TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DE ESTUDO DOMICILIAR

Por:   •  4/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

DIRETRIZES DE ESTUDO PARA AS DISCIPLINAS DOS 2º/3º SEMESTRES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Atividade para o Período de 23 a 29 de março de 2020.

DISCI PLINA

ATIVIDADE DE ESTUDO DOMICILIAR

Homem e Socieda de

Conteúdos disponibilizados no ambiente online.

Orienta ção e Prática de projetos na Infância

Atividade 1: Elabore uma síntese do texto: BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos: qual currículo para bebês e crianças bem pequenas? In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Salto para o Futuro. Educação de Crianças em Creche. Brasília: MEC/SED, 2009.

Disponível em:

http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/Educa%C3%A7%C3%A3o %20de%20crian%C3%A7as%20em%20creche%20%20Salto%20para%20o%20futuro.PDF

Atividade 2: Leitura atenta do texto: OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos de. Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos. In: OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (p.195-203). Segue em documento anexo

O texto discute sobre a organização do espaço das creches e pré-escolas, e como estes espaços devem tornar-se espaços de aprendizagem. Ele é uma sequência do texto que vimos na última aula presencial.

Após leitura do texto o aluno deverá fazer uma resenha crítica de uma a duas páginas sobre o texto lido.

OBS.: caso tenha dificuldade em conseguir o texto (atividade 2), contate seu professor que poderá auxiliá-lo.

Enviar os textos/atividades para o e-mail de seu professor até o dia seguinte correspondente a cada disciplina respeitando o limite de 05/04/2020.

Didática e Metodol ogia Ensino Médio: Normal,

Atividade 1: COSTA, Maria Adélia; COUTINHO, Henrique Lacerda. Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio: lei nº 13.415/2017. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1633-1652, out./dez. 2018. Ler o texto e elaborar uma linha do tempo colocando as principais mudanças na Educação Profissional.

Atividade 2: Leitura e Fichamento do texto: RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003, p.

DISCI PLINA

ATIVIDADE DE ESTUDO DOMICILIAR

Educaçã o Profissi onal

63-76.

Atividade 3: Assistir ao vídeo da Terezinha Rios que aborda a importância da ética na educação e apresenta as dimensões da competência. O link de acesso ao vídeo é:

(https://www.youtube.com/watch?v=xe7K_SSC0Xs)

Enviar os textos/atividades para o e-mail de seu professor até o dia seguinte correspondente a cada disciplina respeitando o limite de 05/04/2020.

Metodol ogia e Arte e Movime nto: Corpore idade

Atividade 1: Leia o texto “A história da Arte no Brasil” de Ferraz e Fusari – e faça uma resenha sobre as principais características dos tempos históricos da arte apresentados no texto.

Atividade 2: O Teatro na Educação como conhecimento e prática pedagógica. Para realizar esta atividade você, inicialmente, deverá assistir ao vídeo “Teatro de Bonecos: Paco e o Tempo” (duração: 1.59min.) que está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xwEhbIUHDQI

O vídeo mostra a história de um menino que queria entender o que é o tempo. Como a explicação de seu pai não foi suficiente, ele passa o dia todo sentado esperando para ver o tempo passar.

Em seguida, você precisará ler o texto “Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica” de Juliana Cavassin disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1624 /96

Durante a leitura do texto, atentar para os seguintes aspectos: teatro como conhecimento; teatro e as abordagens psicopedagógicas; o jogo teatral; o teatro e o desenvolvimento da sensibilidade; o improviso; o teatro como educação política e de ação e reflexão.

Deverá ainda assistir ao vídeo “A importância do teatro na escola” que está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pP-neOm752s

Este vídeo apresenta uma entrevista com um professor de teatro que conta seu trabalho com as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental mostrando como esta prática contribui para desenvolvimento dessas crianças nos aspectos de comunicação, interação, socialização, resolução de problemas, memória, movimento, imaginação, criatividade, desinibição, dentre outros.

Teatro na Escola: Tendo assistido aos vídeos e lido o texto sugerido, esperase que você se imagine como professor (a) de uma turma de 3º ano do ensino fundamental.

A ideia é que os vídeos e o texto possam auxiliá-lo na organização de uma peça teatral, bem como contribuir com desenvolvimento de seus alunos.

Em síntese, você deverá descrever como realizaria esta atividade tomando

DISCI PLINA

ATIVIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com