TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Empresarial

Por:   •  19/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 8

ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL

Luiz Fernando Miranda1

Patrícia Cristina de Lima2

RESUMO

O artigo tem como objetivo investigar aspectos relevantes sobre a Administração nas Empresas e a função de um bom administrador. Os países considerados mais avançados sentiram a necessidade de criarem uma ciência que fosse responsável pela gestão, pelas organizações de um modo geral e pelas empresas particulares. Surge então, a administração, com origem no latim. Ela era responsável pelo desempenho de atividades relacionadas à condução dos assuntos das organizações. O termo também pode ter origem na língua francesa. Concluímos, portanto, que a administração é uma ciência que estuda os principais problemas de um sistema. Em tempos de pandemia, o mundo dos negócios sofre com muitas mudanças e podem ser prejudicados por causa do surto do vírus covid-19 no ano de 2020. Esse ano tem sido um desafio muito grande para as empresas mundial. Muitas empresas foram fechadas para evitar a circulação da corona vírus. Com isso as vendas ficam paradas e trazendo prejuízos para as empresas, clientes, funcionários e principalmente a economia.

Esses problemas não estão relacionados apenas a um governo ou à condução de uma empresa, podem envolver qualquer atividade relacionada ao planejamento, à organização, direção e controle. A tarefa básica da administração também é interpretar todos os objetivos da empresa, transformá-las em ações através de planejamento, organização, direção e controle para que todos os esforços tragam um resultado, ou seja, alcancem o objetivo esperado.

Palavras-chave: Administração, Gestão e Organização.

1- INTRODUÇÃO

        Este artigo tem como objetivo geral apresentar às empresas a importância de uma excelente administração. A administração pode ser dividida em várias correntes ou em diferentes abordagens. Uma boa administração empresarial é extremamente necessária para o sucesso de uma empresa. Algumas técnicas de gestão empresarial podem facilitar a rotina de coordenadores e gestores , aumentar a produtividade nos processos administrativos do negócio. Trabalhar com ações e estratégias que visam o crescimento da empresa pode trazer lucros. Afinal de contas qual é a função de um administrador em uma empresa? Os objetivos específicos deste artigo é deixar claro para as grandes e pequenas empresas que a função principal de um administrador em uma empresa é planejar, organizar e gerenciar. Em tempos de pandemia como está acontecendo no mundo inteiro neste ano de 2020, o gestor deverá ter controle da situação e manter as ações e estratégias para a empresa não vir a falir.  O profissional que é formado em Administração adquiri conhecimento e experiência na área, sabe elaborar estratégias, ações e metas para melhorar o desempenho da empresa, aumentando o lucro, evitando desperdícios e reduzindo os custos, gastos. Sabe-se que o mercado profissional oferece oportunidades ao administrador podendo trabalhar em empresas privadas e órgãos públicos. Além disso, pode atuar prestando consultorias ou ter o seu próprio negócio. Tem alguns métodos que garante o sucesso de uma empresa como por exemplo: organizar as ideias, o empreendedor precisa criar um Plano de Negócios, que servirá como um mapa do percurso a ser desenvolvido para o seu negócio. É de responsabilidade do administrador traçar um plano de ação para a concretização dos objetivos da própria empresa. O plano tem a finalidade de orientar o profissional na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo de atuação; os produtos e serviços que irá oferecer; os clientes e concorrentes; seus fornecedores e, principalmente, os pontos fortes e fracos do negócio. Desta forma, ele contribui na hora de identificar se a ideia e a gestão da empresa são viáveis.

        

2- DESENVOLVIMENTO/ REFERENCIAL TEÓRICO

Administrar é incentivar o pensamento à ação de acordo com as decisões que está ligado às pessoas e recursos de maneira eficiente, conduzindo, assim, as organizações à efetividade.

No Brasil se comemora o dia da Administração no dia 09 de setembro. Esse dia foi promulgada a Lei Federal nº4.769/1965.

A Administração é dividida em cinco áreas: Administrativo, Marketing, Finanças, Vendas ou Produção e Recursos Humanos. Algum doutor moderno entende por essa divisão, a TI (Tecnologia da Informação) e a P&D (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). A Administração tem diversas ciências como base, o Administrador concorre seu espaço com outros profissionais de diferentes áreas.

        Quanto ás  Finanças, disputa espaço com Economistas e Contadores; em Marketing, concorre espaço com Publicitários; em Produção, com Engenheiros; em Recursos Humanos, com Psicólogos, etc. Considera-se um Executivo toda pessoa responsável por uma organização ou de uma de suas subunidades, incluindo-se no conceito Administradores de empresas privadas, Administradores Públicos (como Prefeitos, Governadores e Chefes de repartições públicas), bem como Administradores de organizações privadas sem fins lucrativos (como clubes e ONGs) . 

        Segundo Pinto e Junior (2012) os documentos relacionados ao ensino de Administração no Brasil remetem ao início do século XX em um período que o país passava por uma grande expansão comercial. Nesse período em 1902 são criadas duas instituições particulares de ensino a Academia de Comércio do Rio de Janeiro e a Escola Prática de Comércio de São Paulo.

O administrador é aquele que gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Em todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos ali está o administrador. É sua função definir estratégias e gerenciar o dia a dia da organização, traçando metas, criando políticas internas, realizando auditorias e analisando resultados para a empresa. 

Segundo Chiavenato (2008a) administração pode ser conceituada como o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação das competências e o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. 

Quanto aos recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. Faz cotação de preços na área de compras, é responsável pela providencia da aquisição de matérias-primas e insumos, além de tudo isso, negocia com fornecedores e controla os estoques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (236.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com