TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Artigo sobre a Instituição Social Manassés de São Luis MA

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa - Unidade 7 - (Período: 14/04 – 18/04)


1- Considerando os resultados/discussão do artigo, apresente um resumo das principais informações apresentadas. Discuta aquelas que mais chamaram a sua atenção.

        A pesquisa realizada com os dezenove internos da Instituição Social Manassés de São Luis MA, identificou que a idade média dos participantes era de 29,2 anos e que 79,4% deles iniciou o consumo de drogas antes dos 18 anos, sendo que 42,10% afirmaram ter iniciado pelo álcool, 36,84% pela maconha e 21,05% pelo cigarro. A curiosidade é o principal motivo apresentado para a experimentação do crack e o acesso a ele se deu majoritariamente por meio dos amigos; o efeito rápido e intenso são os principais fatores apontados para a preferência em relação a outras drogas. A maioria, 84,21% dos participantes relatou estar consciente sobre os riscos à saúde, no entanto, a fissura os mantinha em uso. Os efeitos negativos associados ao uso do crack apresentados pelos participantes são de origem social, física e psicológica e os motivos que os levaram a buscar tratamento foram necessidade de mudança de vida, medo de morrer e preocupação com a família. Muitos participantes relataram mudanças durante o tratamento, tais como a recuperação da vontade de viver e de se alimentar, de dormir e se divertir, além das mudanças físicas e de relacionamento familiar. Quanto mais precoce é a busca por ajuda, mais provável o sucesso do tratamento. Segundo Brasil (2011), a recuperação depende fundamentalmente do apoio familiar, da comunidade e da persistência do indivíduo.

2- Considerando as informações apresentadas nos resultados/discussão do artigo, de que forma os educadores e a sociedade poderiam contribuir para a redução do problema?

        Podemos observar que a pesquisa aponta a curiosidade como principal motivo apresentado para a experimentação, o consumo de bebidas alcoólicas como iniciador e o acesso por meio de familiares e amigos.                         Considerando estes fatores e sendo a escola um espaço de interação e convivência, acredito que os educadores adotando uma postura mais aberta em relação às discussões sobre o tema e procurando observar e conhecer melhor seus alunos pode contribuir para a redução da busca pelas drogas como forma de fuga dos problemas pessoais/familiares.                                 

3- O artigo apresenta diversos fatores envolvidos no processo de instalação, progressão e tratamento da dependência do crack. Apresente os fatores discutidos no artigo e que podem ser trabalhados por você na construção do seu projeto de prevenção.

O texto nos apresenta:

  • Motivos associados ao início do uso: curiosidade, influência de amigos, problemas pessoais – estratégia: discussões abertas sobre a temática, maior proximidade e atenção focada nas alterações de comportamento;
  •  Efeitos negativos do uso: aspectos sociais, físicos, psicológicos e familiares – estratégia: discussão, apresentação de vídeos, documentários, etc.
  • Preferência ao crack em relação a outras drogas: efeito rápido e intenso e curiosidade – estratégia: realização de atividades lúdicas e esportivas que desenvolvam os sentidos;
  • Motivos associados à busca de tratamento: necessidade de mudança de vida, medo de morrer e preocupação com a família – estratégia: desenvolvimento de oficinas de reflexão e projetos.

Todos estes fatores podem ser utilizados em um projeto de intervenção, no entanto, um projeto completo abarcaria todos eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com