TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.674 Palavras (19 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Ciências Contábeis

Vinícius Soares Silva

ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO

Montes Claros – MG

Abril/2019

Vinícius Soares Silva

ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros, como requisito de avaliação parcial da Disciplina de Finanças Empresariais, ministrada pela Prof. Me. Lucinéia Lopes Bahia Ribeiro.

Montes Claros – MG

Abril/2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 Capital de Giro        6

2.2 Capital de Giro Líquido        7

2.3 Capital de Giro Próprio        8

2.4 Fontes de Capital de Giro        8

2.5 Investimento Em Capital de Giro        9

2.6 Financiamento do Capital de Giro        10

2.7 Análise de Prazos Médios        11

2.8 Influência Sobre outros Índices Financeiros        13

2.9 Ciclos Operacional, Econômico e Financeiro        13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        19


1 INTRODUÇÃO 

 

A literatura aponta, que em virtude da globalização e do aperfeiçoamento tecnológico, a competitividade no mundo coorporativo tem se tornado cada vez mais acirrada. Desta forma, as organizações devem buscar alternativas com o fim de suprir as necessidades para sua sobrevivência nesse cenário. 

Neste cerne, no artigo “A Contabilidade e a Gestão Baseada no Valor”, Assaf (1999) esclarece que a Contabilidade pode proporcionar mecanismos e ferramentas para atender as expectativas e exigibilidades do mercado globalizado, com intuito de fomentar informações econômicas e financeiras para seus usuários, influenciando na alocação dos recursos e com esforços voltados à criação de riquezas aos acionistas. 

Não obstante, após a abertura do mercado, o Brasil vivencia a inserção de novas tecnologias e processos modernos de gestão, inseridos pelo ingresso de empresas estrangeiras no país, trazendo às organizações e ao mercado brasileiro a obrigação de aprimorar seus produtos e processos, com vistas a competir no mercado. Tais modificações e exigências refletem também na área contábil, onde o profissional deve sempre estar atento às mudanças e atualizações advindas de tais exigências, conforme elucidado por Assaf (1999) em seu artigo A Contabilidade e a Gestão Baseada no Valor. 

A contabilidade ocupa uma posição de grande relevância para todos os países avalizarem um sistema financeiro e econômico em consonância com os ditames atuais do mercado. Para tanto, seu enfoque deve ser direcionado a todos os usuários e não somente ao contador, de maneira que possam se utilizar das informações de forma eficiente. 

A Administração Financeira configura uma área que abrange tanto o campo conceitual como a aplicabilidade, com o fim de tornar a gestão empresarial mais eficaz, otimizando a captação e a destinação de recursos. 

Neste âmbito,a contabilidade passa a ocupar uma posição estratégica nas empresas, prestando informações para a tomada de decisão eficiente, de maneira a avaliar cenários e perspectivas, além de tornar investimentos econômicos viáveis. Com o intuito de que a empresa possa atuar conforme acima e de modo mais assertivo, é necessário que a contabilidade tenha uma relação íntima com a gestão financeira, uma vez que tal atuação associada configura um importante diferencial competitivo. Assim, a empresa é capaz de realizar uma análise de sua ambiência, explorando suas oportunidades e mitigando as ameaças existentes, possibilitando assim, a maximização da riqueza das organizações e como resultado melhorar a rentabilidades dos acionistas. 

Vale ressaltar, de acordo com o elucidado por Assaf Neto (1999, p. 01), que diante do cenário atual, as organizações contemporâneas procuram a aquisição de rendimentos adicionais ao custo do capital investido, trazendo assim, o conceito de que tais entidades não podem se apoiar somente em indicadores de lucro e rentabilidade, torna-se relevante, desta forma, utilizar-se de informações que mensurem a criação de riquezas. 

Com o fim de atingir os objetivos acima expostos, faz-se necessário que o profissional contábil possua domínio da administração do capital de giro e o entendimento do planejamento a curto prazo.Assim como é corroborado por Gitman (2010) os principais componentes da estrutura financeira de uma empresa estão o nível de investimento do ativo circulante e do financiamento com o passivo circulante.         É apontado também que o objetivo da administração financeira de curto prazo consiste em gerenciar os elementos do ativo circulante e do passivo circulante em prol do equilíbrio entre rentabilidade e risco de forma a contribuir para o valor da empresa.

Neste contexto, admitindo-se que os conhecimentos acercada administração do capital de giro se faz importante para o administrador financeiro, o presente estudo possui como objetivo introduzir as noções fundamentais de capital de giro, análise de prazos médios e os ciclos financeiro, econômico e operacional. O estudo justifica-se por apresentar as premissas inerentes à administração financeira.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Capital de Giro

O conceito de capital de giro apresenta diferentes interpretações que são aplicadas segundo os critérios e a natureza do estudo desenvolvido. Mas apesar da definição adotada, capital de giro, identifica os recursos que giram várias vezes em determinado período. Ou seja, corresponde a uma parcela e capital aplicada pela empresa em seu ciclo operacional, caracteristicamente de curto prazo a qual assume diversas formas ao longo de seu processo produtivo e de venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (273.1 Kb)   docx (426.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com