TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da Realidade Brasileira Atual

Por:   •  21/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Veiga de Almeida

Kamila Machado Da Silva

Análise da Realidade Brasileira Atual

Rio de Janeiro – RJ

2018


É muito importante termos um representante, ou melhor, um líder que sua intenção é buscar a democracia, ir sempre à busca de paz para a sociedade e motivar toda uma sociedade para lutar a favor dos seus direitos. E Stephane Hessel era exatamente esse perfil de líder, ele foi um diplomata, embaixador, combatente da resistência francesa e agente da Bureau Central de Renseignements et d'Action. Tinha fortes opiniões, e através deles milhares de pessoas indignadas por tantos fatores lutavam pra que aconteça a diferença no país.

No Brasil ocorreram inúmeros movimentos que foram de bastante importância, e essa atitude mesmo que aos poucos, podem mudar todo o contexto atual do país. Como Stephane Hessel diz: “Tem cidadãos ignoram a situação na qual se encontram. Seria bom acordá-los. É importante dizer a eles: “Olhem à sua volta e vejam como há outras coisas inaceitáveis”. Se funcionar, os cidadãos não têm apenas de se indignar, mas também de se engajar para que seus objetivos sejam alcançados.” Ou seja, não podemos nós calar e aceitar tanta calamidade que ocorre, nossa voz precisa e tem que ser ouvida.

Entre os inúmeros movimentos que ocorreram no Brasil, destacamos o Impeachment em 1992, que através de uma campanha popular uniu milhares de pessoas para pedir que tirasse o mandato do presidente Fernando Collor de Melo. Assim como o mais recente em 2016, ocorreu o processo de Impeachment da presidente Dilma Rouseff, esse processo ganhou mais força devida á ruas de varias cidades lotadas de pessoas. Fernando Collor de Melo acusado de corrupção e Dilma Rouseff por crimes de responsabilidades, ambos perderam seu mandato por votos favoráveis no Congresso.

E por realizar seu objetivo do movimento, tornam-se as pessoas mais otimistas por ter voz de mudar e melhorar a realidade do país. Todos se sentiam com maior liberdade para opinar, criticar e sugerir melhorias. A motivação de todos era inigualável, dias históricos e de enorme conquista para todos. E esses movimentos não são apenas voltados a politica, mas também contra o preconceito, racismo, desigualdade social, homofobia, entre outros. Ou seja, uma sociedade que não pensa apenas em si próprio, e sim fazer a diferença no coletivo.

Brasil é considerado um país democrático, mesmo seguindo modelos diferentes de outros países. Porem não é bem assim que funciona mesmo todos possuírem toda liberdade de voz, a corrupção é um dos maiores problemas que afeta o bem-estar da população. Muito dinheiro sendo roubado, ao invés de ser investidos nos setores básicos para a população. Mas a democracia é apenas para os ricos, e os de classe mais humilde o que é um número bem maior de pessoas, estão fora de ter esse direito de democracia.

Democracia é o que vemos no país da Noruega no qual o país investiu os recursos derivados do petróleo em outras áreas produtivas que ajudaram a manter a estabilidade econômica, é também marcada por instituições públicas fortes, uma cultura baseada na confiança e na baixa desigualdade são essenciais. O que tá muito fora da realidade do Brasil, infelizmente. E através de uma pesquisa do Economist Intelligence Unit, mostra que o Brasil é 44º país mais democrático, ou seja, falta muito.

E como visualizamos tantas diferenças de classes no país, é através da estratificação social que detalha a pirâmide das classes. O Brasil é dividido por classes, e para melhorar de classe para outra é através dos seus esforços, porém com tão pouco investimento de quem tem o poder para isso. Fazendo com que os pobres não consigam crescer para avançar de classes, e permaneçam na miséria. E o filósofo Marx considera que o poder político apresenta como a expressão dos conflitos sociais e que existe o aumento das riquezas e a miséria crescente da maioria, e isso é bem nítido na situação atual do país.

E até mesmo com algumas movimentações, mostram o quanto é precário a democracia. Mas tem outros lideres que buscaram o melhor, e foram executados por possuírem papel de extrema importância para o país. Por exemplo, no dia 14 de março, Marielle Franco foi executada por quatro tiros dentro do carro. Ela era socióloga, feminista, politica e militante dos direitos humanos, e contra o racismo, homofobia, machismo, intervenção militar e de toda pobreza e desigualdade. Ela era uma voz ativa, o que muitos precisavam. E infelizmente desmotiva a população por esse fato ocorrer e também por ter tantos ricos com muitos, e pobres continuando com poucos. Muitos em silêncio, com medo e aceitando toda a indignação, infelizmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com