TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade PI - A Alegria de Ensinar

Por:   •  24/10/2016  •  Resenha  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES OPET

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PI – A Alegria de Ensinar / Parte 2

ALUNAS:

 LÍDIA FUJIKAWA – MATRÍCULA 1601400309

MARINES DOS SANTOS SILVEIRA – MATRÍCULA 1601400294

 

TURMA: PED152A

Atividade PI - A Alegria de Ensinar

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão do 2º período do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

        

Sumario

1. INTRODUÇÃO        

        1.1 TEMA        

        1.2 OBJETIVOS GERAL        

2. JUSTIFICATIVA        

3. DESENVOLVIMENTO        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A Alegria de Ensinar retrata a relação entre o ato de educar e a felicidade. O autor traz à tona a reflexão ao ato de educar. Mas não o simples educar, mas o educar com prazer, com sedução, com felicidade. Para a formação de seres pensantes e não meros repetidores. O livro A alegria de ensinar, tem em seu texto uma forma desconexa que não se relacionam sequencialmente, porém se completam, o livro mostra o a visão particular do autor sobre o ofício de “ensinar”, onde trata o tema de uma maneira apaixonada expressando-se de uma forma muito transparente. O autor utiliza poemas, cita alguns livros e menciona alguns filósofos, compartilha da opinião de alguns pensadores em educação, o que torna sua obra mais completa.


  1. TEMA

A Alegria de Ensinar

  1.  OBJETIVOS GERAL

                Perceber a importância do comprometimento ao ensinar e aprender, considerando as relações escola e indivíduo e professor e aluno no atual contexto educacional. Cabe ao professor com a magia de suas palavras, viabilizar metamorfoses promovendo a realização das potencialidades dos  alunos;  Nas metáforas: extrair vida da morte, príncipes de sapos, artistas de operários, borboletas de lagartas, observando que o contrário de cada um desses "feitiços" também é possível . “A educação é o processo pelo qual a Palavra desperta os mundos adormecidos”, mundo dos sonhos que é onde mora a criança.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Estabelecer um paralelo com a História da Educação Infantil e a legislação vigente;
  2. Citar as dificuldades a serem superadas pelos profissionais da educação e a função social da escola;
  3. Citar a importância da psicologia quanto aos valores na escola.

2. JUSTIFICATIVA

Em sua obra A alegria de ensinar, Rubem Alves enfatiza a importância de ensinar com prazer, mesmo com percalços e dificuldades. O autor ressalta que a escola deveria ser um espaço onde os estudantes aprendessem Felicidade, assim como Matemática, História, Literatura, Ciências entre outras, deveria ser um espaço de referência à alegria de estudar, compreender e aprender. Mas os espaços escolares têm o compromisso de ensinar Felicidade? Talvez os resquícios dos séculos passados ainda estejam fortemente incutidos nos espaços escolares, onde reinava o assistencialismo. Este trabalho justifica-se para compreendermos quais percalços os educadores têm enfrentado na atualidade, os avanços que foram adquiridos e os desafios que vêm pela frente.


  1. DESENVOLVIMENTO

Rubens Alves nos mostra que é o professor que deve levar a alegria ao aluno, mesmo diante das mais variadas situações, que o ensinar deve ser feito com alegria e amor, mostrando ao aluno o quanto é divertido a construção do conhecimento, a descoberta, dando-lhes segurança para que essa busca seja agradável e positiva. O autor nos mostra que o lúdico é o principal caminho do conhecimento, pois não nos deixa esquecer o que somos. Ressalta também que, a escola deveria ser um espaço onde os estudantes aprendessem Felicidade, assim como Matemática, História, Literatura, Ciências entre outras. Deveria ser um espaço de referência à alegria de estudar, compreender e aprender. O professor estando cheio de conteúdo, na forma de conhecimento, sente o verdadeiro prazer de ensinar, transferindo seu conhecimento a seus alunos, que adquire o prazer de aprender, como se fosse um “copo cheio” estando cheio de conteúdo transborda e esvazia ao passar seus conhecimentos.

Os espaços escolares têm o compromisso de ensinar Felicidade? Talvez, os resquícios dos séculos passados ainda estejam fortemente presente nos espaços escolares, onde reinava o assistencialismo. No entanto, não podemos negar os avanços: criação da (LDB) regulamentando os processos educacionais; ECA contribuindo para uma nova forma de olhar a criança; as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) com fundamentos norteadores da proposta pedagógica; Lei 11.114 tornando obrigatório o início do Ensino Fundamental aos 06 anos de idade; ampliação do Ensino Fundamental com a Lei 11.274; Lei 12.796 com a obrigatoriedade de matricular crianças a partir dos 04 anos na Educação Básica etc. Sabe-se que, ainda estamos distantes de um modelo ideal cujo objetivo não seja apenas passar informação, mas o fazer aprender para vida, para autonomia de forma atrativa, prazerosa, considerando diferenças individuais, sociais, econômicas, étnicas, religiosas como preconiza o Referencial Curricular Nacional. Um homem educado, conforme Sacristán (2001) seria mais racional, menos agressivo e teria mais qualidade de vida. Quando se defende a escola, defende-se uma sociedade mais justa, mais equilibrada, em que predomine a compreensão entre as pessoas. Educação é um processo de desenvolvimento de aptidões, atitudes e outras formas de conduta exigidas pela sociedade que visa à formação integral de uma pessoa para o atendimento às necessidades e às aspirações de natureza pessoal e social. (Fename, 2007). Portanto, são urgentes que as políticas públicas que visem capacitar docentes apliquem à fiscalização dos recursos destinados à educação como meio de garantir continuidade aos avanços já adquiridos e reivindicar àquelas ainda não conquistadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com