios, povoados e a escrita desapareceram.

    O povo grego foi constituído nos séculos XX –XII a.C, no qual foi denominado de Pré-Homérico. O período homérico (séculos XII-VIII a.C) conhecido também como “idade heróica”, destaca-se pelo desaparecimento da escrita por 400 anos. Neste período os relatos de guerra, os mitos, as poesias, os hinos religiosos foram transmitidos de geração em geração oralmente. Quando a escrita ressurgiu, por volta de 800 a. C, essas tradições orais começaram a ser selecionadas por escrito. Este é o caso da “Ilíada” e da “Odisséia”, dois longos poemas épicos que sobrevivem até hoje. Esses poemas são, certamente, fruto de uma longa tradição oral em que os poetas (aedos) declamavam os episódios da guerra de Tróia e as aventuras de Odisseu. Esses relatos eram cantados acompanhados por música, e passados de geração em geração, tendo sofrido muitas alterações e adaptações. Só mais tarde, cerca de 550 a.C., os poemas foram escritos pela primeira vez.

   

  1. Esclareça a importância de Homero e Hesíodo para a educação, na Idade Antiga. Em seguida, pesquise, em outras fontes, e destaque aquilo que julgar interessante nas obras: Ilíada e Teogonia.

   Homero é chamado educador da Grécia, representando a cultura grega ao mundo, do ponto de vista aristocracia, ao mundo, falando dos valores da guerra, da luta, do herói, da coragem, da lealdade e da bravura. Realizou diversas contribuições para a educação, uma vez que na narrativa homérica encontra-se ideias de diversas espécies de manifestações literárias (lírica, tragédia, comédia). Os textos de Homero “Ilíada” e a “Odisséia” são educativos, visto que produzem modelos comportamentais universais, e, portanto, extrapolam o tempo e o espaço. Seus personagens, ainda que mitológicos (deuses, semi-deuses) apresentam características humanas (antropomorfização).

     Hesíodo também contribui para a educação sendo caracterizado como a segunda fonte de estudo da cultura grega, até o século VII a.C. Escreveu dois grandes poemas: “A teogonia” e “Os trabalhos e os dias”. No texto de Teogonia, Hesíodo propõe uma explicação para o surgimento das inúmeras divindades, colocando assim, uma ordem no caos. Ele dá uma sistematização ao cosmos até então desordenado e, em Os Trabalhos e os Dias, Hesíodo dirige-se a seu irmão, Perses, com a finalidade de incentivá-lo ao trabalho e à prática da justiça. Todo o poema destina-se a orientá-lo para a melhor época do plantio, como fazê-lo, como tratar o vizinho etc.

   Os textos de Hesíodo representam o mundo e a cultura do ponto de vista rural, exaltando a importância do trabalho, da agricultura e da terra.

Homero e Hesíodo estão no início da história grega, compuseram canções transmitidas de geração a geração.

     IIíada, de Homero, é o texto literário que narra a guerra de Tróia ( Ílion= Tróia). IIíada espelha o modelo de homem a ser imitado pelo povo grego. O ideal de belo e bom guerreiro (personagem de Aquiles), evidencia a necessidade de infundir na mentalidade coletivas dos povos que formam a cultura grega, um modelo de homem a ser imitado. A guerra teve como motivo o rapto de Helena, esposa do Rei de Esparta ( Menelau ), por Páris Alexandre, príncipe de Tróia, rapto provocado pela deusa Afrodite, devido á uma disputa entre outras deusas pra saber qual era a mais bonita, por fim, Páris, o juiz, escolhe Afrodite. O rapto de Helena dá motivo à guerra. Uma paixão fulminante entre Páris e Helena faz com que os dois vão para Tróia, isto resulta na desgraça e queda de Tróia.

     Teogonia, de Hesíodo, junto aos poemas de Homero, constituía uma cartilha na qual os gregos aprendiam a ler, a pensar, a compreender o mundo e a reverenciar o poder dos deuses. Teogonia significa, em grego, “nascimento do deuses”. Nome de tanto sucesso que até hoje essa canção é assim chamada, uma das canções de Hesíodo que nos conta como o mundo surgiu, a partir os primeiros deuses dos amores e das lutas entre os deuses. A canção era utilizada pelos mestres-escolas-gregos para ensinar a ler e escrever, eles faziam leves marcas de letras em tábuas de cera mole, as crianças reforçavam as marcas, assim as letras ficavam bem visíveis, depois os mestres explicavam os sentidos dos versos assim escritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.8 Kb)   pdf (463.7 Kb)   docx (125.7 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com