TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Materiais e Logistica

Por:   •  25/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.967 Palavras (12 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

POLO LUZIÂNIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

[pic 2] 

POLO LUZIÂNIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

TUTOR EAD: ME. LUIZ MANUEL PALMEIRA

TUTOR PRESENCIAL: REGIS DE MELO OLIVEIRA

ANÁLISE DA CADEIA DE LOGÍSTICA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

[pic 3]

Trabalho apresentado disciplina de Administração de Materiais e Logistica, ministrado pela professor Luiz Manuel Palmeira, para obtenção da nota parcial do bimestre.

LUZIÂNIA-GO

21/09/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

1. OS PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.............................................................................5

1.1 A importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. .................5

2. COMO SÃO DESENVOLVIDAS ESTRATÉGIAS PARA SE COLOCAREM OS RECURSOS CERTOS NO LOCAL CERTO, NA HORA CERTA............................6

2.1 Gestão de estoque e compras e sua importância na empresa.................................8

3. À ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL DE INSTALAÇÕES.............................9

4. GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (Supply Chain Management) NO CONTEXTO ATUAL DAS ORGANIZAÇÕES...........................11

4.1 Imagens de abastecimento....................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................14

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir será apresente o seguinte contexto análise da cadeia de logística de administração de materiais, a logística é uma cadeia onde envolve diversos caracteres, de como o produto vai chegar ao consumidor final e quais são os pontos que podemos analisar e trabalhar em cima de critério para que o preço do produto chegue a um preço satisfatório para o cliente. Pois bem ela precisa ter valor para os clientes, não é suficiente ser diferente ou único essa diferença ou unicidade precisa ser desejada, obtida, almejada pelos seus clientes. Sem algo que não agregue valor para os clientes, que eles não tenham interesse, não é vantagem competitiva, é desperdício. Para se obtiver bons resultados, não pode ter outras vantagens substitutas disponíveis aos concorrentes. Pois se os concorrentes não podem copiar a vantagem competitiva, mas ao invés disso substituí-la, todo o impacto dessa vantagem é neutralizado. Objetivo desse contexto é entender o que significa cadeia de suprimentos e quais os impactos desta nova forma de gerenciamento nos resultados da empresa, destacar a importância da integração dos processos operacionais e os ganhos para o desempenho do negócio. Para isso, é prioritário identificar os requisitos e especificações para os processos de atendimento e verificar os impactos em cada ponto da cadeia de valor com vistas a perceber todos os processos componentes do Supply Chain e buscar a melhoria da qualidade, produtividade e redução dos custos.

  1. OS PRINCIPAIS CONCEITOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Para darmos inicio sobre os principais conceitos da administração dos recursos humanos materiais e patrimonial vale ressalta a opinião de um grande revolucionário da história moderna da administração Segundo nosso autor Franceschini & Gurgel (2002), a evolução da Administração de Materiais processou-se em várias fases:

  • Atividade exercida diretamente pelo proprietário da empresa, pois comprar era a essência do negócio;
  • Atividades de compras como apoio às atividades produtivas se, portanto, integradas à área de produção;
  • Condenação dos serviços envolvendo materiais, começando com o planejamento das matérias-primas e a entrega de produtos acabados, em uma organização independente da área produtiva;
  • Agregação à área logística das atividades de suporte à área de marketing.

Com a mecanização, racionalização e automação, o excedente de produção se torna cada vez menos necessário, e nesse caso a Administração de Materiais é uma ferramenta fundamental para manter o equilíbrio dos estoques, para que não falte a matéria-prima, porém não haja excedentes.

Essa evolução da Administração de Materiais ao longo dessas fases produtivas baseou-se principalmente, pela necessidade de produzir mais, com custos mais baixos. A Administração de Materiais possui hoje uma Visão Estratégica. Ou seja, foco em ser a melhor por meio da inovação e não baseado na melhor no que já existe. A partir da visão estratégica a Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais passa ser conhecida por logística.

1.1 A importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais

A administração do material corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços. A administração do material tem por objetivo:

  • Preços baixos;
  • Alto giro de estoques;
  • Baixo custo de aquisição e posses;
  • Continuidade de suprimento;
  • Consistência de qualidade;
  • Pouca despesa com pessoal;
  • Relações favoráveis com os fornecedores;
  • Aperfeiçoamento do pessoal;
  • Bons registros.

Os materiais podem ser classificados conforme a necessidade e cultura de cada empresa. Assim existem classificações segundo diversos critérios. Quanto à utilização podem se classificar em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos. Quanto ao valor econômico (não é necessariamente o preço), os materiais podem ser classificados segundo diversos aspectos, tais como facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc. Quanto ao valor estratégico, pode ser classificada diferentemente se sua utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (391.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com