TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO OPERACIONAL

Por:   •  26/11/2020  •  Resenha  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO CENTRO DE

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS DEPARTAMENTO

DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO OPERACIONAL I

DOCENTE: LILIAN CABRAL CAPORTILANO

DISCENTE: PABLO CRISTIAN DUARTE DE SOUSA

Resumo -  do Capítulo 2 do livro:

“A máquina que mudou o mundo” – James P. Womack

O capítulo 2 do livro “A máquina que mudou o mundo”, inicia falando sobre um membro do parlamento inglês, que queria comprar uma carro, ao passo que na época não havia concessionárias ou revendas, então ele dirigiu a uma renomada fábrica conhecida como P&L. Ao chegar na fábrica ele se deparou com um sistema de produção artesanal. A fábrica era composta por artesãos habilidosos, que montavam poucos carros.

        Podemos destacar, que a produção artesanal possuía algumas características especificas: Força de trabalho altamente qualificada, ou seja os artesãos compreendiam todo o processo de montagem do carro inteiro e não só uma parte, podendo assim até abrir oficinas. Outro ponto é que as organizações eram extremamente descentralizadas, usavam máquinas de uso geral seja para cortes, perfurações e outras operações. Não conseguiam fazer carros em escala, tinham um baixo volume de produção. Dado as especificações pedidas por cada cliente e por ser tudo artesanal não conseguia manter o padrão e dimensões.

        Dessa maneira, não teria como existir monopólio sobre os recursos e características dos automóveis, pois todos produziam veículos de modo parecido. O que importava era a habilidade artesanal e as companhias dispensavam total atenção ao consumidor individual. As desvantagens desse tipo de produção artesanal, não é difícil identificar, de cara temos os custos elevados, só com isso já excluía boa parte que não podiam pagar em produtos exclusivos. Além disso todos os carros eram protótipos, a consistência e a confiabilidade eram ilusórias, ou seja, eram incapazes de garantir a segurança e qualidade dos carros.

        Um ponto importante, era que as pequenas oficinas independentes, não tinha capacidade de desenvolver novas tecnologias e eram nelas as maiores demandas por carros. E foi depois que a indústria já encaminhava para um padrão, onde tínhamos motor frontal, quatro rodas e combustão interna. Que ficou aberta ao surgimento de uma nova concepção de produção. Assim Henry Ford, conseguiu descobrir a maneira de superar os problemas da produção artesanal, nessa nova concepção de produção iria reduzir os custos e aumentar a qualidade do produto. E ele chamou seu sistema de “Produção em Massa”

        Os primeiros passos de Ford em 1903, era introduzir as plataformas de montagem sobre os quais o carro seria construído por inteiro, normalmente por um só ajustador. E levar as peças para cada estação de trabalho, fazendo com que o montador não precisasse sair e ficassem o dia todo no mesmo lugar. Já em 1908, tendo ele conseguido a perfeita intercambialidade das peças, decidiu que o montador faria apenas uma única função, ou seja, executaria sua tarefa naquele carro e iria para o seguinte.

Por volta de 1913, ele conseguiu diminuir o tempo médio do ciclo de tarefa dos montadores, reduzindo de 514 para 2,3 minutos. E essa redução resultou em aumento na produtividade. Ainda no mesmo ano ele implementou a linha de montagem de fluxo contínuo, onde ele resolveu o problema de o montador ter que se deslocar para outra plataforma de montagem, agora os montadores ficavam parados e os carros vinham até eles. Essa mudança provocou uma grande redução no esforço humano e assim conseguia mais produção e menor custo por veículo. Essas vantagens tornaram a Ford, a líder da indústria automobilística, praticamente eliminando a produção artesanal.

Temos as características da produção em massa, uma delas é a força do trabalho. Ford não se limitou apenas a aperfeiçoar as peças intercambiáveis, mas assim também os montadores, logo ele tinha um número grande de montadores disponíveis. A resposta para conseguir organizar muitos operários, era a divisão do trabalho. Cada montador tinha apenas uma tarefa e com isso surgiu a necessidade de alguém para organizar todos esses processos, como iriam juntar todas as peças e finalizar no produto final, foi aí que surgiu a necessidade de uma nova profissão a do engenheiro de produção, que atestaria a qualidade do produto final.

Com a especialização do trabalho, o montador precisava de poucos minutos para ser treinado, logo os supervisores conseguiam controlar a velocidade dos processos e identificar possíveis erros durante a produção. Os trabalhadores indiretos tornarem-se mais proeminentes nas fábricas, na medida em que a automação no correr dos anos gradualmente reduziu a necessidade dos montadores. Logo os novos profissionais do conhecimento, substituíram os antigos donos de oficinas e os supervisores dos tempos da produção artesanal. Nesse novo sistema os operários não tinham carreira pela frente, poderiam chegar a no máximo, a supervisor. Já para os novos engenheiros havia uma carreira pela frente.

Outra característica da produção em massa é a Organização. Cada vez mais Ford, se aproximava da completa integração vertical, produzir todo o automóvel desde as matérias primas básicas. Com isso, tornaria o fato de precisar das peças com tolerância menor e os prazos de entrega mais rígidos. As consequências de atingir a total integração vertical, findou numa burocratização, gerando problemas nos transportes e barreiras comerciais, devida as políticas governamentais da época. Assim começaram a montar em cidades remotas. O fato de atingir outras localidades é que o produto não agradava a todo mundo, dado as regiões diferentes. Findou necessitando fabricar produtos especiais por região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com