TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Empresarial

Por:   •  7/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 6

Questões:

1.Em termos conceituais qual é a diferença entre Receita e Recebimento? E entre Ativo e Passivo?

Enquanto o recebimento de  receita é a soma dos valores oriundos de bens, serviços prestados ao cliente e até mesmo descontos recebidos de fornecedores, o recebimento é relacionado às quantias que compõem parte dos valores disponíveis criando o passivo da empresa ou reduzindo os ativos da empresa.

Quando se trata da conceituação de ativos e passivos, é possível afirmar que ativos são a soma de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa jurídica ou física. Em contrapartida, os passivos financeiros são as dívidas da pessoa jurídica ou física.

2.Por que o princípio da competência leva a resultados diferentes daqueles obtidos pelo regime de caixa?

Os resultados diferentes entre os regimes acontecem devido ao fato de no regime de competência o registro ser feito na data do evento, independentemente da forma de pagamento (à vista ou prazo),  enquanto no regime de caixa os registros são feitos na data exata da transação (recebimento ou pagamento). Ou seja, no regime de competência a data do registro é a da emissão do documento de compra/venda, e no regime de caixa é registrado quando o dinheiro entra ou sai da conta bancária.

3.Que recomendações o Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade - The International Accounting Standards Board – IASB,  faz sobre as Demonstrações Financeiras?

O comitê das Normas Internacionais de Contabilidade existe para padronizar e facilitar as regras de demonstrações financeiras ao redor do mundo. Num geral, o IASB define um “roteiro” de como deve ser uma demonstração financeira.

Num geral, as recomendações dadas pelo IASB tratam sobre a relevância e clareza das informações apresentadas. Deve-se trazer informações financeiras relevantes que perpassam sobre todos os aspectos da empresa. Entre essas informações, podemos citar as entradas e saídas de capital, as dívidas e os ativos financeiros. Deve-se reportar também resultados passados, para que o investidor ou credor possa ter uma base para comparação, trazendo séries históricas para comprovar se a saúde financeira da empresa faz sentido. A qualidade das informações também é importante, a empresa deve trazer informações “neutras”, livres de posicionamentos ou vieses, apenas os dados para serem analisados. Fora isso, também é muito importante trazer gráficos, tabelas e visualizações que auxiliem o entendimento dos leitores, visto que em uma empresa grande a quantidade de informações será enorme e pode se tornar de difícil compreensão para os investidores ou credores.

4.Qual a importância das Notas Explicativas na divulgação das Demonstrações Financeiras?

As notas explicativas na divulgação das demonstrações financeiras fornecem informações transparentes quanto às operações de resultados, saldo ou transação, quanto à situação financeira de certa empresa. Esses fatores são de extrema importância para a relação da empresa com o público, permitindo esclarecimentos por parte da situação financeira, podendo até possuir um lugar de destaque no mercado.

5.Explique as razões pelas quais as empresas se utilizam da depreciação, da exaustão e da amortização? Quais as suas influências sobre o Lucro das empresas?

As empresas utilizam da depreciação, da exaustão e da amortização para calcular a perda de valor dos investimentos (bens tangíveis e intangíveis, por exemplo, como máquinas, direitos de propriedade, gastos com treinamento de pessoal, entre outros), durante o tempo que vão ser utilizados por ela, pois esses investimentos possuem uma vida útil que varia de acordo com o nível/condição de utilização, determinação legal, qualidade que possui, exposição ao tempo e diversas outras variáveis e/ou fatores.

Assim, tendo os investimentos uma vida útil limitada, após sofrer a depreciação, amortização ou exaustão, poderá ser necessário nova realização de investimento pela empresa para repor o item que perdeu a serventia ou precisou ser descartado.

Portanto, é importante que estes valores sejam calculados corretamente de acordo com o valor que o investimento perderá ao longo de sua vida útil para que seja gerado o valor para a nova compra. Além disso, a empresa pode utilizar essa despesa ou custo para reduzir o lucro e deduzir o valor do imposto de renda a ser pago, pode, ainda, reduzir o CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Exercícios:

1. Utilizando os dados das transações, do mês de abril, a seguir, prepare os lançamentos de débito e crédito, ativos e passivos. Investimento inicial dos proprietários: $160.000,00 em dinheiro; aquisições de estoques por $120.000,00 à vista; aquisições de estoques por $56.000,00 a prazo de 30 dias (contas a pagar); foram vendidas por (a) $192.000,00 a prazo de 30 dias mercadorias mantidas em estoque por um custo de (b)$160.000,00 (contas a receber); cobranças e contas a receber de $48.000,00; pagamentos de contas a pagar de $16.000,00; no dia 1º de abril, foram pagos $4.800,00 do aluguel da loja relativo aos meses de abril, maio e junho. O aluguel é de $1.600,00 por mês, pago adiantado por trimestre a partir de 1º de abril.

FATOS

APLICAÇÃO DE RECURSOS

ORIGENS DE  RECURSO

Investimento inicial

Caixa/banco - 160.000,00

Capital social - 160.000,00

Aquisição de estoques

Estoque - 176.000,00

Caixa/banco - 120.000,00

A pagar - 56.000,00

Mercadorias vendidas

Caixa/banco - 32.000,00

Mercadorias vendidas - 192.000,00

A pagar (estoque) - 160.000,00

Cobranças e contas

Caixa/banco - 48.000,00

Cobranças e contas a receber - 48.000,00

Contas

Contas a pagar - 16.000,00

Caixa/banco - 16.000,00

Aluguel trimestral

Aluguel pago - 4.800,00

Caixa/banco - 4.800,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com