TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Contemporânea

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 6

Abordagem contemporânea

Melhoria contínua É uma técnica de mudança organizacional suave e contínua centrada nas atividades em grupos das pessoas. Visa à qualidade dos produtos e serviços dentro de programas a longo prazo, que privilegiam a melhoria gradual

kaizen é uma busca do aprimoramento contínuo, incremental, de todos os integrantes de uma organização, onde o controle da qualidade é descentralizado e todos os níveis hierárquicos devem estar envolvidos. (Fazer sempre melhor).

É baseada nos seguintes princípios:

1. Promover aprimoramentos contínuos;

2. Enfatizar clientes;

3. Reconhecer os problemas abertamente;

4. Promover a discussão aberta e franca;

5. Criar e incentivar equipes de trabalho;

6. Gerenciar projetos por intermédio de equipes multifuncionais;

7. Incentivar o relacionamento entre as pessoas;

8. Desenvolver a autodisciplina;

9. Comunicar e informar a todas as pessoas;

10. Treinar intensamente e capacitar todas as pessoas.

Qualidade Total

Todas as pessoas estão envolvidas

Satisfação das necessidades do cliente.


Para Chiavenato A qualidade total é uma decorrência da aplicação da melhoria contínua. Para o autor, qualidade é o atendimento das exigências do cliente.

Para Demming A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras.

Para Juran Representa “a adequação à finalidade ou do uso”.

Para Crosby É a conformidade com as exigências

Feigenbaum Diz que ela é o total das características de um produto ou serviço, referentes a marketing, engenharia, manufatura e manutenção, pelas quais o produto ou serviço, quando em uso, atenderá ás expectativas do cliente. (Prevenção)

A qualidade total está baseada no Empowemwnt

Significa proporcionar aos funcionários as habilidades e a autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dadas aos gerentes.

Os 10 mandamento da qualidade total

1. Satisfação do cliente: o cliente deve ser a pessoa mais importante da organização.

2. Delegação: significa colocar o poder de decisão mais próximo da ação para evitar gargalos ou demora das soluções.

3. Gerência: na gestão da qualidade, gerenciar significa liderar e não impor ou controlar. Liderar significa mobilizar esforços, atribuir responsabilidades, delegar competências etc.

4. Melhoria contínua: a organização precisa estar aberta às mudanças na sociedade, na tecnologia e às novas necessidades dos clientes.

5. Desenvolvimento das pessoas: ao satisfazer aspirações e necessidades das pessoas, a organização multiplica o potencial e a iniciativa das pessoas.

6. Disseminação de informações: a participação coletiva nas decisões implica ação coletiva em busca de resultados.

7. Não aceitação de erros: a busca da perfeição deve ser uma preocupação constante e o padrão de desempenho deve ser nenhum erro. Fazer certo pela primeira vez e fazer cada vez melhor na sequência.

8. Constância de propósitos: propósitos e objetivos devem ser definidos por meio de um planejamento participativo para obter comprometimento, confiança e convergência de ações na organização.

9. Garantia de qualidade: é preciso investir em planejamento, organização e sistematização de processos por meio de uma documentação escrita e acessível para que se saiba qual é o caminho a percorrer e qual o caminho percorrido.

10. Gerência de processos: devem-se eliminar barreiras entre as áreas da empresa, promovendo integração e eficiência no resultado final.

O gerenciamento da qualidade total trouxe técnicas conhecidas, tais como:

1. Enxugamento (downsizing) promove redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional para reduzir as operações ao essencial (core business) do negócio.

2. Terceirização (outsourcing): ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barato.

3. Redução do tempo do ciclo de produção: remoção de etapas improdutivas no processo produtivo (o tempo de ciclo refere-se às etapas seguidas para completar um processo), permitindo que a qualidade total seja bem sucedida. A redução do ciclo operacional permite a competição pelo tempo, o atendimento mais rápido do cliente, etapas de produção mais encadeadas entre si, queda de barreiras e obstáculos intermediários. Os conceitos de fábrica enxuta e just-in-time (JIT) são baseados no ciclo de tempo reduzido.

Controle adhocrático Equipes de trabalho para desenvolver determinados tipos de tarefas.

Reengenharia

  • Substituir os processos existentes por novos.
  • Fazer mais com menos.
  • Começar do zero.
  • O processo buscar entender “o que “ e o “ porque”.

Suas principais consequências para a organização são:

1. Os departamentos tendem a desaparecer e ceder lugar a equipes orientadas para os processos e para os clientes. A tradicional departamentalização por funções é substituída por redes de equipes de processos.

2. A estrutura organizacional hierarquizada, alta e alongada passa a ser nivelada, achatada e horizontalizada. É o enxugamento (downsizing) da organização para transformá-la de centralizadora e rígida em flexível, maleável e descentralizadora.

3. A atividade também muda: as tarefas simples, repetitivas, rotineiras, fragmentadas e especializadas, com ênfase no isolamento individual passam a basear-se em equipes com trabalhos multidimensionais e com ênfase na responsabilidade grupal, solidária e coletiva.

4. Os papéis das pessoas deixam de ser moldados por regras e regulamentos internos para a plena autonomia, liberdade e responsabilidade.

5. A preparação e o desenvolvimento das pessoas deixa de ser feito por meio do treinamento específico, com ênfase na posição e no cargo ocupado, para se constituir em uma educação integral e com ênfase na formação da pessoa e nas suas habilidades pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com