TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração dos Recursos Materiais I

Por:   •  27/6/2019  •  Seminário  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Administração dos Recursos Materiais I

Robinson Furtado, 20170106396; Anderson Pereira, 11329044

Blockchain

Origem do Blockchain

O Blockchain é uma tecnologia desenvolvida originalmente para a criação do Bitcoin. Antes de prosseguir com o assunto, é importante salientar que Bitcoin e Blockchain são coisas diferentes. O Bitcoin nada mais é do que um dos ativos que se deriva da tecnologia de Blockchain.

Em 1998, Wei Dai(戴维 em Pinyin), um engenheiro de computação e cypherpunk, desenvolveu o artigo denominado "b-money, an anonymous, distributed electronic cash system" que viabiliza a existência de uma possível cryptomoeda seguindo uma biblioteca de algoritmos criptografados em C++, de código aberto, criada pelo próprio Wei Dai, esta denominada de “Crypto++”.

Onze anos depois, um indivíduo (ou grupo de indivíduos) usando o pseudônimo de “Satoshi Nakamoto”, desenvolveram os algorítmos e o paper, ambos baseados no trabalho de Wei Dai, que originaram o Blockchain e o Bitcoin usando tecnologia p-2-p (Peer-to-peer).

Originalmente, a Deepweb, uma parte não indexada da internet, também funcionando sobre a tecnologia p-2-p, foi a pioneira (ou mais famosa) no uso desta tecnologia, usando-a para fazer transações monetárias para serviços ilegais como: tráfico de drogas, tráfico de órgãos, assassinatos, sequestros, ou qualquer tipo de serviço que o contratante e o contratado não queriam ser identificados, e queriam garantir que a transação fosse efetuada.

Conceitos e Operações

        O Blockchain (Traduzido: Cadeia/Corrente de Blocos) é descrito como um protocolo dentro de uma cadeia de processos, transações, ou troca de informações, que usa a descentralização da autenticação, transparência e anonimato como forma de segurança.

Segundo Ivan Ventura, são bases de registros e dados distribuídos e compartilhados, que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. A visualização do procedimento pode ser descrita como informações armazenadas em um bloco, que fica acorrentado a outro bloco, que fica acorrentado a outro bloco... e assim sucessivamente, onde cada um destes blocos contém sua própria assinatura digital (hash), e para que uma destas assinaturas seja alterada, violada, ou corrompida, é preciso fazer o mesmo com absolutamente todos os blocos da cadeia, daí o nome: Blockchain.

Em uma explicação comparativa extremamente simplista, é como um cartório, onde todos os clientes são anônimos, mas também são os fiscais, e cada uma das operações é visível a absolutamente todos os clientes do cartório, e cada um dos documentos mostrado é sempre o original, nunca havendo cópias.[pic 1]

Tipos de Blockchains, Vantagens e Desvantagens

        Existem Blockchains de uso público, como é o caso do Bitcoin, a cryptomoeda mais famosa atualmente, completamente descentralizada e com diversos mecanismos à prova de autoridade. Existem Blockchains de uso privado como por exemplo o caso da Microsoft que tem sua própria Blockchain para patentes, mas também pode ser o caso de qualquer empresa que trabalhe com uma alta quantidade de ativos eletrônicos, estas têm uma autoridade central que trabalha intermediando e assegurando a autenticidade das transações. Também existem Blockchains híbridas, ou de consórcio, Onde uma entidade controla os registros de autenticidade, mas seu uso é de domínio público, como é o caso do Ethereum e Hyperledger.

        Das vantagens de uma Blockchain, é possível citar:

  • Redução dos custos das transações
  • Aceleração e eficiência das negociações
  • Redução de fraudes e riscos sistêmicos
  • Novos modelos de negócios e aplicações

Das desvantagens de uma Blockchain, é possível citar:

  • Escalabilidade e eficiência da manutenção
  • Desconhecimento de riscos ainda não explorados
  • Incertezas ou incapacidades das regulamentações
  • Vulnerabilidade de novos participantes

Smart Contracts

O termo Smart contracts (ou ‘contratos inteligentes’ traduzindo para o português) se refere a um contrato firmado por suas pessoas que se faz entrar em vigor sua validade por si só. O Smart contracts é um contrato que não pode ser perdido ou alterado, é feito e executado através de programas de computadores, e não por documentos impressos como é de costume tradicional. É composto por códigos, um contrato valido tanto quanto um contrato impresso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (389.2 Kb)   docx (106.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com