TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Guerra - Resumo

Por:   •  18/4/2017  •  Resenha  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                                                                       [pic 2]

Faculdade Municipal da Palhoça – FMP

Acadêmico: Josoé Bueno Ienerich      Matrícula: 2102

Curso: Administração

Disciplina: Funções Administrativas

Professora: Simone Moretto

                

A Arte da Guerra - Resumo

A obra "A Arte da Guerra" escrita por Sun Tzu, no século VI a.C., cerca de 2.500 anos, um general e estrategista militar chinês, continua ainda hoje sendo fonte de inspiração em diversos segmentos da sociedade moderna mundial, entre eles podemos citar o meio empresarial, político, esportivo, programas televisivos, dentre outros que buscam através dos ensinamentos estratégicos, alcançarem seu almejado sucesso.  

O livro é composto por 13 capítulos, onde cada capítulo explicita em como usar além da estratégia militar, os meios e recursos naturais para se ganhar a batalha, usando a seu favor tais como, as montanhas, rios, florestas, sol, lua, noite, fogo, metal, madeira dentre outros, e das táticas e métodos para sair vitorioso em um confronto, conforme veremos a seguir:

Capítulo I - Estabelecendo os Planos: coloca a ênfase na importância do planejamento, antes de iniciar qualquer ação, destaca que é necessário determinar cinco aspectos de vital importância para a tão desejada vitória:

  • A lei moral;
  • Céu;        
  • Terra;
  • O comandante;
  • Método e disciplina;

Capítulo II - Fazendo a Guerra: destaca as conseqüências internas da guerra e coloca a ênfase na rapidez e eficiência das ações de forma a conservar a energia e os recursos e assim minimizar o desgaste causado.

Capítulo III – Atacando com Astúcia: refere à importância de usar a estratégia para manter intacto o maior número de coisas possíveis durante a batalha, o melhor seria mesmo vencer as batalhas mesmo sem lutar, refere-se ainda a importância do conhecimento do inimigo e de nós próprios para vencer as batalhas.

Capítulo IV – Disposições Táticas: coloca a ênfase na disposição das tropas no terreno e declara que o segredo da vitória está na adaptabilidade do ambiente onde se está, postura, habilidade, equilíbrio, confiança e oportunidade para derrotar o inimigo.

Capitulo V – Energia: se refere à força, ou impacto, a estrutura dinâmica em que o grupo está distribuído, a coordenação, as táticas, a coerência e organização, ainda apresenta diversos métodos diretos e indiretos de ataque e defesa.

 Ressalta a necessidade de organização, ignorando o tamanho das tropas, para ele, tanto faz comandar muitos ou pouco seria tudo a mesma coisa, desde que se tenha organização.

Capítulo VI – Pontos Fracos e Fortes: destaca a importância de conservar a própria energia para que quando em combate consiga ser superior a seu oponente, em contra partida, induzir o inimigo a esgotar a sua.

Jamais, a hora tampouco o local de ataque devem ser conhecido, surpreender o inimigo, é uma estratégia para que ele possa ficar desorientado, atacar em local onde ele jamais espera, seria um trunfo que certamente será favorável.

Capítulo VII – Manobras: trata da organização efetiva no campo de batalha e das manobras de combate, ao mesmo tempo em que refere outros assuntos de especial importância para o sucesso, é necessário dominar a arte de se movimentar, de tal maneira que se possa aproveitar ao máximo as vantagens de dominar tempo e distância, bem como evitar todas as maneiras os perigos de se realizarem manobras equivocadas, destaca que para melhor manobrar os homens, três coisas são fundamentais: 1) ter conhecimento do terreno; 2) utilizar a arte do engodo; e 3) dominar os métodos de comunicação para o campo de batalha.

Capítulo VIII – Variação de Táticas: este capítulo é ressaltado a importância onde o general deve usar as várias táticas, seja ela com um exército aliado ou com as características físicas da região onde acontecerá o combate, usando sempre de cautela e prudência;

Capítulo IX – O Exército em Marcha: trata das manobras estratégicas do exército e fala dos três aspectos chave da arte do guerreiro: o físico, o social e o psicológico.

Aborda com veemência os cuidados que de se deve ter, observando sempre a todos os movimentos e comportamento do inimigo e a disposição do relevo da região onde está acampado, pois em situação de um ataque eminente poderá ser um dos fatores determinantes para a vitória ou derrota.

Capítulo X – O Terreno: nesse capítulo Sun Tzu fala dos seis tipos de terrenos onde há a probabilidade de um enfrentamento, em que o general deve tomar certos cuidados, mais uma vez é colocada a ênfase na adaptabilidade e nas condições desses terrenos explicando o grau de dificuldades ou facilidades, são eles:

  • Terreno acessível;
  • Terreno complicado;
  • Terreno neutro;
  • Passagens estreitas;
  • Elevações íngremes;
  • Posições a uma grande distância do inimigo.

Ressalta também que em decorrência da falha do líder mais especificamente do general, todo exército poderá exposto a seis calamidades destacadas a seguir:

  • Fuga;
  • Insubordinação;
  • Colapso;
  • Ruína;
  • Desorganização;
  • Debandada;

Capitulo XI – As Nove Situações: é novamente analisada a questão da adaptação ao terreno e cita as nove regiões ou áreas de possíveis batalhas, são elas: Dispersiva, fácil, litigiosa, aberta, de encruzilhada, séria, difícil, confinada, de desespero.

Trata também da questão da velocidade, proibição de oráculos, administração das tensões perante a batalha eminente, a necessidade de conhecer os planos do inimigo e frustrá-lo entre outros.

Capítulo XII – Atacando com Fogo: Faz menção da importância de deixar o exército inimigo desprovidos dos recursos concernentes e necessários para sua manutenção em campo de batalha. Descreve os cincos tipos de ataque usando o fogo como um instrumento para destruí-los: o primeiro é atear fogo às tropas inimigas; depois, às suas provisões; em terceiro, queimar os seus transportes; quarto, o seu arsenal e por último as suas vias de abastecimento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com