TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Demonstrações Contábeis

Por:   •  20/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.688 Palavras (11 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

        

Estudante: Consuelo Reina Rocha

Disciplina: Governança Corporativa

Turma: A56989814

1. Contexto

De acordo com Dexco (DXCO3), antiga Duratex, segundo site Dexco (2021), é uma empresa brasileira, listada desde 1951 e cujas ações estão listadas na bolsa de valores B3. A Empresa integra o chamado Novo Marketplace desde 2009, demonstrando a adopção dos mais elevados padrões de governança corporativa. Além disso, desde 2008 faz parte da carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), também da B3, que apresenta elevados padrões em termos de sustentabilidade empresarial. Esses índices ajudam as empresas a utilizar as melhores práticas para combater a crise. Os principais acionistas da empresa são Itaúsa e Bloco Seibel, que detêm 40 % e 20 % das ações, respectivamente. Os 40 % restantes são negociados na B3.

Segundo o site Dexco (2021) a companhia atua em três divisões: Madeira, Deca e Revestimentos Cerâmicos. A divisão de  Madeira produz e comercializa na produção e comercialização de painéis MDP e MDF, bem como  pisos laminados e vinílicos, com a marca Durafloor. A Companhia possui as melhores práticas de gestão para preservar áreas naturais, incluindo o setor Florestal, que abrange mais de 200 mil hectares e cultiva eucalipto com tecnologia de ponta.

A Companhia possui as melhores práticas de gestão para preservar áreas naturais, incluindo o setor Florestal, que abrange mais de 200 mil hectares e cultiva eucalipto com tecnologia de ponta.

A divisão Revestimentos Cerâmicos produz e comercializa revestimentos para piso e parede e telhas utilizando as marcas Ceusa e Portinari, que são destaque no mercado nacional por seus atributos de inovação, qualidade e tecnologia de ponta.e, ainda, em mais de 50 países para onde exportamos. A Dexco é a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, sendo líder de vendas no mercado interno e líder de mercado na produção de louças e metais sanitários no hemisfério sul e uma das líderes do segmento de revestimentos cerâmicos no país.

Segundo seu site, a Dexco está apoiada em atributos e fortalezas que podem ajudar no enfrentamento de crises. Esses atributos não são contabilizados nos balanços, reunindo fatores essenciais para criação de valor e construção de vantagens competitivas que a diferenciam no mercado, sendo eles sua forte marca no mercado, inovação, qualidade, tecnologia, ecoficiência, gestão de custos e pessoas. Esses atributos podem fazer com que a empresa tenha problemas para enfrentar a crise, visto que seu principal publico precisou ficar em casa e diminuir seus investimentos relacionados a construção civil, mas não foi o que aconteceu, segundo dados da companhia. Em 2020, a Dexco finalizou um estágio estruturante do seu planejamento estratégico de longo prazo, com foco em 3 frentes, conforme figura a seguir:

[pic 3]Figura 1: Planejamento estratégico de longo prazo

Fonte: Adaptado Dexco (2020)

Outro ponto que é importante destacar é que a Dexco possui um forte comprometimento com a atuação focada em sustentabilidade, tendo frentes em reciclagem de materiais, redução das emissões de gases carbonos, foco em descarte correto de seus resíduos e economia de água.

Entretando, segundo o site Capitalizo (2020) pode-se destacar que a Dexco possui altos custos de produção derivados da cotação internacional, estando expostos a variação cambial e oferta e demanda. Outro ponto negativo é em relação ao volume de vendas, pois a indústria moveleira é responsável por 40% do volume de vendas da divisão Madeira e o setor de construção civil representada mais de 20%. Os dois segmentos possuem característica cíclica, oscilando de acordo com as condições macroeconômicas. Além disso, as instalações da companhia e sua base florestal são reguladas por legislação rígida e são exigidas autorizações e licenças relacionadas à proteção do meio ambiente. Os órgãos competentes contam com livre poder para impor restrições e endurecer as diretrizes aplicadas, acarretando dispêndios não previstos com gestão ambiental.

Diante do exposto, podemos ver que a empresa possui frentes para se manter forte no mercado para os próximos anos e segundo o site da Forbes (2021) A Dexco anunciou a mudança de nome, com foco em uma estratégia para apoiar a expansão do grupo do setor de construção civil para novos negócios.

2. Boas práticas

     De acordo com os autores Mazalli e Ercolin (2018), no Brasil, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) regularmente publica seu Manual de Boas Práticas de Governança Corporativa, que contém orientações e recomendações em sintonia com as de instituições similares em outros países. Conforme o IBGC (2021), a governança corporativa refere-se ao sistema que guia a administração, supervisão e estímulo das empresas, abrangendo as relações entre acionistas, conselho de administração, diretoria, órgãos de supervisão e controle, bem como outras partes interessadas. Os princípios fundamentais da governança corporativa incluem transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade empresarial, e sua aplicação adequada gera um ambiente de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros.

   A estrutura de governança da Dexo (2021) consiste em três órgãos principais: o Conselho de Administração e seus Comitês, que abrangem Pessoas, Nomeação e Governança; Sustentabilidade;     Auditoria e Gerenciamento de Riscos; Divulgação e Negociação; Avaliação de Transações com Partes Relacionadas; TI e Inovação Digital, além da Diretoria.

    Conforme o site da Dexco (2021), o Conselho de Administração concentra-se na atuação institucional e formula a orientação estratégica global dos negócios, aprova planos e metas, estabelece diretrizes específicas a serem implementadas e monitora o desempenho do Grupo Dexco. Este conselho é composto por nove membros, dos quais três são independentes.

    Além disso, a Dexco mantém comitês não deliberativos, como Pessoas, Nomeação e Governança; Sustentabilidade; Auditoria e Gerenciamento de Riscos; Divulgação e Negociação; Avaliação de Transações com Partes Relacionadas; TI e Inovação Digital, que debatem e recomendam ao Conselho de Administração a aprovação de assuntos de sua competência. Seu propósito é servir como um fórum de discussão para promover maior construção e alinhamento de propostas, contribuindo para aprimorar a qualidade das decisões do Conselho de Administração. É importante destacar que a Dexco possui ainda Comissões de Investimentos, Riscos, Ética e Privacidade e Proteção de Dados, que atendem às demandas do mercado, aperfeiçoam a gestão e mantêm a sinergia dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (465 Kb)   docx (931.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com