TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Artigo

Por:   •  9/8/2021  •  Artigo  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Analise Artigo de ES1DES1

  1. Título do artigo.
  1. Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local
  1. Quantos autores e instituições que pertence.
  1. Tendo duas autoras, sendo elas a doutora em geografia, pela UFRJ, Sarita Albagli e a doutora, em sociologia, Maria Lucia Maciel, pela universidade de Paris.
  1. Em que revista ou evento cientifico foi publicado o artigo.
  1. Esse artigo que foi publicado online no site Ciência e Informação.
    Ci. Inf.
     [online]. 2004, vol.33, n.3, pp.9-16. ISSN 1518-8353
  1. Em que ano foi publicado o artigo.
  1. No ano de 2004
  1. Objetivo geral do artigo.
  1. Este artigo procura primeiramente evidenciar as dimensões espaciais e socioinstitucionais da produção e difusão de conhecimentos e inovações, com base na revisão e síntese interpretativa da literatura. Em seguida, indicam-se algumas pistas para o desenvolvimento de parâmetros e instrumentos de pesquisa empírica que permitam incorporar tais dimensões na análise da dinâmica inovativa local, particularmente no que tange à produção e ao compartilhamento de informações e conhecimentos.
  1. Fundamentação teórica utilizada (não é necessário explicar a teoria).
  1. A fundamentação teórica foi realizada em campo, recolhendo informação, e na realização da pesquisa, por conta de livros e artigos realizados por outros acadêmicos.
  1. Metodologia utilizada para fazer a artigo – como foi feito, onde, quando, etc...
  1. Trata-se não apenas de identificar, distinguir e definir o ambiente institucional e cultural específico em questão, composto de suas especificidades políticas, sociais e econômicas.

  1. Principais resultados obtidos (esta deve ser a maior parte de sua apresentação oral referente ao artigo).
  1. Noções como as de capital social e de territorialidade ganham espaço na reflexão sobre esses temas nas várias áreas do conhecimento, contribuindo para melhor desvendar as diferenças entre os processos de inovação e seus resultados em situações específicas. Assim para traçar as políticas, abordadas no artigo, requer o conhecimento das condições locais específicas, suas carências e potencialidades, conhecimento que pode ser obtido em pesquisas empíricas tais como as sugeridas. Coloca-se então a centralidade de reconhecer e capitalizar os conhecimentos específicos de cada território. O conhecimento gestado a partir da realidade e das necessidades locais é relevante tanto para se obtiver vantagem competitiva, transformando as características e atributos específicos de cada território em valorização econômica, como também para promover padrões de desenvolvimento mais sustentáveis, em termos sociopolíticos, econômicos e ambientais.
  1. Conclusões dos autores do artigo.
  1. As doutoras concluem que cabe assinalar que esse debate no campo teórico-metodológico implica importantes desdobramentos na proposição de políticas, particularmente as de cunho territorial, ante o reconhecimento da centralidade da dimensão cognitiva dos processos e estratégias de desenvolvimento local/regional. Isso porque cada território é continente de conhecimento específico e estratégico, e a sua desestruturação tem por consequência também a “desconstrução” do conhecimento associado.
  1. Quantidade de referências utilizadas.
  1. Foi utilizado pelas autoras 44 fontes de pesquisa.
  1. Seu comentário sobre o artigo (positivos, negativos, o que poderia ser melhor, etc..).
  1. centralidade de reconhecer e capitalizar os conhecimentos específicos de cada território
  2. necessidades locais
  3. vantagem competitiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com