TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amostragem Probabilística e Não-Probabilísticas

Por:   •  9/12/2018  •  Abstract  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

A amostragem probabilística e não-probabilísticas

A amostragem probabilística e não-probabilísticas são amostras utilizadas em pesquisas cada uma conforme a necessidade do pesquisador, possuindo assim sua melhor área de atuação com seus pontos positivos e negativos. Faz-se interessante o conhecimento dessas amostras, pois no meio acadêmico tais pesquisas são importantes e essenciais para os Acadêmicos de Administração levando em consideração os campos de ação aonde um administrador pode atuar e desenvolver diversas pesquisas, tendo essas ferramentas e usando adequadamente cada uma.

De acordo com a informação retirada da “METODOLOGIA CIENTÍFICA: um manual para a realização de pesquisas em administração”, segundo Malhotra (2001), para populações infinitas, ou em contextos de constante mudança, o estudo estatístico pode ser realizado com a coleta de parte de uma população (amostragem), denominada amostra. Amostra é um subgrupo de uma população, constituído de n unidades de observação e que deve ter as mesmas características da população, selecionadas para participação no estudo.

As amostragens podem ser divididas em dois: Amostragem probabilística e em não-probabilísticas.

Amostragem probabilista

Técnica de Amostragem aonde cada elemento da pesquisa tem chance igual de ser sorteado para amostra. Segundo Carlos Ochoa nessa amostragem “torna possível obter resultados não tendenciosos quando se estuda a amostra. Às vezes, estes resultados não tendenciosos requerem usar técnicas de ponderação (weighting), mas esta ponderação é possível precisamente porque sabemos qual probabilidade tenho de cada indivíduo selecionado na amostra”

Aaker, Kumar & Day (2004),mencionados por Maxwell Ferreira (2011,p. 33), consideram a amostragem probabilística como melhor abordagem porque se utiliza um processo de atribuição aleatória para conseguir uma amostra representativa. Assim, a amostragem probabilística possui diversas vantagens sobre a amostragem não probabilística. Em primeiro lugar, permite que o pesquisador demonstre a representatividade da amostra. Em segundo lugar, permite uma definição explícita do quanto de variância é introduzido porque se utiliza uma amostra, em vez de toda uma população. Finalmente, torna possível uma identificação mais clara de possíveis tendências. Essa amostragem pode ser classificada de diferentes formas conforme e feita a pesquisa, as quais são: Amostragem aleatória simples; amostragem estratificada; amostragem por conglomerados e amostragem sistêmica.

Amostragem aleatória simples : Como o próprio nome já diz é a técnica de pesquisa mais simples aonde todos os elementos tem a mesma probabilidade de ser selecionado, sendo vantajosa por ser simples e de faço exposição para o publico alvo da pesquisa, dessa forma tem como ponto negativo a menos precisão ocasionando em erros não podendo em casos ser representativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com