TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração no âmbito contábil

Por:   •  27/2/2016  •  Exam  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO – CSE - DEPARTAMENTO - CAD

[pic 2]

Atividade de Aprendizagem

Disciplina: Introdução a Administração

Aluno(s): Bruno Miguel e Vinicius Dias

Professora: profa. Márcia Barros de Sales

Data: 

Está atividade poderá ser feita em duplas, com os respectivos nomes da dupla no nome do arquivo a ser postado.

Com base nos conteúdos ministrados em sala de aula  e no material postado no moodle responda as questões abaixo relacionadas.

  1. O que se entende por Burocracia? Quais aspectos positivos você ressaltaria na teoria da Burocracia? E quais os aspectos negativos? R:
    Segundo Max Weber, Burocracia é a organização eficiente por excelência. Aspectos negativos: Excesso de formalidade, Relações impessoais, Normas absolutas.
  2. Na sua opinião a teoria da Burocracia pode ser aplicada em qual  tipo de organização? Por que?
    R: Pode ser aplicado na grande maioria das empresas. Ela ajuda a simplificar a organização, sendo bastante eficiente nos dias atuais
  3. O que pretendia Max Weber com o delineamento da Burocracia? R:
    Maxima eficiência da organização.
  4. Aponte as características, as suas conseqüências e objetivos  da Burocracia, definidas por Weber. R:
    Características: Caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, Divisão do trabalho, Impessoalidade no relacionamento, Hierarquização da autoridade, Rotinas e procedimentos, Competência técnica e mérito, Especialização da administração, Profissionalização, Previsibilidade do funcionamento. Consequências: Previsibilidade do comportamento humano, Padronização do desemprenho dos participantes. Objetivo: Máxima eficiência da organização.
  5. Quais são as disfunções da Burocracia mencionadas por Merton (1970). R:
    Apego as regras, Excesso de formalidade, Resistencia a mudanças, Relações impessoais, Processo decisório categorizado, Normas absolutas, Sinais de autoridade, Publico externo x olhar interno.
  6. Em linhas gerais, o que visava a Teoria das Relações Humanas? R:
    Ajudar os administradores a lidar, de modo mais eficaz, com o lado humano de suas organizações pois, ao se tratar de pessoas, com diversas necessidades e comportamentos, muitas vezes os padrões previstos não eram alcançados.
  7. Por que se diz que os Estudos de Hawthorne trouxeram os dados mais interessantes e controversos da história da administração? R:
    Pois até então se imaginava que o rendimento do trabalhador era oriundo apenas do trabalho, sem se preocupar com o psicológico do mesmo. Após a experiência, constatou-se que em determinadas situações, como por exemplo o trabalhador fazer um lanche no meio do expediente, o mesmo teve um rendimento muito maior do que não fazer o lanche no meio da tarde. Tal experimento mostrou aos teóricos da administração que o fator pessoal do trabalho interfere diretamente no rendimento da organização.
  8. Em termos de princípios administrativos, quais foram as conseqüências (contribuições) resultantes dos Estudos de Hawthorne? R:
    Demonstrou a existência de lideres informais que tinham controle sobre o comportamento do grupo e expectativas do grupo, ajudando os operários a atuarem como um grupo social.
  9. A teoria comportamental aprofundou os estudos em quais aspectos?  R:
    Nos aspectos da motivação humana (suas necessidades básicas).
  10. Qual é a visão dos behavioristas sobre o homem e o administrador segundo R:
    O homem é um ser complexo e dotado de necessidades diferenciadas. Assim o administrador necessita conhecer as necessidades humanas a fim de melhor compreender o comportamento humano, utilizando a motivação humana como poderoso meio para melhor a qualidade de vida nas organizações.
  11. O que é Motivação? R:
    Se refere ao porque das pessoas se comportarem de um certo modo.
  12. O que é Hierarquia das necessidades humanas defendida por Maslow? Como é classificada? Explique cada uma   as necessidade humanas, detalhe e exemplifique cada uma delas? R:
    Uma teoria da motivação na qual as necessidades humanas aparecem a partir de cinco níveis. Fisiológicas: relacionadas a sobrevivência do individuo e a preservação da espécie, necessidades de alimentação, sono.. Segurança: relacionadas a segurança, estabilidade, busca de proteção. Sociais: Associadas a necessidade de associação, de participação, de troca de amizade, amor. De Estima: Relacionada a maneira pela qual a pessoa se vê e se avalia, envolve a autoconfiança, auto-apreciação. Auto-realização: Representam as necessidades mais elevadas do homem, localizadas no topo da hierarquia. São as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial.
  13. Quais são os estilos de administração defendidos por  Mc Gregor?  explique cada uma delas. R:
    Gregor comparou dois estilos opostos e antagônicos de administração, os quais denominou de Teoria X e Teoria Y. Na teoria Y, Gregor afirma que em condições controláveis, o trabalho pode ser uma fonte de satisfação e feito de maneira voluntaria, ou seja, sem imposições. A teoria X, retrata um estilo de administração altamente autocrático e ditatorial. Nesse tipo de administração, os administradores partem do pressuposto de que as pessoas são irresponsáveis e avessas ao trabalho.
  14. Quais são os dois tópicos que a teoria comportamentalista concebe a organização?         R:
    Cooperativos: as organizações são vistas como sistemas sociais cooperativos, ou seja, a organização são sistemas sociais baseado na cooperação entre as pessoas. Tomada de Decisões: concebe a organização como um sistema decisões. Todas as pessoas dentro de uma organização estão sempre tomando decisões relacionadas ou não com o trabalho.
  15. Quais são as ênfases dadas e os principais incentivos na administração científica, teorias: Clássica, Burocrática, RH, comportamental?

  1. Qual é a origem da teoria dos Sistemas? E seus pressupostos básicos?

A teoria geral de sistemas (também conhecida pela sigla, T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (768.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com