TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Científica e ORT no Brasil

Por:   •  20/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Científica no Brasil

O primeiro registro de traços da Organização Racional do Trabalho, viés da administração científica desenvolvida por Frederick Winslow Taylor, estudo na sociedade brasileiro e visto a partir da fundação, em 1873, do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Essa instituição tinha a forma de contratação baseada nos fundamentos que Taylor definiu, as ORTs (Organização Racional do Trabalho), como a especialização e desenho de cargos e tarefas.

Nesse período o contexto histórico era de início da industrialização da cidade paulistana. Na instituição imigrantes e paulistas industriais ofereciam cursos profissionalizando tornando assim a mão de obra industrial da época mais especializada e direcionada a execução de suas atividades específicas.

Organização Racional do Trabalho

Organização Racional do Trabalho é o método adotado por Taylor para substituir nas empresas o empirismo por um método científico com o objetivo de melhorar a produtividade do empregado e logo a sua remuneração. Essa organização se baseia nas nove determinações observadas a seguir:

1. Análisedotrabalhoedoestudodostemposemovimentos

Através da análise dos movimentos, Taylor observou que era possível eliminar movimentos inúteis e otimizar os movimentos uteis aumentando dessa forma a produtividade do trabalhador. Além disso com a análise do tempo tem-se o conhecimento de quanto tempo cada processo leva para ser realizado, dessa forma podendo prever a produtividade da empresa em um determinado tempo facilitando, dessa forma, a supervisão dos resultados.

2. Eliminaçãodafadigahumana

A eliminação dessa fadiga tinha como principais objetivos evitar movimentos inúteis, execução otimizada de movimento úteis e a seriação apropriada aos os movimentos. Dessa forma, esse estudo visava eliminar movimentos que produzissem a chamada fadiga humana de forma a melhorar a produtividade dos empregados.

3. Divisãodotrabalhoeespecializaçãodooperário

Com a divisão do trabalho cada operário passou a se especializar cada vez mais em suas tarefas em busca de maior eficiência na execução.

4. Desenhodecargosetarefas

Acerca da definição racional dos cargos e tarefas, Taylor foi o primeiro a discorrer sobre. Tarefa passou a ser definida como qualquer atividade desempenhada pelo empregador dentro da organização e o desenho de cargo falava sobre a definição das tarefas que cada empregador deveria executar e a sua ligação com os outros cargos.

5. Incentivossalariaiseprêmiosdeprodução

Para que o operário siga todos os padrões e tenha a maior produtividade possível, segundo Taylor, deve-se haver um bom salário para que o operário se sinta motivado além de premiações para produções acima do esperado.

6. Conceitodehomoeconomicus

A administração o homem é tratado como altamente influenciado pelo seu aspecto econômico, trabalhando apenas por que sabe que o esforço será compensado em forma de salário. Dessa forma o salário e os prêmios influenciam diretamente na forma de trabalho e produtividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com