TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise do artigo a importância do conhecimento em ambientes organizacionais

Pesquisas Acadêmicas: A análise do artigo a importância do conhecimento em ambientes organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.329 Palavras (14 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 14

Por: Luiz Eduardo Bustamante de Oliveira

Resumo

O presente artigo é baseado em uma pesquisa bibliográfica que aborda a importância do conhecimento no ambiente organizacional. Mostra como a vivência laboral pode ser melhorada através da informação e como o gestor de pessoas se coloca no contexto da organização do conhecimento e disseminação informacional. Destaca a função das unidades de informação inseridas nas empresas.

Palavras-chave: gestão do conhecimento; unidade de informação; gestor de pessoas; recursos humanos; informação.

MANAGEMENT OF THE KNOWLEDGE IN THE ADMINISTRATION OF HUMAN RESOURCES: THE INFORMATION FOR MANAGEMENT OF PERSONS

Abstract

The present article is based on a bibliographical inquiry that addresses the importance of the knowledge in the environment of organization. It demonstrates how laboral experience can be improved through information and how the personal manager places himself in the context of the organization of the knowledge and dissemination of information. It highlights the function of the unities of information when they are inserted in the enterprises.

key words: management of the knowledge; unity of information; personal manager; human resources; information.

1 INTROUDUÇÃO

Depois do Capitalismo Industrial, iniciado na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, onde o capital acumulado do comércio mercantil serviu essencialmente para financiar a produção industrial, hoje vivenciamos a fase do capitalismo financeiro. As grandes corporações financeiras e o sistema bancário de modo geral controlam as demais atividades – indústria, comércio, agricultura e pecuária. A chamada “quinta onda” ou revolução técnico-científica[2], é baseada em redes de informações tecnológicas e o produto INFORMAÇÃO vale como meio de desenvolvimento e lucro das corporações. Quem detêm o conhecimento pode se antecipar as variações do mercado e gerar recursos através do conhecimento aplicado. Segundo Terra ([?], p. 1) “[...] o recurso conhecimento é o único recurso empresarial que pode gerar retornos exponenciais.”

Mas onde as pessoas e, particularmente, o Gestor de Recursos Humanos, se inserem nesta nova fase da sociedade do conhecimento e dos recursos informacionais como fator estratégico de desenvolvimento e produção? A resposta está justamente na gestão dos processos de produção de dados, na aplicação do conhecimento adquirido, na disseminação de informações relativa a realização de determinados trabalhos etc.

Este artigo explora um tema pouco levantado e tem por finalidade apresentar idéias e desenvolver o assunto, mas não modificar conceitos. Entende-se que novos estudos devem ser feitos e melhor investigados. Baseia-se numa pesquisa bibliográfica com materiais já elaborados e seu delineamento partiu de artigos científicos e livros que abordam gestão de pessoas, gestão do conhecimento e da informação.

Nos tópicos seguintes, procura-se explicitar o que significa Gestão do Conhecimento, como o conhecimento pode gerar valor, qual a importância de uma Unidade de Informação na administração de RH, como o Gestor de Pessoas se coloca como um facilitador do conhecimento e como a informação se tornou um recurso gerencial de extrema necessidade na administração de pessoas. Por fim, faz-se as considerações finais sob a ótica do que foi apresentado neste trabalho.

2 O QUE É GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do Conhecimento pode ser entendida como um processo de recuperação, disseminação e utilização do conhecimento para se atingir metas da organização. Compreende-se o conhecimento como a informação interpretada, o que ela significa, e o que pode causar com seu uso. Ela pode ser usada para tomada de decisões e ações, como o objetivo de obter vantagens, antever cenários e formular propostas etc.

Os objetivos da Gestão do Conhecimento variam desde dar “vida” ao dados (deixando-os usuais e úteis – principalmente para as organizações), até a geração de novos conhecimentos, possibilitando melhores práticas, vantagens competitivas e estabelecimento de lógica organizacional.

O mapeamento de informações é essencial na Gestão do Conhecimento, pois sugere a busca de informações em diversos meios e lugares, e facilita o enquadramento da estratégia, permitindo aumento da produção intelectual. Segundo Melo (apud MURRAY, 2003, p. 35), “A Gestão do Conhecimento é uma estratégia que transforma bens intelectuais da organização – informações registradas e o talento de seus membros – em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade”.

Melo, ainda explicita a fala de outro autor, dizendo,

Gestão do Conhecimento é ” uma visão, baseada no conhecimento dos processos de negócio da organização, para alavancar a capacidade de processamento de informações avançadas e tecnologias de comunicação, via translação da informação em ação por meio da criatividade e inovação dos seres humanos, para afetar a competência da organização e sua sobrevivência [sem grifo do original] em um crescente de imprevisibilidade” (Melo apud MALHOTRA, 2003, p.35).

Desse modo, conclui-se que a Gestão do Conhecimento é um meio de estímulo onde as pessoas que trabalham nas organizações possam produzir informações e também usufruírem delas. Com isso, o conhecimento se torna ferramenta essencial e indispensável ao crescimento das empresas e das pessoas.

3 CONHECIMENTO COMO VALOR AGREGADO À GESTÃO DE PESSOAS

Nos últimos tempos o conhecimento se tornou fator fundamental para o desenvolvimento das organizações e as pessoas peças-chave para a produção, aprendizado e aplicação do conhecimento. Tanto o conhecimento adquirido (aprendizado) quanto a disseminação da informação (aplicação), são apropriações das pessoas, assim como, permeados por elas.

O controle dos Recursos Humanos visa, em última análise, obtenção de melhores resultados de trabalho. O conhecimento se faz necessário justamente na melhoria do resultado final, e nos processos que levam a ele. Pessoas mais qualificadas produzem mais e solucionam melhor os problemas.

Para Lenhari e Quadros (2002) o aprendizado é importante tanto para se adaptar às rápidas mudanças nos mercados e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com