TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Financeira

Por:   •  6/4/2017  •  Seminário  •  3.310 Palavras (14 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

EDER ELIZEU DA COSTA

EDSON OLIVEIRA DA SILVA

LEIDIANE VIEIRA JUSTINO DA SILVA BERGAMO

MÁRCIA ALVES BENTO DE RESENDE

SEBASTIÃO ERLEI DA SIVEIRA

UDISLEI BELIZÁRIO MATIAS

ANÁLISE FINANCEIRA, CUSTO E MERCADO DE CAPITAIS

Ituiutaba

2016

EDER ELIZEU DA COSTA

EDSON OLIVEIRA DA SILVA

LEIDIANE VIEIRA JUSTINO DA SILVA BERGAMO

MÁRCIA ALVES BENTO DE RESENDE

SEBASTIÃO ERLEI DA SIVEIRA

UDISLEI BELIZÁRIO MATIAS

ANÁLISE FINANCEIRA, CUSTO E MERCADO DE CAPITAIS

Portfólio apresentado no curso de Bacharelado em Administração, da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito para a conclusão das disciplinas: Administração Financeira e Orçamentária; Mercado de Capitais; Análise de Custos; e Seminário Interdisciplinar VI.

Orientadores: Alessandra Petrechi de Oliveira

Clévia Israel Faria Franã

Wellington Bueno

Regiane B. Alice Moraes

Ituiutaba

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................... 4

2.1 DRE E FLUXO DE CAIXA PARA O PROJETO PROPOSTO ......................... 5

2.1.1 FIGURA 1 - DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO ............ 6

2.1.2 FIGURA 2 - FLUXO DE CAIXA ..................................................................... 7

2.2 ORÇAMENTO DE VENDA E DE PRODUÇÃO ............................................... 8

2.3 IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA ........................................................... 9

2.4 INDICADORES FINANCEIROS ...................................................................... 10

2.5 RELATÓRIO DE VIABILIDADE DO NEGÓCIO ............................................... 11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................... 13

3

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho se constitui em um estudo realizado com base nas informações da empresa Ases Indomáveis, que apresentou um projeto para o estudo de lançamento de um novo produto no mercado, máquinas para a fabricação de alimentos para revenda.

O objetivo acadêmico desta atividade é permitir a análise financeira de uma empresa em fase inicial de atividade, observando aspectos de Gestão Financeira e Orçamentária, de Gestão de Custos e de Mercado de Capitais, buscando integralizar o aprendizado sobre Gestão Financeira e Análise de Projeções, necessários ao estudo de viabilidade, manutenção e investimento de qualquer proposta empreendedora.

Para tratarmos o conteúdo, foram feitas a análise dos dados financeiros apresentados e a elaboração dos demonstrativos financeiros e pesquisas além de pesquisas bibliográficas em todo o material disponibilizado, auxiliando dessa forma na identificação da situação da empresa em termos de rentabilidade, liquidez, lucratividade, endividamento e saúde financeira, conduzindo à tomada de decisão sobre a viabilidade ou não do projeto proposto.

Dessa forma, o desenvolvimento do material foi realizando, buscando facilidade na compreensão e entendimento das informações, onde foram apresentadas as demonstrações através de planilhas, tais como DRE e Fluxo de Caixa, Orçamento de Vendas e de Produção, Abordagem Teórica sobre a importância do Fluxo de Caixa, Indicadores Financeiros e ao final, a Análise de Viabilidade do Negócio.

4

2 DESENVOLVIMENTO

Todo empreendedor que deseja obter resultados positivos em sua empresa, necessita levar em consideração que toda a ação, seja ela operacional, administrativa, técnica ou comercial, apresenta reflexos na estrutura e no desempenho econômico e financeiro da instituição. Dessa forma os gestores devem observar os fatos e os resultados, não obstante verificar o planejamento de novos fatos e resultados, levando em consideração que se trata de uma ação estratégica e gerencial, onde o Equilíbrio Econômico e financeiro, Crescimento e Indicadores Econômicos, devem ser tratados com grande relevância, baseando-se nesse estudo que se pode verificar a viabilidade de ampliação da estrutura, ampliação do mercado, disponibilização para investimentos entre outros campos que podem ser explorados.

O Equilíbrio Econômico e Financeiro avalia a viabilidade do negócio, utilizando como base o Faturamento Periódico, Custos Variáveis, Custos Fixos, Margem de Contribuição, Lucro Operacional, Preços de Venda e Fluxo de Caixa, indicadores estes que auxiliam o gestor na análise da estabilidade e a capacidade da geração de lucro.

O Crescimento da empresa está representado pelo crescimento patrimonial da empresa, onde o Patrimônio Líquido, que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica, aos sócios ou acionistas, representado pela diferença entre os ativos e passivos da organização.

Os Indicadores Econômicos são utilizados para mensurar o desenvolvimento econômico da empresa, através do Índice de Liquidez, Índice de Endividamento, Índice de Rentabilidade sobre Vendas e Índice de Atividades.

Enfim, a Análise Financeira é uma excelente e importante ferramenta que dá auxilio aos gestores em sua tomada de decisão, bem como fornece informações às pessoas interessadas em investir na empresa, podendo dessa forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com