TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Mercado e Projeção de Cenários

Por:   •  9/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

DATA: 07 /_10_/ 2021

CURSO: Administração        CAMPUS: Alcântara

DISCIPLINA: Análise de Mercado e Projeção de Cenários (ARA0077)

TURMA: 3014

PROFESSOR: Jorge Antonio Maroun

AV1 ( x )        AV2 (        )        AV-3 ( )

  1. – Estudamos o posicionamento em termos de valor, segundo Philip Kotler. Sobre este posicionamento, explique as propostas de valor mais por mais e mais pelo parecido. Por favor, na explicação, dê um exemplo que deixe claro que conhece o conceito. (1,0 ponto – 0,5 cada)
  1. Assinale a correlação adequada: (1,0 ponto)

O ambiente cultural exerce grande influência sob os negócios, pois molda o comportamento das pessoas e, portanto, o comportamento de consumo é influenciado pela cultura do local, hábitos, crenças, tradições...

Porque

A Cultura é um elemento de identidade, conhecimentos e realizações de uma sociedade e que as empresas precisam conhecer, entender e respeitar. Não é viável vender bebida alcoólica para uma população islâmica ou carne suína a uma população judaica, por exemplo.

  1. – ( ) A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é verdadeira e complementa a I.
  2. – ( ) A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é verdadeira, mas não é um complemento da I.
  3. – ( ) A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa. D – ( ) A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira E – ( ) Ambas as assertivas são falsas.

  1. – Uma organização orientada ao mercado é aquela que procura se fechar em sua posição, estando pouco ativa no mercado para networking e junto aos stakeholders. Geralmente são organizações de grande porte, já bem estabelecidas, que utilizam terceirizações para reduzir custos e cuja distância dos concorrentes visa proteger sua posição estratégica. (0,5 ponto)

A – ( ) Verdadeiro        B – ( ) Verdadeiro

  1. - O Questionário de pesquisa é uma técnica de custo razoável, apresenta as mesmas questões para todas as pessoas, garante o anonimato e pode conter questões para atender a finalidades específicas. Aplicada criteriosamente, esta técnica apresenta elevada confiabilidade. Podem ser desenvolvidos para medir atitudes, opiniões, comportamento, circunstâncias da vida do cidadão, e outras questões.

Qual o único item correto sobre os cuidados para a correta elaboração de questionários? (0,9 ponto)

  1. - Fazer perguntas constrangedoras.

  1. - Remeter a um passado muito distante.
  1. - Ser tendencioso ou forçar respostas.
  1. - Utilizar linguagem simples e adequada.
  1. - Não utilizar escalas conhecidas de medição de atitudes.
  1. Estudamos sobre a importância da cultura organizacional para as organizações. Sobre o conceito de Cultura Organizacional, assinale a única alternativa que é INCORRETA, ou seja, que não está coadunada com o que vimos sobre cultura organizacional. (0,9 ponto)

  1. - É considerado um conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização.
  2. - As condições do ambiente interno ou externo podem afetar a cultura organizacional.
  3. - A cultura de uma organização é estática e raramente não sofre alterações com o tempo. Isto permite criar um padrão de gestão na empresa.
  4. - A cultura organizacional influencia o comportamento e as atitudes dos seus profissionais.
  1. Explique com suas palavras como o macroambiente político e o macroambiente econômico podem afetar os negócios de uma organização, gerando oportunidades ou ameaças. Cite um exemplo que deixe claro que domina os conceitos que está analisando. (1,2 ponto – 0,6 cada)

  2. - As empresas possuem estratégicas de Comunicação diferentes no que tange a posicionar a sua marca ou de seus produtos no mercado. Algumas estratégias possíveis para realizar esta Comunicação são: utilizar um animal representando a marca, um objeto representando a marca, um desenho representando a marca, o fundador da empresa representando a marca, uma personalidade representando a marca, um porta voz ou personagem representando a marca, um nome ou um slogan que gere associação à marca, entre outras possibilidades comunicativas. Qual das opções abaixo NÃO é um exemplo correto do uso de alguma das estratégias acima de comunicação e posicionamento. (1,0 ponto)
  1. – ( ) A Nike utiliza várias campanhas com o astro e ex-jogador de basquete Michael Jordan para divulgar seus tênis da linha Jordan.
  2. – ( ) O tigre Tony (Sucrilhos Kellogs) é um bom exemplo de um desenho animado que representa um produto/marca.
  3. – ( ) Dedicação Total a Você (Casas Bahia) e a palavra Segurança (Volvo) são exemplos de slogan e de palavra, respectivamente, que remetem a uma marca, ajudando a posicionar à empresa no mercado.
  4. – ( ) O posicionamento pode se confundir com uma estratégia de consolidação da empresa no mercado. Por isso, exemplos como o de um animal representando a marca ou um desenho também querendo gerar esta significação, geralmente são improdutivos no resultado dos esforços de Comunicação da companhia. Muitos símbolos criados nunca se tornaram sucessos.
  5. – ( ) O tigre da Esso é um bom exemplo de um animal representando a marca, assim como a maça da Apple é um exemplo de um objeto, no caso uma fruta, que representa a marca. Ou seja, basta ver a maça Apple e a mente já remete o símbolo àquela empresa.
  1. - A cultura organizacional é o sistema de significados compartilhados e mantidos por seus membros distingue essa organização de outras, tornando•se um conjunto•chave do que a organização valoriza. Tal sistema valorativo, portanto, representa uma percepção comum por parte dos membros da organização. (0,5 ponto)

A – ( ) Verdadeiro        B – ( ) Verdadeiro

  1. O questionário de uma pesquisa de Mercado apresenta a pergunta e as opções de resposta abaixo: (1,0 ponto)

Qual canal de televisão você vê com mais frequência?

1 – Rede Globo/Canal 4

4 – CNT/Canal 9

7 – TVE/Canal 2

2 - Rede TV/Canal 6

5 – SBT/Canal 11

8 – TV assinatura

3 – Bandeirantes/Canal

7

6 – Record/Canal

13

Outros:         

Assinale a alternativa correta: (1,0 ponto)

  1. – ( ) A pergunta é aberta e de resposta múltipla e a escala de mensuração é a Escala de Lickert.
  2. – ( ) A pergunta é semi aberta, de resposta única e a escala de mensuração é nominal.
  3. – ( ) A pergunta é fechada, de resposta única e a escala de mensuração é ordinal.
  4. – ( ) A pergunta é semi aberta, de resposta múltipla e a escala de mensuração é nominal.

E – ( ) A pergunta é aberta, de resposta única e a escala de mensuração é ordinal.

  1. O valor criado para o cliente é essencial para a manutenção da competitividade das organizações. Agregar valor é fundamental, sobre ele podemos afirmar: (1,0 ponto)

  1. – Os serviços ajudam a criar valor ao cliente, pois agregam intangíveis ao produto, como conveniência, conforto, diversão, delivery...
  2. – A marca forte e conhecida ajuda a agregar valor aos produtos/serviços da empresa junto ao mercado.
  3. – Se o cliente entender ser vantajoso fazer negócio com a organização pois benefícios são muitos e valem os custos relativos para consumir o produto ou serviço, considerando as alternativas ofertadas pelos concorrentes, podemos afirmar que ele vê valor na oferta daquela organização.

A – ( ) As assertivas I e II estão corretas. B – ( ) As assertivas I, III estão corretas. C – ( ) As assertivas II e III estão corretas. D – ( ) Somente a assertiva II está correta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com