TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Humanística

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO

Um olhar sobre as organizações informais

Douglas Bueno da Cunha

Prof. Carlos Flores

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerenciais (EMD 0663) – Teorias administrativa e econômica e o desenvolvimento social 11/10/2016

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar a abordagem das relações humanas nas teorias administrativas. É o desenvolvimento das ciências humanas na administração, mostrando a visão de Homem Social, mudando a relação de homem e empresa, pois o Ser Humano passa a ter papel de destaque no pensamento administrativo.

Palavras-Chave: Abordagem das Relações Humana; Teorias Administrativas; Desenvolvimento Social.

1 INTRODUÇÃO

A Abordagem Humanística da Administração vem em contrapartida à ênfase anterior, mudando da visão de aspectos técnicos e formais da Administração Clássica, para os aspectos humanos e psicológicos do trabalho. É possível nesse estudo verificar dois assuntos distintos:

A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho; seleção de pessoal, orientação profissional, métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho, estudo dos acidentes e fadigas.

A adaptação do trabalhador ao trabalhador: estudo da personalidade do trabalhador e do chefe, da motivação e dos incentivos do trabalho, da liderança, das comunicações, das relações interpessoais e sociais dentro da organização.

Essa teoria contribuiu contrariamente de maneira ferrenha à Teoria Clássica e suas conclusões, pois

mostrou de forma técnica a existência de outros aspectos que envolviam a produção humana nas organizações, com uma natureza não operacional. Foi nessa teoria que se abordou o lado humano e social das organizações.

2 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (TRH)

Segundo Chiavenato (1993):

“A Teoria ou Abordagem das Relações Humanas surge da necessidade de humanizar e democratizar as abordagens da administração anteriormente desenvolvidas. Especialmente, a TRH surge como um elemento de contraposição aos preceitos administrativos desenvolvidos por Taylor e Fayol, colocando o trabalho humano e o seu gerenciamento no centro das atividades gerenciais,”.

Segundo Motta (2001):

“O desenvolvimento das chamadas ciências humanas (Sociologia, Psicologia, Antropologia, etc.) foi um dos propulsores do desenvolvimento dessa teoria. Sua origem se centra nos Estados Unidos e na Europa, no início do século XX. Uma das principais iniciativas fundadoras dessa escola são as experiências sociais desenvolvidas nos Estados Unidos, conhecidos como “Experiência de Hawthorne”, coordenada por Elton Mayo.”.

A experiência de Hawthorne foi realizada, entre 1927 e 1932 por George Elton Mayo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com