TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

Grupo 1 → Conceitos principais e análise da situação problema 1

As características do fluxo de caixa do capital de terceiros são: encargos são contratuais e obrigatórios, a prioridade legal é maior, despesas são dedutíveis do I.R., os prazos devem ser cumpridos conforme as determinações e, por fim, os acionistas possuem papel passivo. Embora as despesas possam ser dedutíveis do I.R., em situações econômicas adversas esse tipo de recurso pode comprometer o crescimento da empresa.

O capital próprio está ligado ao património líquido da empresa, onde a sua origem é obtida através da própria atividade econômica, ou seja, são os recursos que provém dos proprietários (sócios ou acionistas). Sendo assim o empresário possui um controle total, porém se mantém limitado ao valor de seu capital. Como todos buscam a maximização dos resultados, os sócios investidores também são parceiros da empresa.

Os seguintes conceitos serviram de base para os cálculos necessários para a análise dos cenários potenciais apresentados na situação problema.

O CAPM (Capital Asset Pricing Model) determina que o custo do capital próprio é o retorno requerido pelos investidores como recompensa pelo risco de investir seu capital na empresa, ou seja, demonstra a relação entre o rendimento da ação e o seu risco, vale lembrar que tratando-se de custo para a empresa, a mesma busca por uma oportunidade que represente o menor custo possível. Não fora preciso calcular o mesmo, visto que a situação problema fornece os dados, então verificamos que, no cenário 1 o custo é de 21% e no cenário 2 é de 23%. Entretanto, a fórmula a ser utilizada para o cálculo é:

[pic 1]

        O Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), também conhecido como WACC, é definido na administração financeira como o custo médio futuro esperado das aplicações de capital em uma empresa. Sua fórmula se compreende por:

[pic 2]

A partir dessa fórmula, o grupo notou que, no cenário atual, a empresa apresenta um CMPC de 17,43%. Visto que a produtora de celulose está analisando duas possibilidades de captação de recursos de terceiros, foram calculados também os percentuais de CMPC dos dois possíveis cenários, sendo o CMPC do cenário 1 igual à 17,39% e o do cenário 2 igual à 17,50%. Conclui-se que o CMPC do cenário 1 é melhor, levando em consideração que entre os cenários ele tem o menor valor.

        O cálculo do CMPC é a base para que seja calculada a Estrutura Ótima de Capital da empresa, outro conceito abordado. Podemos dizer que a estrutura ótima de capital leva em consideração o relacionamento financeiro básico. Assim, o valor de uma empresa pode ser maximizado quando seu custo de capital é minimizado, ou seja, quanto menor for o CMPC da empresa, maior será o valor da mesma. Para o cálculo da EOC, usamos da fórmula:

[pic 3]

No cenário 1, o valor da empresa é de R$ 1.901.955,15 e, no cenário 2 o valor é de R$ 1.968.000,00. Neste caso o valor da empresa no cenário 2 é maior, já que seu lucro operacional é maior, mesmo apresentando uma porcentagem de CMPC mais elevada em comparação ao do cenário 1.

        Por último, foram pesquisados os tipos de alavancagem e como calcular o grau de cada um. A primeira é a alavancagem financeira, esta refere-se à habilidade da empresa em usar encargos financeiros fixos, visando maximizar os efeitos de variações no lucro antes dos juros e impostos (LAJIR) sobre os lucros por ação da empresa (LPA). Para o cálculo do grau de alavancagem financeira, usa-se a fórmula:

[pic 4] 

        A partir dos cálculos, constatamos que tanto no cenário 1, cujo o GAF é igual à 0,37, quanto no cenário 2, com resultado igual à 0,47, não há alavancagem financeira, visto que a mesma somente ocorre quando o GAF tem resultado maior que 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (586 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com