TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.

R: No período da antiguidade a educação teve um longo processo na cultura grega, lembrando que no período homérico era visada em formar o nobre cortês e virtuoso que tivesse características de forca e coragem.

      Nos tempos da antiguidade a criança depois dos sete anos era levada aos palácios de outros nobres para aprender o ideal cavalheiresco, a educação visava em criar os educando ou criar nele a condição de aprender, instituí-lo e passar informações.

  1. Compare e destaque as diferenças entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.

R: A Educação em Esparta: aconteciam intensas guerras, mas devido á esse motivo desenvolveram a educação militar severa, a educação em Esparta era voltada para a forca física, buscava-se a formação de atletas e soltados, a formação intelectual do espartano era escassa.

A Educação em Atenas: Era voltada ao poder político era focada á educação do espírito, os jovens não se esgotavam em atividades para o corpo físico, mas evoluía em escalas de gramática e de vigiada de perto  pelo estado ao passo que a formação intelectual era particular.

  1. Descreva as principais características da educação romana, elucidando a contribuição do estoicismo.

R: O objetivo da Educação Romana era formar cidadão para atuar ativamente na vida pública, esse sistema de educação era informal e familiar, o educador era o pai, que desempenhava o papel de senhor e de sacerdote. A partir dos sete anos os meninos acompanhavam o pai na vida civil, e as meninas ficavam em casa colaborando com as mães nos serviços domésticos, de acordo com estoicismo o homem para atingir virtude, a sabedoria e a fidelidade deveria viver em harmonia com a natureza, com os cosmos. Deveria viver moderadamente, sem temer os homens, os deuses, a morte, o destino, deveria viver sem temer a nada.

  1. Descreva sobre a importância do teatro para a educação grega, abordando a contribuição da comédia e da tragédia.

R: O teatro foi muito importante para a educação grega e continua sendo até nos dias de hoje, servindo de escola.

Com a tragédia a criança desperta sentimentos, emoções, através das simulações feita pelos autores, na comedia por ser feita de historias engraçadas as seráficas aprendem sorrindo.

A tragédia contava a historia de deuses heróis e a comedia falava de h9omens comuns e com isso as crianças aprendiam.

  1. Quais são os princípios pedagógicos apregoados por Aristóteles? Tais princípios são válidos para a sociedade atual? Justifique.

R: Para Aristóteles desenvolver um conceito de educação partindo por influencias inclusive do seu pai, segundo ele o homem se educa na medida em se copia a forma de vida dos adultos, possibilitando o educando em sábio e com a educação ele aprende a se desenvolver, Aristóteles argumentava que tudo tem que atingir a sua forma perfeita.

      Segundo Aristóteles o homem é capaz de alcançar a virtude e com isso contribui para os atos políticos da cidade, o homem tem direito de ser ou não feliz.

       No meu ponto de vista os princípios são validos, porque todo ser humano é capaz de progredir, só basta apenas querer, insistir e nunca desistir dos seus objetivos.

  1. Quem era o pedagogo na educação grega e qual o seu papel no processo formativo?

R: Até os sete anos de idade as crianças eram educadas pela própria família, á partir dos setes anos cabia ao pedagogo que era o escravo a conduzir as crianças e os adolescentes ate a escola, para que as mesmas pudessem receber instruções de seus preceptores, ele tinha a tarefa de levar as crianças ate o local do conhecimento, ou seja, o escravo só era um mero ‘condutor de crianças’.

  1. Explique a contribuição do cristianismo para a educação romana.

R: O Cristianismo mudou a historia da humanidade, ensinava ao homem conceitos de valores, caridoso, humilde, cooperativo, solidário, com amor no seu coração. Surgiu então uma nova proposta de sociedade, cujos alicerces deveriam centra-se nos valores do Evangelho, tento uma nova concepção de família, com laços de amor e fraternidade, respeito mútuo.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NA MEDIEVALIDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Como a Igreja angariou tanto poder político, econômico e cultural, na Idade Média? Responda, abordando os acontecimentos que deram origem a esse período histórico e que contribuíram para o fortalecimento da Igreja.

R: Na transição da idade antiga para a idade média houve o enfraquecimento do imeprio romano, na igreja era o único lugar que as pessoas encontravam ajuda, com isso a igreja ganhou o poder político e econômico, muitos filhos de rico iam para a igreja para ter uma educação pensando nas dioceses mais ricas, ou seja, iam em busca de poder, e com isso a igreja foi ganhando mais seguidores cada dia mais.

  1. Argumente sobre o papel desempenhando pela Igreja na educação medieval, apontando aspectos positivos e negativos.

R: O papel que a igreja desempenhou foi crucial para a mudança que se restabeleceu entre a cultura do mundo GREGO – ROMANO,  e a nova cultura cristã, a igreja naquela época tornou-se a maior instituição.

Aspectos Positivos: Os monges franciscanos deixavam a vida para se dedicar aos pobres, cantos gregorianos transmitiam conhecimento através da música.

Aspectos negativos: as guerras, as invasões bárbaras, as crises da agricultura, a economia restrita aos feudos, as desigualdades sociais, pobreza, miséria e doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (280.5 Kb)   docx (101.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com