TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA INTERNA PARA QUE?

Por:   •  17/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.843 Palavras (40 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 40

WEBAULA 1

AUDITORIA INTERNA PARA QUE?

Como uma técnica que remonta de 4.000 anos antes de Cristo como é mencionado por Santos (2007) a auditoria tem muito a contribuir para os processos de gestão e evolução das organizações.

Uma organização opera sempre em condições limites no que se refere ao uso dos recursos econômicos uma vez que por serem escassos tornam-se a cada dia mais custosos. Nesse sentido, a auditoria de processos e dos relatórios deles derivados torna-se algo fundamental na tentativa de se evitar desperdícios e aumento de gastos que inviabilizem a atividade empresarial.

O cenário atual do ambiente das organizações vem demandando, cada vez mais, a adoção de medidas e técnicas de acompanhamento e controle que visam minimizar falhas e evitar problemas que coloquem em risco a imagem da entidade, diante dos acionistas, dos clientes e do mercado em geral (MANUAL..., 2008, p. 2).


QUESTÃO PARA REFLEXÃO: A auditoria interna pode contribuir para a gestão empresarial assim como contribui para os aspectos de confiabilidade dos controles internos?


É importante se conhecer os principais conceitos, os objetivos e aplicações das técnicas de auditoria voltadas para a verificação da correção, fidedignidade e integridade dos relatórios e processos internos empresariais que dão confiabilidade às informações que sustentam o processo de decisão organizacional. Como as organizações são em última análise movimentadas pelas decisões de seus membros, a auditoria interna é algo muito importante no sentido de contribuir para a segurança das operações organizacionais.


APROFUNDANDO O CONHECIMENTO: Para você aprofundar seu conhecimento sobre técnicas de auditoria busque ler o material técnico do governo de Cuiabá.
MANUL técnico de auditoria interna e inspeções: auditoria e controle interno. 2010. Disponível em:
http://www.cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/MANUAL_TECNICO_%20AUDITORIA.pdf.
Acesso em: dez. 2012.


Vale se destacar que a responsabilidade de manutenção de uma auditoria interna capaz de prevenir erros e fraudes é da empresa como preconiza a própria norma contábil:

A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraude e erros é da administração da entidade, através da implementação e manutenção de adequado sistema contábil e de controle interno (NORMAS..., 2012, p. 1).

O trabalho do auditor interno é fundamental justamente porque dá suporte ao trabalho futuro do auditor externo que executará a auditoria independente obrigatória sobre os demonstrativos contábeis como determina a legislação societária. Como complementa a norma contábil ao destacar a responsabilidade primária da administração quanto à prevenção de erros e fraudes, “[...] o auditor deve planejar seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis” (NORMAS..., 2012, p. 1) a fim de garantir a eficácia de seu trabalho.

OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA

No link abaixo, você poderá ter acesso a outras informações importantes sobre os objetivos da auditoria.


LINK: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/auditoria.htm


Segundo o Manual... (2008, p. 2) os objetivos da auditoria se encerram principalmente em relação aos seguintes elementos:

a) adequação e eficácia dos controles;

b) integridade e confiabilidade das informações e registros;

c) integridade e confiabilidade dos sistemas estabelecidos para assegurar a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos, assim como da sua efetiva utilização;

d) eficiência, eficácia e economicidade do desempenho e utilização dos recursos, dos procedimentos e métodos de salvaguardas dos ativos e a comprovação de sua existência, assim como a exatidão dos ativos e passivos;

e) compatibilidade das operações e programas com os objetivos, planos e meios de execução estabelecidos;

f) mensuração dos problemas e riscos, assim como o oferecimento de alternativas de solução.

Para uma melhor compreensão em termos de níveis de objetivos da auditoria interna, vamos classificá-los em dois:

1. Objetivos principais; e

2. Objetivos secundários.

Vamos iniciar nossa explanação sobre os objetivos da auditoria interna falando do objetivo principal e como consequência desse os secundários.

O objetivo principal da auditoria, independentemente de ser ou não interna, ou seja, o mesmo objetivo vale para a auditoria externa, é o de se determinar e avaliar a confiabilidade das demonstrações financeiras e dos registros contábeis que deram suporte a essas demonstrações em um determinado período financeiro. Esse é o principal objetivo da auditoria.

Ao realizar o processo de auditoria, o auditor pode encontrar nesses relatórios certos erros ou fraudes. Mas a detecção de fraudes ou erros não é o objetivo principal da auditoria. Ela compõe um objetivo secundário da auditoria, ou seja, deriva do objetivo principal. A busca por esses objetivos requer um trabalho profissional e um processo de atualização constante por parte dos profissionais auditores que devem primar pelo profissionalismo e pela competência no exercício de sua profissão. Como diz o slogan do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (INSITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL, 2012), deve-se ter um “Compromisso com a excelência profissional” (INSTITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL, 2012, p. 1).


APROFUNDANDO O CONHECIMENTO: Para você aprofundar seu conhecimento sobre o que é o Instituto, seus cursos e as informações que ele disponibiliza aos profissionais da área INSTITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL. 2012. Disponível em:
<
 www.iiabrasil.org.br/ >. Acesso em: dez. 2012.


A auditoria também revela se o sistema de contabilidade adotado pela organização é adequado e apropriado para o registro das diversas operações, bem como os problemas que o sistema possa apresentar.


QUESTÃO PARA REFLEXÃO: Ao encontrar um problema derivado de falhas no registro de informações, o que deveria fazer um auditor? Deveria instruir a empresa a corrigir o problema e orientá-la a melhorar o sistema?


Objetivos secundários

A fim de explicitar e informar aos usuários da informação contábil a condição financeira da empresa ou da organização auditada, o auditor tem que examinar os livros de contabilidade, em especial o diário e o razão, bem como os documentos mais relevantes comprobatórios das operações contabilizadas. Nesse processo ele pode encontrar alguns erros ou fraudes. Podem-se classificar esses erros e fraudes como abaixo:

1. Detecção e prevenção de erros.

2. Detecção e prevenção de fraudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.2 Kb)   pdf (377.6 Kb)   docx (335.8 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com