TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  1/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Acadêmico: Flávio Santos Leite Junior

UNIASSELVI - Curso: Arquitetura e Urbanismo

Data: 11/11/2018

Disciplina: Projeto de Urbanismo II

RESENHA CRÍTICA

MORAES, Sergio Torres. Uma Luz Na Cidade: Subsídios Para Estudos De Requalificação Urbana. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. 187 p.

1 CREDENCIAIS DO AUTOR

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983); especialização em Estudo e Restauro de Monumentos pela Universidade La Sapienza, Roma, Itália; mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006), com "sanduiche" de um ano na Universidade da Califórnia em Berkeley.

   De março de 2015 a março de 2016 conduziu pesquisa de Pós-Doutorado na École Normale Superiore (ENS) de Paris, departamento de geografia, sobre resiliência urbana e regional. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina atuando junto ao curso de graduação Arquitetura e Urbanismo e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Pós Arq) na área de concentração História, Urbanismo e Arquitetura da Cidade.

  É membro permanente do "Shrinking Cites International Research Network" - ScIRN, desenvolvendo pesquisas sobre mobilidade demográfica e seus efeitos no território. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: requalificação urbana e restauração arquitetônica, planejamento urbano e regional e desenho urbano.

2 RESUMO DA OBRA

Uma Luz na cidade apresenta um arcabouço teórico sobre a evolução da cidade e da paisagem urbana contemporânea numa relação biunívoca com o contexto do setor leste do Bairro da Luz em São Paulo. Assim, o autor busca estruturar uma discussão sobre as possibilidades de recuperação da paisagem urbana e da vida social em áreas metropolitanas centrais com problemas de degradação física e social.

3 CRÍTICA DO RESENHISTA

O livro Uma Luz na Cidade traz uma estrutura de ideias bastante interessante, logo no início do capitulo faz uma breve linha temporal do desenvolvimento urbano e da preservação das cidades com foco nas questões estéticas e sociais relacionando com a formação da cidade atual.

  Com sólidos conhecimentos acerca do desenrolar histórico, o autor empenham-se em apresentar clara e detalhadamente as circunstâncias e características desse resgate histórico, levando-nos a compreender a problemática das transformações sociais e econômicas ocorridas no mundo, nas últimas décadas do século XX, que marca a transição da “modernidade” à “pós-modernidade”, colocando questões espaciais e urbanas locais em destaque na sociedade globalizada.

  É uma leitura que exige conhecimentos prévios para ser entendida, além de diversas releituras e pesquisas quanto a conceitos utilizados nas explanações de ideias do autor, pois faz-se várias referências a ideologias e citações de outros autores, como Otília Arantes, Sharon Zukin, entre outros. Assim toda a obra possui uma fundamentação que o sustenta.

Com estilo claro e objetivo, o autor fornece um entendimento da necessidade em aprofundar um quadro de referências que nos situa dentro de um caso de discussões atuais concernentes ao urbanismo e ao desenvolvimento das cidades brasileiras, através de uma aproximação sensível que incorpora questões especificas como a preservação dos espaços identitários da cidade.

Toda a resenha é baseada na primeira parte do primeiro capítulo do livro, nessa primeira parte o autor traz informações das experiencias urbanísticas de vulto, a partir do século XIX, decorrentes direta ou indiretamente da Revolução Industrial, encontramos urbanistas e teóricos como Sitte, Giovannoni, Howard, Unwin,Henard, Olmsted, entre outros. Acredito que todos esses Teóricos/Urbanistas colaboraram para formar a cultura urbanística moderna, onde a estética e o patrimônio cultural ocupassem um lugar de destaque.

Para embasar todo o livro o autor traz informações sobre as Garden Cities, que eram núcleos urbanos, que buscavam independência de outras cidades, possuindo planejamento com finalidades sociais amplas e a união entre cidade e campo em um só todo, procurando a harmonia que não existe na cidade industrial, até o conceito da New Urbanism que segundo Lamas, é ideias e políticas que procuram consolidar a “ inversão” do desenho da cidade nas intervenções urbanas.

 Em ambos os conceitos possuem uma relação do homem, a cidade e a natureza em harmonia, muito embora o conceito da Gadien Cities esteja ultrapassado, acredito que na época em que foi idealizado funcionasse. Hoje, o conceito New Urbanism poderia se adequar perfeitamente a realidade contemporânea, pois acredito que a modernidade deve andar em equilíbrio com o desenvolvimento sustentável.

 Concluindo a resenha, o autor cria um embasamento para o que vem a seguir, nessa primeira parte fica obvio que o leito precisar ter uma base de conhecimentos sobre alguns conceitos e história do urbanismo para entender sem muitas dificuldades, mesmo assim o autor é muito claro nas explanações das ideias. O livro se sustenta em diversos outros autores que faz com que haja uma boa relevância e ficando longe de conceitos e ideias pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com