TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração financeira está estritamente ligada à Economia e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.069 Palavras (13 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        DRE E FLUXO DE CAIXA.        4

2.1.1.1        AÇÃO DA EMPRESA.        9

2.1.1.1.1        RELATÓRIO        11

3        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como principal objetivo desenvolver a seguintes temas Administração financeira e orçamentária, mercado de capitais além da análise de custos.

A Administração financeira e orçamentária trata dos assuntos relacionados à gestão das finanças das empresas, visando maximização dos recursos utilizados, e assim evitar gastos desnecessários e desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira da empresa.

Mercado de capitais é um sistema de distribuições de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização e constituída pela bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições autorizadas. O mercado de capitais abrange, ainda, às negociações com direito e mobiliários, certificado de deposito de ações e demais derivados autorizados à negociação.

A análise de custos, preços e valores consistem em algumas das mais nobres e importantes tarefas da administração financeira. Os custos nada mais são que as medidas monetárias dos sacrifícios com os quais a organização deve arcar, a fim de atingir seus objetivos. 

        


  1. DESENVOLVIMENTO

A administração financeira está estritamente ligada à Economia e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos e em dados contábeis para suas análises. No ambiente macro a Administração Financeira enfoca o estudo das instituições financeiras e dos mercados financeiros e ainda, de como eles operam dentro do sistema financeiro nacional e global. O nível micro aborda o estudo de planejamento financeiro, administração de recursos, e capital de empresas e instituições financeiras. É necessário conhecimento de Economia para se entender o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem a base da Administração Financeira contemporânea.

O mercado de capitais é uma peça importante para a consolidação do desenvolvimento econômico brasileiro recente. Por ele transitam inúmeras atividades capazes de fomentar uma estratégia bem-sucedida de crescimento da economia, diminuição da desigualdade de renda e construção de bem-estar social. Tradicionalmente, contudo, esse mercado no Brasil tem se pautado pela necessidade de financiamento da dívida pública. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e o Mercado Secundário.

A administração financeira é um conjunto de práticas administrativas que envolvem a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e o lucro. Através desta gestão é possível visualizar a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo. Além das funções básicas de um administrador, de planejar e controlar as atividades da empresa, agora o administrador financeiro precisa também prever e decidir. Para um profissional deste ramo é essencial que além de conhecer sua empresa, este conheça o mercado em que atua bem como a economia como um todo, visto que a partir da globalização, cada vez mais, as organizações sejam elas pequenas ou grandes sofrem influencias diretas das mudanças econômicas mundiais.

O administrador financeiro precisará conhecer sua empresa e ter a visão sistêmica da atividade para garantir que esta esteja sendo operada da forma mais eficiente possível. Precisará também conhecer o mercado financeiro a fim de analisar e avaliar entre diversas propostas, qual o melhor investimento a se fazer e quando fazê-lo. Ser capaz de captar novos recursos também é essencial, além de saber analisar, planejar e prever os riscos envolvidos nas tomadas de decisão. E sua importância á globalização permitiu que as organizações pudessem aproveitar recursos materiais e humanos mais competitivos existentes em outros países e dessa forma reduzir custos e despesas.

  1. DRE E FLUXO DE CAIXA.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) foi instituída no artigo 187 da Lei n°6404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) e tem como objetivo principal apresentar resumidamente, de forma vertical, as operações realizadas num determinado período, geralmente de doze meses, e o resultado pode ser lucro ou prejuízo.

Para Teixeira; Melo. (2011) os indicadores financeiros são descritos da seguinte maneira:

[...] servem como identificadores que demonstram a potencialidade da empresa. São eles que dizem qual a liquidez da empresa de dispor de recursos para saldar suas dívidas, qual o endividamento da empresa com terceiros, qual o retorno sobre os investimentos dos acionistas, [...], entre muitas outras singularidades ativas de análise (TEIXEIRA; MELO, 2011, p. 1).

Na dimensão desta análise é correto que o gerenciamento eficiente das finanças se torna um dos mais importantes processos gerenciais, pois proporciona meio de tomadas de decisões com agilidade e eficiência, atendendo as demandas de uma organização que tende a cada dia aumentar seus níveis de atividade e produtividade.

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

As empresas planejam e controlam todas as suas atividades, com a finalidade de seguir uma linha que fará com que a mesma tenha sucessos nas suas atividades, e para a empresa Ases Indomáveis não é diferente, para eles a implantação de um orçamento na empresa faz com que essas tarefas sejam formalizadas e sistematizadas. Essa implantação sem dúvidas tem muitas vantagens tanto para seus gestores como cada um de seus funcionários, pois irá melhorar todos os controles da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com