TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Por:   •  1/3/2020  •  Ensaio  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ARTHUR DE SÁ ERP NETO – FASE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

ROSS, S. A., WESTERFIELD, R. W. e JORDAN, B. D. Princípios de Administração Financeira 2ª ed. Atlas, 2000 e ROSS, S. A., WESTERFIELD, R. W., JORDAN, B. D e LAMB, R. Fundamentos de Administração Financeira 9ª Ed. Bookman, 2013.

TEMA I _ Introdução a Administração Financeira

Por que esse tema é importante:

Em sua vida profissional, mesmo sendo você profissional de outra área:

Contabilidade, é a área mais aderente, em decorrência torna necessário aos profissionais dessa área, conhecer as relações entre as funções da contabilidade e  os processos e responsabilidades da área financeira de uma empresa; como as demonstrações financeiras produzidas pela contabilidade são utilizadas nos processos da área financeira; o que é estrutura de capital e como a modalidade de empresa escolhida com seus efeitos fiscais inerentes impactam nas fontes de financiamento; como a opção de registro monetário dos estoques influencia na administração do capital de giro da empresa; como a estrutura do plano de contas, a classificação e lançamentos contábeis dos eventos podem facilitar ou gerar dificuldade para o controle das decisões de orçamento de capital; o que são custos de agency e por que a empresa precisa arcar com eles.

Sistemas de Informação, para entender a organização da empresa; por que o pessoal da área financeira precisa de dados históricos e projeções; quais são os dados utilizados para avaliar a performance e projetar os resultados financeiros da empresa.

Marketing, para saber como as atividades de responsabilidade da área de marketing serão afetadas pelas decisões da área financeira da empresa, tais como as políticas de crédito da empresa, como são preparados os projetos de orçamento de capital e quais são os critérios adotados para aprovação ou rejeição dos projetos da área de marketing, as fontes de financiamento que a empresa utiliza na estrutura de capital.

Operações, para entender as responsabilidades e processos da área financeira, a preocupação e as decisões de administração do capital de giro adotadas pela empresa, por que a maximização do lucro não é a principal meta da empresa, as fontes de financiamento que a empresa utiliza na estrutura de capital, como devem ser pautadas as relações com os stakeholders do fluxo de caixa da empresa.

Recursos humanos, para compreender como as decisões da área em que atua impactam na criação ou destruição de riqueza para os investidores, entender como as políticas de treinamento, benefícios e remunerações podem ser consideradas investimentos com impactos no aumento do valor de mercado da empresa, como e se políticas de remuneração diferenciadas para altos executivos impactam ou não no aumento do valor de mercado da empresa.  

Em sua vida pessoal

Muitos dos princípios da administração financeira são aplicáveis à sua vida pessoal: nas decisões que envolvem transações de compra e venda, na obtenção de empréstimos, ao poupar ou investir para atingir objetivos financeiros futuros. Atividades que exigem interação com as instituições do mercado financeiro. Como suas decisões impactam no seu fluxo de caixa. Compreender como os fundamentos da administração financeira estão presentes na sua vida e como pode ajudá-lo a gerenciar e planejar melhor as suas finanças pessoais, direcionadas a criação de valor e aumento da riqueza pessoal e familiar.  

(OA1) Apresentar aos alunos o que é Finanças Corporativas, tipos básicos de decisões da administração financeira, o papel do administrador financeiro e o objetivo da administração financeira.

(OA2) Descrever as implicações financeiras dos diferentes tipos de organizações de empresas.

(OA3) Possibilitar a compreensão dos impactos dos conflitos de interesses entre os administradores e os proprietários.

(OA4) Compreender as instituições, os mercados financeiros, e o papel que representam na administração financeira.


Questões conceituais (Ross)

1.1a O que é decisão de orçamento de capital?

1.1b Qual é o nome da combinação entre passivo de longo prazo e patrimônio líquido escolhida por uma empresa?

1.1c Em que categoria de administração financeira se enquadra a administração de caixa?

1.2a Quais são as três principais formas de organização de negócios?

2. O que é uma Eireli?

1.2b Quais são as principais vantagens e desvantagens das empresas individuais e de uma sociedade?

1.2c Qual é a diferença entre companhia aberta e sociedade limitada?

1.2d Por que a forma da sociedade por ações, de capital aberto, é superior em termos de captação de recursos financeiros?

1.3a Qual é o objetivo da administração financeira?

1.3b Quais são algumas das desvantagens do objetivo de maximizar os lucros?

10. Suponhamos que você seja o administrador financeiro de uma empresa sem fins econômicos (um hospital beneficente, por exemplo). Que objetivo você acha que seria apropriado?

12. O objetivo de maximizar o valor das ações pode entrar em conflito com outros objetivos? Nesse caso, como evitar o comportamento anti-ético ou ilegal? A segurança dos clientes e dos funcionários, o meio ambiente e o bem geral da sociedade podem ser desconsiderados para atender o objetivo? Contextualize em um ambiente empresarial específico para ilustrar a sua resposta.

1.3c Você consegue fornecer uma definição de finanças corporativas?

5. Em uma grande empresa, quais são os dois grupos distintos que são subordinados ao diretor financeiro?

1.4a O que é um relacionamento de agência e como eles surgem?

1.4b O que são custos de agência?

1.4c Que incentivos os administradores de corporações grandes recebem para maximizar o valor das ações?

8. Uma IPO é uma transação do mercado primário ou mercado secundário?

1.5a O que é um mercado de balcão? Em que diferem os mercados de balcão e os mercados de bolsa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com