TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS; LOGÍSTICA INTERNACIONAL; OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS; QUALIDADE EM SISTEMAS LOGÍSTICOS; TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.016 Palavras (13 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Porto Alegre/ RS

Curso de Tecnologia em Logística

LEANDRO BECKER – RA 2500659611 – TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

LUIZ GUSTAVO DOS SANTOS ESPIL – RA 2587683372 – TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

RAFAEL FLORES DA SILVA – RA 6016463964 – TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Integradoras:

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS; LOGÍSTICA INTERNACIONAL; OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS; QUALIDADE EM SISTEMAS LOGÍSTICOS; TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS

___________________________________________________________________

Porto Alegre

2018

LEANDRO BECKER – RA 2500659611 – TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

LUIZ GUSTAVO DOS SANTOS ESPIL – RA 2587683372 – TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

RAFAEL FLORES DA SILVA – RA 6016463964 – TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Integradoras:

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS; LOGÍSTICA INTERNACIONAL; OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS; QUALIDADE EM SISTEMAS LOGÍSTICOS; TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS

Desafio Profissional apresentado ao curso de Tecnologia em Logísticada Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas deAdministração de materiais; Logística internacional; Operações de terminais e armazéns; Qualidade em sistemas logísticos, Transporte, Distribuição e segurosaplicados aos cursos de Tecnologia IV.

                Tutora Eletrônica: Renata Cotrim

                                                Tutor de Sala: Paulo Santos

_____________________________________________________________

Porto Alegre

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

2 DESENVOLVIMENTO        8

2.1 Passo 1        8

2.2 Passo 2        9

2.3 Passo 3        10

2.4 Passo 4        11

2.5 Passo 5        13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho em grupo tem por objetivo trabalhar e exercitar as disciplinas cursadas pelos seus membros durante o quarto semestre do curso de tecnologia em logística, apresentando um cenário em que devemos fazer uma consultoria na empresa Aquicabetudo fundada pelo empresário Eduardo, no qual o principal produto da empresa é a fabricação de carrocerias metálicas, sendo referência neste setor no país, vendo este cenário os seus gestores querem lançar a empresa no mercado internacional, para isso, será feita uma consultoria  e a mesma constatou alguns problemas que podem vir a prejudicar a sobrevivência da empresa.

Alguns pontos destacados são os métodos de gerência ultrapassados, como por exemplo, manter um quadro de funcionários elevado, manter altos níveis de estoque, estoque com um layout não definido,que não favorece a alocação correta dos materiais, podendo os danificar ou mesmo os perder, não possui equipamento para fazer o deslocamento correto e seguro das mercadorias. Como objetivo final será mostrado como corrigir estes problemas e tornar viável a exportação dos seus produtos.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Passo 1

                O primeiro passo que tomaremos para a reestruturação da empresa Aquicabe tudo é acertar seu estoque.

                É sabido e notório já que grandes estoques é dinheiro parado, menos capital de giro, menos dinheiro para investir, mais custos com manutenção, seguros, e ainda ocupa um espaço que poderia ser usado para outras coisas. Para sanar o problema apresentaremos o Sistema Just in Time.

                Este sistema objetiva a produção exata para atender a demanda, eliminando os excessos, entregando o produto certo, no lugar certo, para o cliente no tempo exato.Como está diretamente ligada a produção é a venda que vai ditar a quantidade a ser produzida, e não o contrário. Ele vai tentar eliminar, ou ao menos reduzir todo o estoque e desperdícios que aconteçam ao longo da cadeia de produção, fazendo com que custos desnecessários sejam evitados. Claro que para isso os diretores vão ter que desenvolver uma padronização de processos a fim de aumentar a competitividade da empresa. Um dos grandes ganhos que a Aquicabetudo vai obter são a agilidade e a redução dos custos da cadeia de produção. Vai organizar uma gama de fornecedores aptos a fazer pequenas entregas, porém com um fluxo contínuo.

                Por consequência vamos aperfeiçoar o espaço utilizado para estocar materiais, reduzir o trabalho nos diferentes processos, ocupação menor de espaços físicos, resolução ágil de problemas ganhos em qualidade dos produtos, diminuição do retrabalho e dos desperdícios além responder com mais agilidade aos anseios do mercado consumidor. Porém nem tudo é vantagem e uma dificuldade que vamos encontrar com o uso deste sistema é que se a demanda oscilar muito e/ou for pouco visível será muito difícil à implantação do Just in time. Outra aresta que precisa ser trabalhada é que sua eficiência depende de conseguirmos reduzir o número de fornecedores e que estes consigam nos oferecer estabilidade no fornecimento.

                Para que consigamos êxito na implantação vamos ter que contar com o comprometimento da direção da empresa, treinar e instruir os funcionários trabalhar na melhoria dos processos, medir o desempenho dos diversos setores da empresa e trabalhar para comunicação eficiente entre os mesmos. Tudo isto deve ser trabalhado, pois uma vez que no momento o alto estoque da empresa pode encobrir alguns problemas como, baixa qualidade dos produtos, tempo excessivo na linha de produção, má formação dos produtos, avarias de maquinário e fornecedores inconfiáveis. Estes problemas outrora escondidos ou mascarados, a partir da implantação do Just in time poderão aparecer e teremos de lidar com eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (92.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com