TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Critica

Por:   •  7/3/2023  •  Resenha  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

MARIA EDJANE QUEIROZ NOGUEIRA

RA 0543007

ANÁLISE CRÍTICA

[pic 2][pic 3]

AFOGADOS DA INGAZEIRA/PE

2022

1. INTRODUÇÃO

A questão social surgiu na Europa no século XIX e tinha como objetivo exigir o desenho de políticas sociais em benefício da classe trabalhadora cada vez mais pobre.

Segundo Iamamoto (1999, p. 27), um problema social pode ser definido como um conjunto de expressões de desigualdade em uma sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se social, durante a apropriação de desigualdade seus frutos permanecem privados. Todo esse processo de urbanização e industrialização levou ao empobrecimento da classe trabalhadora e acabou com a efetivação das condições de trabalho onde a questão social alcançou formas problemáticas, principalmente na sociedade burguesa que se valeu da coerção da política social.

A questão social atual está relacionada à expansão do trabalho na sociedade capitalista, a começar pela degradação do trabalho, perda e desaparecimento de muitas categorias e empregos, e isso acontece quando o Estado começa a se retirar do setor social por meio de cortes, privatizações, etc. A questão social está intimamente relacionada com a desigualdade social, e essas questões surgiram com o nascimento do terceiro setor da sociedade para criar programas e projetos para ajudar os pobres, bem como mudanças políticas.

A fecundidade da análise mostra como é importante criar mediações que identifiquem e desvelem as expressões de uma "questão social" diversa e complexa considerando as peculiaridades das formações sociais do modo de produção capitalista.

Além disso, expressa o rigor do método marxista na análise da realidade e ajuda a identificar alguns dos mais importantes desafios que a classe trabalhadora tem enfrentado historicamente em relação ao capital e ao trabalho no Brasil (SANTOS, 2012, p. 215).

O assistente social é o profissional que lida diretamente com um problema social em suas diversas formas de expressão e atua contra a criação de desigualdades e a criação de resistências.

2. QUESTÕES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES

A discussão sobre a questão social consiste em um elemento chave, o elemento teórico-metodológico na análise crítica da relação do Serviço Social com a realidade moderna, e também deve ser considerada no processo de ruptura do Serviço Social com o pensamento conservador e a interação desse campo com a teoria social marxista. A partir da década de 1990, difundiu-se a tese, em que a questão social é tratada como o principal elemento de ligação entre o serviço social e a realidade, sendo a base sócio-histórica da profissão e também a matéria-prima do trabalho, trabalhar expressão múltipla dos assistentes sociais (IAMAMOTO, 1999).

Essa tese está amplamente expressa na produção do campo e também na liderança dos currículos da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa do Serviço Social (ABEPSS, 1996) sobre a formação profissional do assistente social a interação da região com o marxismo e a teoria marxista. Essa discussão nos permite posicioná-la como indissociável da produção capitalista e da sociedade burguesa, com base na contribuição da teoria do valor trabalho, da lei geral da acumulação, da criação das relações sociais, da discussão da inferioridade, formando uma abordagem totalitária que não faz estrutura segmentar e sujeito, porque integra as dimensões material e espiritual da desigualdade e resistência social e na análise de sua refração na vida dos sujeitos.

A questão social na sua mediação com a profissão abre-se precisamente quando se explica o significado social do trabalho do assistente social, porque é uma questão profissional e está na base da base sócio-histórica do serviço social, definindo o seu âmbito a produção das relações sociais, lendo criticamente os requisitos sócio-históricos de profissões na divisão sócio-técnica do trabalho, incluindo a base explicativa e analítica do desenvolvimento da política social do capitalismo porque oferece conexões que vinculam radicalmente a profissão à dinâmica social de seu movimento histórico, nas relações entre as classes sociais e o Estado como um importante canal de superação da cultura conservadora da categoria.

A análise das produções que articulam a temática social da prática profissional e da formação evidencia lacunas e dificuldades na apropriação do rico potencial teórico-analítico coletado pelos assistentes sociais da região, tema central e atual que deve ser aprofundado nas pesquisas, fundamentos do serviço social à luz do pequeno universo de artigos de pesquisa privilegiados para discutir essa articulação. Assim, apesar das diretrizes curriculares da ABEPSS, que afirmam a temática social como elemento central, organizam o currículo e perpassam por ele, é importante aprofundar estratégias pedagógicas que vão além de sua abordagem fragmentada e pulverizada em diferentes disciplinas sem aprofundamento teórico-crítico sobre suas bases. Isso pressupõe sua abordagem teórico-metodológica, ancorada no marxismo e na obra do marxismo em relação à categoria trabalho, o delineamento de disciplinas voltadas para seus fundamentos, o suporte de sua transversalidade no currículo, garantindo ao mesmo tempo mediações com conteúdos diferentes, especialmente considerando o contexto histórico do Brasil, a historicidade da profissão e do trabalho do assistente social. Soma-se a esses desafios educacionais a necessidade de maior atenção à discussão do processo de recaptura e à formulação de respostas à questão social na perspectiva da prática profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com