TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DISCURSIVA

Por:   •  17/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Para que a qualidade dos alimentos seja controlada desde a matéria-prima até a sua chegada ao consumidor final são necessárias várias análises de controle de qualidade. Como, na maioria das vezes, é inviável e caro analisar cem por cento de toda a produção, são realizadas amostragens.

amostragem é um procedimento que tem como objetivo obter uma porção ou uma quantidade de produto para: seleção, retirada, preservação e preparo da amostra. Clique nas abas para conhecer algumas das definições importantes no processo de amostragem.

Planos de amostragem

A  mostra deve representar estatisticamente o lote, e antes de efetivamente coletar a amostra, deve-se realizar um plano de amostragem. Os planos são definidos para permitir a aceitação ou rejeição de um lote, conforme dados estatísticos. A escolha do plano depende dos seguintes fatores:
-características de plano de amostragem;
-condições para gestão do plano;
-nível de proteção do plano;
-quanto da amostra é necessário;
-custo de inspeção.

Lembrando que as amostras devem ser escolhidas aleatoriamente em diferentes pontos do armazenamento, existem duas formas de realizarmos os planos de amostragem: por variáveis ou atributos.
E, ainda, durante a amostragem devem ser utilizados recipientes limpos, secos, sem vazamento, com abertura grande, estéreis e adequados ao tamanho das amostras.

Características do plano de amostragem
Plano de amostragem simples

Quanto maior o tamanho da amostra, melhor será a sua representação estatística em relação ao lote, pois leva a uma maior proteção e menos erros de amostragem. Na figura a seguir está representada uma amostragem simples.

[pic 1]

Quanto de amostra será necessário:

Custo da inspeção

Coleta e preparação das amostras

Em relação à coleta e preparação das amostras cada tipo de alimento tem uma regulamentação a ser seguida: O MAPA regulamenta os produtos in natura e os produtos processados de origem animal e bebidas bem como o MS regulamentam os produtos de origem vegetal processados, aditivos, fármacos e cosméticos. Ao realizar uma amostragem de alimentos devem ser considerados os fatores: finalidade da inspeção; natureza do lote, do material em teste e dos procedimentos de teste. É importante também coletar uma contra-amostra ou contraprova.


A  qualidade está presente em todas as etapas de produção de alimentos e sendo cada vez mais exigida pelo consumidor que está atento aos detalhes de cada produto. A composição dos alimentos é muito complexa e varia muito de acordo com a safra e forma de produção em alimentos de origem vegetal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com