TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Financeira e Orçamentaria

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.512 Palavras (19 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo fazer a avaliação da empresa Consult Ltda que é considerada pelo Mercado referencia na área de consultoria empresarial devido a segurança e solidez, utilizaremos como ferramenta de auxilio na tomada de decisão o planejamento e o sistema orçamentário. Relacionar com os conhecimentos das disciplinas de administração Análise de Custos, Mercado de Capitais e Administração Financeira e Orçamentária com o ambiente empresarial.

 Iremos mostrar o desenvolvimento da empresa do ano 2015 para o ano 2016, a utilização das ferramentas usadas nas ações administrativas financeiras dessa organização, utilizando assim: Projeção de Orçamentos, do Fluxo de Caixa, da Demonstração do Resultado do Resultado e do Balanço Patrimonial.

Projeção de vendas? A projeção de custos e quais serão as despesas operacionais? Qual o lucro líquido e o faturamento da empresa? Esta crescendo e obtendo retorno dos investimentos? São questionamentos que serão respondidos no decorrer do trabalho através do plano de orçamentos.

Um bom orçamento é a diferença entre empresas competitivas e o objetivo é estabelecer metas, criar resultados e atingir objetivos, pois propicia a visão do futuro financeiro da empresa, e também facilita o trabalho em equipe, pois todos sabem onde a empresa espera chegar e quais as metas a alcançar. 

O planejamento é uma atividade gerencial fundamental independentemente do tipo de organização a arte de planejar significa que os gestores tomam as suas decisões baseados em algum plano ou método, no caso da empresa consult utilizam as tabelas, seguindo uma determinada lógica, pensando antecipadamente em seus objetivos e ações, criando vantagens para a organização. O objetivo do planejamento é permitir que o gestor implemente decisões mais assertivas e estudadas, prevendo e minimizando fatores que podem ter um impacto negativo no alcance do objetivo e melhor aproveitando os fatores facilitadores desse processo.

Desenvolvimento

Um breve resumo das matérias do semestre:

  • Analise de Custos

A análise de custo tem por finalidade o fornecimento de informações que contribuem para auxiliar no setor administrativo, na lucratividade é fundamental para manter a empresa competitiva no mercado atual, pois, faz-se necessário, cada vez mais, maximizar os lucros, aumentar a produtividade e sempre reduzir custos. Também fornece informações que auxiliam no processo de tomada de decisões sob aspectos operacionais, legais e gerenciais. O custo é o consumo relativo a um bem ou serviço que é empregado na produção e pode ser classificado:

Custos diretos: são facilmente identificados no produto final, incide nos materiais usados na fabricação do produto e sua mão-de-obra. Os custos diretos são aqueles em que os custos podem ser apropriados diretamente ao produto.

Custos variáveis: são os custos que variam conforme a produção, se a produção aumenta consequentemente os custos também aumentam, quanto mais se produz maiores serão os custos.

 Custos fixos: são os custos que permanecem fixos independentes do volume de produção, pode-se alterar o volume de produção que o custo será o mesmo, um exemplo muito frequente é o aluguel. 

  • Mercado de Capitais

O mercado de capitais, também chamado de mercado acionário, é um tipo de mercado financeiro, onde são oferecidos e demandados fundos ou meios de financiamento a médio e longo prazo. O principal objetivo deste tipo de mercado é agir como intermediário com a canalização de novos recursos e a economia dos investidores para que, mais tarde, os emitentes possam realizar suas operações de financiamento e investimento dentro da organização.
Dentro do mercado de capitais participam várias instituições do sistema financeiro, que agem como reguladores e complementam as operações praticadas dentro do mercado, sendo as mais importantes: a bolsa de valores (ambiente onde são realizados negócios envolvendo ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, opções de compra e venda de ações e os contratos futuros), entidades emissoras (são instituições que colocam ações com a missão de conseguir recursos por parte dos investidores; podem ser sociedades anônimas, o governo, instituições credenciadas ou entidades dependentes do estado, porém descentralizadas), entre outras instituições financeiras autorizadas.

 Existem diversos tipos de mercado de capitais que dependem da sua negociação (mercado de valores: instrumentos de renda variável e de renda fixa; e mercado de crédito em longo prazo: empréstimos e creditos bancários); de sua estrutura (mercados organizados e não organizados); e por último de seus ativos (mercado primário: o ativo é emitido uma única vez e é negociado entre emissor e comprador; e o mercado secundário: os ativos são negociados entre diferentes compradores para imprimir liquidez e atribuir um valor).

Não consegui mudar muito as palavras do parágrafo acima ... ta igual ao site que entrei.

  •  Administração Financeira e Orçamentaria

Administração financeira e orçamentária é uma área que possui muita importância, às vezes, podemos até dizer que até mais que outras áreas de administração, ela trata dos assuntos relacionados ao financeiro das organizações, estando ligada à economia e a contabilidade, esta relaciona com as operações financeiras, como as operações de fluxo de caixa, transações, pagamentos, entre outros.

Um dos objetivos principais da Administração Financeira e Orçamentária é maximização do lucro, ou seja, o valor de mercado do capital investido através das boas decisões financeiras.  Podemos dizer que há três objetivos para essa parte da administração que é: criar um valor para os acionistas (lucro), maximizar o valor de mercado e maximizar a riqueza.

As atividades financeiras de uma empresa são retiradas do Balanço Patrimonial e do Fluxo de Caixa (onde sabemos o circulante disponível para investimentos e financiamentos). As funções da administração financeira são: Planejamento Financeiro – seleção de ativos rentáveis, controladoria- Avaliação de desempenho financeiro, Administração de Ativos- gestão de capital de giro, Administração de passivos- gestão da estrutura do capital (financiamentos). O fluxo de caixa é o instrumento que evidência o equilíbrio entre a entrada e saída de recursos, permite a antecipação de medidas que permitam assegurar a disponibilidade dos recursos financeiros organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com