TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Econômico Financeira

Por:   •  12/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Análise Econômico-Financeira
Professor: Alessandro P. Alves

Aluno: Rafael do Nascimento Barretari
Matrícula: 19114170184

RESPOSTAS DA AD1

Questão 01: A Análise Vertical faz uma relação entre as contas, ou seja, uma relação entre os valores apresentados em um demonstrativo, demonstrando o percentual de participação de um grupo de contas em relação a um todo. Já a Análise Horizontal analisa as variações dos saldos das contas num período de tempo.

Questão 02: O Principal a ser definido em uma análise de indicadores é a finalidade da análise, isto é, a motivação da análise, bem como a quem será endereçada a mesma. Por exemplo, se for uma análise para investidores, indica-se um análise de retorno (seja de curto ou longo prazo) no caso de credores, verifica-se a capacidade de liquidez da empresa, ou a capacidade de quitação dos seus débitos.

Questão 03: A convergência das normas contábeis facilitou o processo de comparação entre demonstrações contábeis entre empresas de diferentes nacionalidade, facilitando o trabalho do analista, pois antes isso demandava tempo e recursos para a tarefa.

Questão 04:

Para uma boa análise com finalidade de investimento, é preciso levantar demonstrativos recentes tais como Balanço Patrimonial, DRE e DFC, visto que através de análises verticais e horizontais do Balanço Patrimonial poderá ser observada a saúde da empresa, bem como sua liquidez, endividamento, investimentos, entre outros, na intenção de obter informações do estado atual da empresa bem como as variações do tempo até dado momento, e com isso saber se a empresa está em ascensão ou queda. A DRE nos trará visibilidade sobre os resultados, ou seja, se o lucro contábil da empresa passa por um processo de absorção excessiva da receita por despesas que são bem geridas, além de medir a Margem de Contribuição de uma atividade verificando se a taxa de retorno é satisfatória para o investidor, o que pode ser decisivo na tomada de decisão. A DFC indica a capacidade de gerar “caixa” para a empresa afastando possíveis resultados positivos da DRE gerados por direitos ou resultados não operacionais ou não geradores de caixa, ou seja, a não geração de despesas pode gerar uma distorção de resultados, fazendo o investidor acreditar que a empresa vem gerando lucro, mas sem gerar caixa para a empresa.

Os Demonstrativos citados são ferramentas primordiais para uma análise satisfatória e segura para o investidor, pois com os indicadores acima sendo analisados horizontalmente, é possível prever se a empresa terá uma crescente ou uma queda nas suas atividades, claro que deve-se observar os fatos relevantes citados em notas explicativas para que se interprete de maneira coesa e transparente os indicadores utilizados, como por exemplo, uma empresa que possui atividades sazonais deve ser isolado o período em que a sua atividade não está em alta, ou também atividades rurais que são afetadas por condições climáticas ou de natureza ambiental, o analista deve considerar como esse fato afetou a empresa e se isso comprometeu o andamento das atividades e como foi feita a retomada das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com