TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Sistêmica

Por:   •  10/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem sistêmica

Origem

A teoria geral de sistemas surgiu com o trabalho do biólogo Ludig Von Bertalanfly,nos anos 30 a base de sua teoria crê que o ser humano e os animais funcionam como um todo, como um sistema. Na década de 50 publicou artigos sobre sua teoria, onde desenvolve sua ideia, e em 1968 publica a sua obra –GENERAL SYSTEM THEORY.

Definição de sistema

"Conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado”. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário”. (Chiavenato p.545)

Abordagem sistêmica

A abordagem sistêmica tem seu fundamento base na ideia do expansionismo, que parte da hipótese de que cada objeto faz parte de algo maior, onde se preocupa com os sistemas e todas as partes que o integram.

Os sistemas são determinados em dois grupos: os sistemas fechados e os abertos, na qual o sistema fechado não existe nenhum tipo de relacionamento entre ele e o ambiente em que está inserido. Enquanto o sistema aberto está interligado com outros sistemas e ambientes que o cercam, em que é composto por subsistemas e integram um sistema principal.

Com a abordagem sistêmica, as organizações conseguem focar e utilizar melhor os seus recursos e distribuir dentro desta, através do feed back de seus clientes faz com que as expectativas se tornem realidade.

A abordagem sistêmica evita que os setores de uma organização permaneçam isolados e sem comunicação um com os outros, assim passam a agir em conjunto. Posteriormente as organizações devem estender estes princípios para fora de seu ambiente de trabalho, integralizando a sua empresa a seus fornecedores e clientes para se obter uma melhora produtiva, de comunicação e informação.

Características da organizações com sistema aberto

  • Comportamento probabilístico: O ambiente é afetado por variáveis desconhecidas, portanto o sistema é imprevisível.
  • Interdependência das partes: As partes são independentes, mas interligadas entre si.
  • Morfogênese: Capacidade de se modificar, de se corrigir o sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com