TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA - FUNÇÕES E DIFERENÇAS

Casos: AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA - FUNÇÕES E DIFERENÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  5.137 Palavras (21 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 21

AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA – FUNÇÕES E DIFERENÇAS

Graziele Cristina Assencio

Fernando Takeo Harano

RESUMO

A auditoria em estudo tem se destacado como uma eficiente ferramenta de apoio à administração, passando a ser um instrumento amplo de controle para os administradores. Através de suas atividades de trabalho, serve como meio de identificação de todos os processos internos e políticas definido pela companhia, assim como sistemas contábeis e controle interno, sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos. A problemática é que conforme as organizações estão se expandindo economicamente, seus administradores necessitam do auxílio da auditoria para captação de informações confiáveis de sua situação patrimonial e financeira. A metodologia foi elaborada através de pesquisa bibliográfica de livros do ramo da auditoria, sites relacionados com artigos científicos de auditoria interna e revistas da área contábil. O artigo tem como objetivo analisar a contribuição da auditoria interna e externa e suas funções e diferenças, por meio de suas normas, visando evidenciar a eficácia dessas normas dentro da organização, verificar se as normas internas estão sendo cumpridas, bem como identificar as vantagens da auditoria interna e externa. A fundamentação teórica foi alicerçada em teorias de estudiosos, abordando questões relacionadas com auditoria interna. Na pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, e o processo de auditoria e desta forma obtêm um melhor controle dos processos operacionais. A auditoria é uma ferramenta de suma importância para a empresa, auxiliando no gerenciamento, na redução de riscos e fraudes, garantindo a eficiência e eficácia dos seus resultados, ajudando os gestores na tomada de decisão.

Palavras-Chave: Auditoria Interna e Auditoria Externa, Funções e Diferenças, Controle Interno.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas devem cada vez mais procurar sua eficiência produtiva, verificando processos e sistemas, sendo assim a auditoria se torna peça fundamental para tal objetivo. A auditoria estuda a veracidade das informações do controle interno. A mesma se ramifica em diversas áreas de estudos, com isso, o presente artigo procura demonstrar a utilização da auditoria dentro do ambiente organizacional. O método utilizado foi uma pesquisa bibliografia para maior entendimento sobre o tema tratado, descritiva e qualitativa. Com o termino da pesquisa observamos que é extremamente necessário as empresas possuírem a auditoria em seus processos, pois essas práticas fortalecerão as estruturas da organização podendo levar as mesmas ao sucesso.

A partir do momento que a empresa possui seu patrimônio e seus processos, o empresário deve se preocupar em controlar seu patrimônio contra as fraudes, a auditoria tem o intuito de salvaguardar o patrimônio da entidade utilizado de algumas praticas técnicas por meio de testes regulares nos controles internos.

De acordo com Crepaldi (2002, p. 22),

auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmação, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.

Segundo Crepaldi(2002, p.210),

o auditor independente executa os seguintes passos:

• Levanta o sistema de controle interno;

• Verifica se o sistema levantado é o que está sendo seguido na prática;

• Avalia a possibilidade de o sistema revelar de imediatos erros e irregularidades;

• Determina o tipo, data e volume dos procedimentos de auditoria.

As Organizações devem ser cada vez mais complexas e especializadas, alinhadas a restrições de recursos, induziram a necessidade de se criar modelos para uma gestão mais eficiente.

Nesse contexto, os controles evoluíram de aspectos meramente formais e contábeis para uma visão mais gerencial, de controles alinhados aos objetivos organizacionais, relacionados aos riscos que podem comprometer o alcance desses objetivos.

Normas de referência internacional, como o Coso, ISO e Intosai, enfatizam a necessidade de se implementar uma gestão voltada para riscos. Conforme as diretrizes dessas normas, a ação de controle deve voltar-se aos riscos identificados e avaliados pela organização.

Assim, os controles voltados para resultados exigem uma atuação sistematizada e mais eficiente dos órgãos de controle em geral, por isso, a avaliação de riscos é uma ferramenta importante para direcionar as ações de controle em áreas e processos críticos das organizações.

O objetivo deste trabalho é demonstrar as funções e as diferenças entre as auditorias internas e externas e, identificar se os elementos centrais de análise de risco, preconizados nos padrões e nas normas de referência mundial, vêm sendo incorporados em algumas instâncias. Logo, a finalidade desta análise é identificar como os elementos de risco estão sendo incorporados para a escolha das fiscalizações realizadas.

O trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro analisar e trazer conceitos de auditoria interna e auditoria externa, na administração gerencial voltada para resultados e os documentos de referência mundial sobre gerenciamento de riscos, com intuito de demonstrar a atual dimensão desse modelo de gestão para o alcance dos objetivos almejados pela administração com interface nos controles dentro de uma organização. Após a definição de conceitos, para identificar elementos de riscos incorporados com critérios definidos pelas normas analisadas.

No segundo capítulo, analisaremos as principais diferenças entre as auditorias internas e auditorias externas, Concluímos que a diferença básica entre a auditoria interna e a externa refere-se ao grau de independência existente. O impacto de seus relatórios recebe influência de sua subordinação

No terceiro capitulo vamos demonstrar as funções de cada uma das auditorias que de uma forma geral, onde ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas da auditoria.

O trabalho foi desenvolvido através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com