TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALEGRIA DE ENSINAR

Por:   •  11/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 3 ed. São Paulo: ARS Poética, 1994.

A alegria de ensinar

O autor Rubem Alves, natural de Minas Gerais, formou-se em teologia e psicanálise, doutorado em filosofia O livro vem á abordar diferentes aspectos do conhecimento dispersos em quatorze capítulos, em que o autor se expressa apaixonantemente.

No capítulo “Ensinar a Alegria” o autor relata sobre a alegria de ser professor, fazendo comparações as dores de um parto, sobre o quão maravilhoso era ensinar.

Já no capítulo “Escola e sofrimento” é discutido sobre o fim da tortura com palmatórias e retrata uma nova forma denominada como tortura pelo autor, quantidade vasta de informações que educadores abordam com crianças e jovens que não fazem relação com suas realidades.

Neste capítulo “Lei de Charlie Brown” Rubem retrata a visão de crianças e jovens sobre a escola, ao terem que tirar notas boas para alcançar objetivos futuramente, mostrando seu repudio á escola ao fazer alunos perderem suas essências.

Em “Boca de Forno” o autor relata sobre como a educação pode limitar a capacidade de jovens e crianças a pensarem diferente depois do que lhes és ensinado.

No capítulo “O sapo” o autor através de metáforas usando uma estória sobre um príncipe que virou sapo, nos mostra a importância de esquecer para aprender, pois a sabedoria mora no esquecimento.

Neste capítulo “Sobre Vacas e moedores” o autor faz analogias entre vacas e crianças por serem inúteis para a sociedade antes das transformações pelas quais são submetidas para gerarem lucros.

No capítulo “Eu, Leonardo...” o autor se inspira em Leonardo Da Vinci, conhecido pela liberdade de pensamento e a IBM, por sua excelência tecnológica. Rubem busca mostrar que o mundo não começa na máquina, mas na inteligência.

Em “Lagartas e Borboletas” o autor retoma tudo que abordado até então, trazendo o poder da palavra nas transformações. Utilizando a partir desse momento a técnica que utiliza a palavra para transformar corpos.

No capítulo “Bolinhas de Gude” aprender com a idade é o foco central das ideias do autor, esquecer o que foi aprendido e aprender de novo.

“Um corpo com asas” é retratado a transformação quando estamos em contato com a palavra, usando a metáfora da lagarta para borboleta para dar sequência a crônica.

No capítulo “Tudo que é pesado flutua no ar” o autor busca retratar os pensamentos, quando descreve um avô observando sua neta pronunciar suas primeiras palavras, que a neta não só pronuncia como também brinca com as palavras e ao aprender a brincar com coisas que não existem, aprende a pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com