TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Forças de Porter

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  1.274 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

PROF. AUGUSTO

Nome

R.A

Cristiane da Silva

1299517143

Débora Evelyn Maciel da Silva

6821474492

Natasha Alves

7422679299

Talita Tamires da Costa

6819438194

Santo André, 18 de maio de 2016.

As Cinco Forças de Michael Porter

As Cinco Forças de Porter basea-se em uma análise da competição entre as empresas, além de serem fatores que uma organização deve estudar para desenvolver um estratégia empresarial eficiente, assim também possibilitando deixar claro os pontos positivos e negativos dentro de uma empresa.

Vejamos abaixo as 5 forças que devem ser consideradas:

[pic 2]

  • Rivalidade entre Concorrentes: Um mercado ou um segmento de mercado com rivalidade entre os concorrentes acaba se tornando algo não atrativo para algumas empresas, pois com a disputa de preços, promoção de venda e propaganda acaba diminuindo a lucratividade. Por outro lado, essa é um dos pontos mais importantes na analise de Porter, pois deve-se saber e considerar os pontos fortes das organizações que vendem um produto ou participam do mesmo segmento, os fatores há serem analisados são o número de concorrentes, a diversidade e a publicidade que utilizam.
  • Ameaça de Novos Entrantes: Esse fator indicado por Porter sugere nos condições no mercado, já que a ameaça de um novo concorrente depende da existencia de barreiras de entrada, essas barreiras atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em um determinado setor. As principais barreiras são:

- Economia de Escala: A economia de escala organiza o processo produtivo onde alcança a máxima utilização dos recursos produtivos, visando baixo custos de produção e acrescentando bens e serviços. Sendo assim, está relacionada a produção de concorrência que reduz os custos e o valor do produto, assim adiquiri competitividade com uma empresa iniciante no mercado.

- Capital Necessário: O capital de giro é limitado as empresas iniciantes no mercado comparado a uma empresa já estabelecida no mercado.

- Canais de Distribuição: Os canais não podem ser limitados para uma empresa iniciante no mercado, pois há menores chances de ganhar espaço dentro dele. A estrutura de distribuição deve ser adotada de forma racional, pois os custos devem ser compativeis com a necessidade de cobrir o mercado e ao mesmo tempo ter retorno sobre o investimento realizado.

  • Poder de Barganha dos Clientes: Tem a ver com o poder de decisão dos compradores, quanto ao preço e a qualidade do produto. Eles podem forçar o custo do produto para baixo ou mesmo demandar a qualidade do produto do que o atual. Porter citou este item como poder de decisão do cliente.
  • Poder de Barganha dos Fornecedores: É semelhante a barganha de clientes, porém, com foco de insumos e serviços para empresa, os fornecedores barganham sobre os participam que ameaçam aumentar os preços ou mesmo diminuir a qualidade do produto.
  • Ameaça de Produtos Substitutos: Um produto substituto é um produto que pode servir para satisfazer a mesma necessidade do consumidor. Geralmente eles surgem em mercado pequeno, porém se estabilizam com o passar do tempo.

A importancia das cinco forças de Porter

O principal objetivo é analisar o ambiente competitivo onde a empresa está localizada e determinar a melhor posição do negócio diante dos concorrrentes. Estas forças possibilitam analisar o grau de um determinado setor da economia, assim identificando os fatores que afetam a competitidade, assim podendo ter uma visão ampla da empresa sobre a concorrencia e o mercado. Porter cita estas formças com microambiente da organização, em contraste com o termo mais comum macroambiente. Para ele é fundamental utilizar este modelo, pois poderá atende seus clientes melhor, otimizará suas estratégias e aumentará seus lucros. Ele também enfatiza que a estratégia competitiva de uma organização surgem a partir do momento em que a abragência das regras das concorrências definem a atratividade de um mercado.

Balance Scordcard

Introdução

Novas formas de gerenciamento são buscadas pelas empresas para enfrentar o atual ambiente globalizado de alta competitividade e acirrada concorrência, este trabalho apresenta o BSC - Balanced Scorecard, uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard é um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio. 

O Balanced Scorecard não é uma ferramenta destinada a contadores, pois muitos tem essa ideia, que está ligada a contabilidade da organização, o BSC deve ser utilizado pelos executivos que precisam tomar uma série de decisões: a respeito de suas operações, de seus processos de produção, de seus objetivos, produtos e clientes, ou seja, visando o atingimento do Planejamento Estratégico da organização. 

Balance Scordcard

O que é?

No ambiente atual a excelência empresarial é exigida continuamente, o grande desafio do administrador é manter um sistema de informação gerencial que forneça informações corretas e oportunas para tomar decisões acertadas. Neste contexto o BSC é visto como uma ferramenta organizacional que pode ser utilizada para gerenciar importantes funcionando como uma ferramenta equivalente a um sistema ERP, que tem a mesma função, embora seja mais complexo e caro. O BSC equilibra as dimensões financeiras e não financeiras de uma empresa permitindo ao administrador monitorar a organização com o balanceamento da visão financeira, operacional e com a visão de longo prazo proporcionando aos gerentes um instrumento que necessitam para ter êxito competitivo futuro. Antigamente o sucesso das empresas era determinado pela maneira como se aproveitavam dos benefícios da sua contabilidade. Durante esse período, sistemas de controle financeiro foram desenvolvidos com o intuito de facilitar e monitorar alocação eficiente de capital financeiro e físico. Nas últimas décadas tornou-se obsoleta muita das premissas fundamentais da administração de uma empresa. 
Segundo Reis (2001), as empresas não conseguem mais obter vantagens competitivas sustentáveis apenas com a rápida alocação de novas tecnologias a ativos físicos e com a excelência da gestão eficaz dos ativos e passivos financeiros. Kaplan & Norton (1997) ressaltam que as empresas da Era da Informação estão baseadas em um novo conjunto de premissas operacionais: processos interfuncionais; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores do conhecimento. 
O BSC surgiu da iniciativa de Kaplan e Norton, que criaram um novo modelo de medição de desempenho, já que, na opinião dos autores, os modelos de avaliação de desempenho, até então existentes, baseavam-se muito em indicadores contábeis e financeiros. O que podemos observar hoje é que o processo de gestão em relatórios financeiros se mostra inadequado, pois está interligado à um modelo contábil desenvolvido há séculos para um ambiente de transações isoladas entre entidades independentes. 
Reis (2001) diz que uma das formas de adequar este modelo da contabilidade financeira é ampliá-lo de modo que incorpore a avaliação dos ativos intangíveis e intelectuais de uma empresa, como produtos e serviços de alta qualidade, funcionários motivados e habilitados, processos internos eficientes e consistentes e clientes satisfeitos e fiéis. Levar em consideração os ativos intangíveis no momento de avaliar a performance das empresas é imprescindível, uma vez que eles têm maior importância para as empresa da era da informação do que os ativos físicos e tangíveis. 
Nesse novo contexto empresarial é comum a elaboração de um planejamento estratégico, o grande desafio hoje para o administrador é gerir informações corretas e adequadas para que sejam tomadas as decisões mais apropriadas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (442.4 Kb)   docx (240.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com