TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Concorrência

Por:   •  16/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

2 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

2.1 INTRODUÇÃO

Ao analisarmos o resultado da pesquisa de mercado, confirmamos o interesse da população itaunense em manter uma qualidade de vida e bem estar por meio de uma alimentação saudável.

Ao abrir um novo negócio é importante ter conhecimento do mercado, estar atentos a ameaças e oportunidades. Conhecer nossos concorrentes é fundamental para que possamos tomar decisões estratégicas.

Pensando nisso realizamos uma visita a um concorrente indireto local, a Casa Blanca Churrascaria, visto que na cidade não há nenhum concorrente direto para o nosso negócio.  

2.2 DESENVOLVIMENTO

O concorrente visitado foi a Casa Blanca Churrascaria, embora não seja um concorrente direto, está entre os melhores restaurantes de Itaúna. Fomos muito bem recebidos pela gerente Rosane, que se colocou a disposição para esclarecer todas as nossas dúvidas. O restaurante conta com um espaço amplo e aconchegante, que garante o conforto dos clientes durante as refeições e tem também um parquinho para as crianças se divertirem.

O restaurante conta com sete colaboradores e  funciona de segunda a sexta de 10:30 as 14:00 horas, na rua Cassiano Dornas, número 212, no centro de Itaúna. Serve churrasco, saladas, selfie-service com balança, bebidas e sobremesas como sorvete e chocolates. O cliente pode solicitar sua bebida no momento da pesagem, ou se preferir um garçom vai até a sua mesa. Para os clientes que não podem ir até o restaurante, é ofertado o serviço delivery, terceirizado.

 Durante a semana o restaurante oferece um cardápio mais simples e aos sábados o cardápio é mais incrementado. As formas de pagamento são dinheiro, cartão de crédito e débito, notinhas, onde o cliente realiza o pagamento no final do mês, e cheques de clientes cadastrados.

O restaurante tem uma promoção onde alunos da Universidade de Itaúna ganham 7% de desconto nas refeições e aniversariantes pagam somente a bebida. Também conta com parceria com a empresa REMO, onde os funcionários da mesma pagam um preço fixo pela refeição, ou seja, sem passar pela balança. O principal público do restaurante são os universitários, atraídos pelo desconto e sabor incomparável das refeições, e funcionários de outras empresas, além da REMO.   A publicidade é feita por outdoors, anúncios no jornal Spaço e patrocínio, onde a marca do restaurante é estampada nas camisas dos alunos de medicina da UIT.

Os fornecedores são comércios locais, as compras de verduras, legumes e frutas são realizadas todos os dias, compras de carnes são feitas uma vez por semana e demais compras, como supermercado,  uma vez ao mês. As sobras do restaurante são levadas para a fazenda da proprietária onde serve de alimento aos porcos e galinhas.

2.3 CONCLUSÃO

         A visita a um concorrente indireto local, nos permitiu esclarecer nossas principais dúvidas sobre o seu funcionamento, produtos e serviços ofertados, fornecedores, estratégias de marketing , público, estrutura, pontos fortes e pontos fracos. Essas informações foram fundamentais para as decisões de nosso projeto, nos mostrando os pontos que devemos melhorar e focar para conquistarmos cada vez mais nossos clientes e para conseguirmos uma posição de destaque no mercado alimentício itaunense.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com