TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Empresarial

Por:   •  5/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.599 Palavras (23 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

 

------------------------------

FINANÇAS EMPRESARIAIS

[pic 3]

Machadinho D’Oeste

2011

--------------- seila m g m.

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Administração Orçamentária; Administração Financeira; Matemática Finaceira II; Direito Tributário; Teroria Econômica.

Professores: Thiago Nunes Bazoli; Edilson Gonçalves Moreira; Helenara Regina Sampaio; Jossan Batistute; Regina Lúcia Sanches Malassise.

4º Semestre

----------------------------------

2018

                               INTRODUÇÃO

             Este trabalho tem com como um de seus objetivo será diagnosticar o funcionamento de uma empresa, e os elementos que compõe a estrutura funcional da mesma, neste caso optou-se por analisar o funcionamento de uma empresa  do ramo de comércio em geral, vendas ao consumidor, onde as empresárias que estabeleceram a loja decidiram pelo ramo de; artesanatos, presentes e decorações. No decorrer deste trabalho demonstrar-se-a, como surgiu a empresa, o que levou a escolha do ramo comercial, e qual a estrutura fisica e financeira da mesma, o trabalho foi realizado em forma de pesuisa de campo, onde possibilitou colher informações que serão repasadas aos leitores.

            Todo o trabalho foi elaborado buscando embasamento teórico em autores que publicaram algo referente ao estudo realizado. A da realização desta pesquisa, torna-se prazerosa no momento em que proporcionará uma melhor compreenção dos possibilita ao acadêmico sair da teória e partir para a prática que é o conhecimento de fato, de como realmente é uma organização, como ela se estabelecou neste mundo concorrido dos negócios e de que forma ela consegue se manter atuante e competitiva. Pois sabe-se que a globalização traz inovações que estão sempre revolucionando o mundo empresarial, e assim o gestor de uma organização deve ser inovador e empreendedor. Assim entede-se que a importância de realizar este trabalho é incauculável, para o adquirir conhecimento. Este trabalho será realizada em 02 etapas, sendo que na pirmeira apresentar-se-a, a estrutura funcional e financeira da empresa Toke Campestre, onde será analisados assuntos referentes a finanças empresariais envolvendo a empresa e na segunda etapa será, feito embasamento teórico dos passos já apresentados.

 

1     1ª  ETAPA – DIAGNÓSTICO DA EMPRESA TOKE CAMPESTRE

   

             A empresa analisada neste trabalho, foi escolhida devido o acesso que nos foi permitido pela empresária e também gerente. Outro porém, foi saber através de pesquisa realizada na cidade de Machadinho D Oeste,  que está empresa encontra-se atuando no mercado a pouco tempo, sendo esse um dos motivos que nos levou escolhe-la, entre tantas outras. A empresa foi constituída como empresaa de personalidade jurídica desde Junho de 2011, e se encontra intalada e funcionando no centro da cidade, num ponto escolhido através de um planejamento estrátégico após ter sido realizado pelas três sócias senhora Helena e Cézea e Eloise, segundo as mesmas o que levou a está tomada de decisão, foi a sondagem de mercado, ou pode-se dizer a análise mercadológica regional.

            Assim com todo o planejamento posto em execução, hoje a empresa encontra-se. Em pleno funcionamento. Com todos as exigências feitas pela legislação comercial, e outras. Ela conta com 03 funcionários de início, para que só após a estruturação estar fortalecida, há projetos de contratação de aproximados três pessoas, que irão trabalhar direta e indiretamente a empresa, ela foi registrada como ME- microempresa, sua razão social é Tok Campestre - ME. Conta com três sócias que optaram pela integralização do capital social que foram de três partes de igual valor monetário em espécie. Assim após fazer todo um planejamento refernte a aluguel, funcionários, software, internet, luz, água, impostos, contador, e outros pormenores, possibilitou a elas elaborar o orçamento financeiro, onde seria viavél a implantação da empresa. Segundo a empresaria Cezea, só a apartir de todos estes estudos, foi possivel a realização dos objetivos iniciais que é a criação da empresa. Conforme informações coletadas durante a pesquisa, segue toda a movimentação da empresa Tok Campestre. Assim a Tok, pretende ser uma empresa capaz de assumir riscos, estar efetivamente aprendendo, e desenvolvendo novas idéias e buscando conhecimento, criando valor para seus consumidores, o produto de artesanato em produtos de MDF,  que a Tok colocou no mercado de Machadinho, tem a vantagem de ser novo no mercado, tudo foi pensado e executado.

  1. ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

            O planejamento é um instrumento indispensável para qualquer indivíduo e em qualquer situação, pois desde um planejamento doméstico até o planejamento para a execução de uma grande obra, esse mecanismo será escêncial para o alcance dos objetivos. O planejamento é visto como uma bussola, pois possibilita traçar o caminho por onde se pretende passar, servindo como um guia para o gestor. Através do planejamento pode se criar o orçamento financeiro, neste caso elas orçaram um valor de 15.000.00 reais para a manutenção e estoque da loja e fazer as previões e criar as proviões num periodo de seis meses. O controle financeiro é o equilíblio pois conduz os negócios. Saber controlar o fluxo de caixa e fazer todos os demonstrativos do resultado através de um bom software contábil. Essa foi a forma que segundo a empresaria Cézea, vem dando bons resultados na empresa Tok Campestre, elas seguiram todos os procedimentos que viabilizassem ter um bom controle da empresa. Que mesmo sendo uma de pequeno porte, os elementos necessários são executados a risca.

            A Tok teve seu planejamento definido desde o primeiro momento que surgiu a idéia da sua criação, ela foi planejada a partir da renda que as sócias tinham disponíveis, e ai estabeleceram as prioridades em seu orçamento. Liquidaram todas as dívidas, que forma surgindo e começaram a poupar, criando uma reserva financeira, quitaram o aluguel por seis meses, compraram e pagaram todo o estoque de mercadorias e controlam através de demonstrativos, toda a movimentação de entrada e saída, controlando o fluxo de caixa. Nos primeiros três meses a empresa manteve um bom fluxo de caixa e ainda continua com uma boa provisão, estão mantendo um bom equilibrio de entradas e saídas, demanda e ofertas. O Software utilizado é para controle contábil e o para emissão de nota fiscal eletrônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com