TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atenção Primária à Saúde

Por:   •  16/2/2018  •  Seminário  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Pesquisa 2 (TP2) - Seminário Temático I

Disciplina: Seminário Temático I

Nome da Atividade: TP2

Caderno de Respostas do Trabalho de Pesquisa 2

O artigo faz uma avaliação sobre a criação e implantação, nas Unidades Básicas de Saúde, de um Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) que pode contribuir com o aumento da qualidade dos serviços oferecidos nas mesmas. A pesquisa foi fundamentada na Literatura na LILACS e SCiELO, resoluções e normativas que mencionam a temática apresentada. O PMAQ-AB é uma ferramenta relevante da gestão dos recursos destinados a saúde, que consolidou a avaliação dos serviços pelos gestores. Ofertando melhorias como a inserção da comissão de gerenciamento de risco e o controle no setor de regulação; facilitou o encaminhamento para especialidades e reduziu o tempo de espera pela consulta, garantindo a gestão da qualidade e, por conseguinte, melhora o desempenho dos indicadores de saúde. Conclui-se que há a possibilidade de alcançar as metas, com as opiniões sobre a qualidade das atividades prestadas ea cooperação dos centros de saúde.

Segundo os autores “Atenção básica” consistem em:

A Atenção Primária à Saúde (APS), também denominada como atenção básica, foi definida pela Organização Mundial da Saúde, em 1978, como atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde.

Obviamente o Brasil é um país que possui uma visão muito humanitária sobre as políticas de saúde universal e gratuita, que gerou ganhos importantes para a sociedade. Programas como Brasil Sorridente, Programa Saúde na Escola (PSE) e Política Nacional de Alimentação e Nutrição prestaram sua assistência a população brasileira, porém hoje a realidade é outra; a falta de atendimento e medicamento, de aparelho para realização de exames e de ambulância para o transporte de pacientes são problemas recorrentes em hospitais e postos de saúde.

O serviço de saúde brasileiro evolui muito desde a criação do SUS, foram criados programas que levam atendimentos como consultas médicas, inalações, injeções até a casa das pessoas e que facilitou o acesso universal a mesma, mas a precária ou inexistente manutenção desses programas geraram a crise do sistema, e quem sofre as conseqüências é a própria população.

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde com o objetivo de estimular os gestores e suas equipes a promover o desenvolvimento da qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território brasileiro.

A TP 1 foi um trabalho similar a um “levantamento bibliográfico” que consistia na levantamento, seleção e fichamento de informações, sendo assim, uma pesquisa bibliográfica cujo o objetivo era conhecer as diferentes contribuições cientificas sobre determinado tema e além disso, ele nos deu suporte para saber fazer qualquer outro tipo de pesquisa seja qual for a fase; teve um caráter quantitativo pois seus meios de coleta de dados eram estruturados e apresentou uma certa prioridade em ter uma frequência numérica. Já a TP 2 foi uma pesquisa de método qualitativa de caráter exploratório onde tivemos que instigar nosso pensamento e estudar determinado assunto, as informações do texto e analisá-las e destacando pontos importantes; não sendo apenas seguir um modelo já pronto, um conjunto de regras. Ambos os trabalhos de pesquisa tem sua contribuição para a nossa formação apesar de suas diferenças.

Observado a carência de acesso a serviços de saúde foram propostas diretrizes políticas consolidadas pela nova Constituição no cenário nacional que fundamentou- se em uma radical transformação do sistema de saúde brasileiro. Surgindo assim o SUS ( Sistema Único de Saúde) um sistema que garante o direto de saúde gratuita a todos, abrangendo desde um simples atendimento ambulatorial até um transplante de órgãos que tem como princípios doutrinários a universalidade, equidade e a integralidade que nortearam a sua ação.Um programa de política pública cabendo, portanto, a maior responsabilidade na promoção das ações de saúde diretamente voltadas aos seus cidadãos, que deveter como princípios incentivar a participação dos mesmos, a regionalização e hierarquização, a resolubilidade e descentralização e a parceria com instituições privadas que o complementem.

O significado de “qualidade” no contexto dos serviços e programas de saúdeé conceituado como um conjunto de atributos que inclui, um nível de excelência profissional, uso eficiente de recursos, mínimo risco ao cliente e alto grau de satisfação por parte dos usuários e compreende-se que, o termo se relaciona também, a uma busca incessante de falhas nos procedimentos e rotinas, conduzindo à melhoria dos processos e resultados, visando às conformidades estabelecidas pelos órgãos reguladores. Os fatores que estão a ela correlacionados, de acordo com o texto, são: competência profissional (habilidades técnicas, atitudes da equipe, habilidades de comunicação); satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com