TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Mercadológica - Modelo Porter

Por:   •  1/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 05

1. Considerando o Modelo de Porter, escolher uma indústria (ex.: automobilística, farmacêutica, de bens de produção etc.) de sua preferência para fazer a análise das cinco forças, conforme abaixo (imagem):

Indústria escolhida: Eletrônicos portáteis (smartphones, tablets, notebooks, etc.)

  1. Como é a rivalidade entre os concorrentes?
  1. Número de competidores alto
  1. Principais marcas:
  1. Samsung
  2. Apple
  3. Motorola
  4. LG
  5. Xiaomi
  1. Fidelidade do mercado: com exceção dos usuários Apple, a fidelidade desse mercado não é muito alta, frequentemente os consumidores trocam de marca, principalmente pelo fato dos aparelhos de baixo-médio custo serem extremamente semelhantes entre as marcas (preço e funcionalidades).
  2. Diferenças de qualidade: a Apple é amplamente vista como a marca mais premium desse mercado, sendo a detentora dos maiores preços, poucas opções de custo médio e nenhuma de baixo. Ela está sempre concorrendo com a Samsung pelo lançamento de tecnologias novas, que costumam se espalhar pelo resto do mercado na sequência. A linha premium da Samsung (Galaxy S) é sua principal e quase única competidora. A qualidade das outras linhas da Samsung e as marcas Motorola e LG são claramente semelhantes e proporcionais ao valor dos produtos.
  3. Crescimento do mercado:
    [pic 1]
    Apesar de não termos dados comparativos claros nessa pesquisa do Valor Econômico, o mercado de smartphones (principal produto desse mercado) parece estável desde o pico de 2014. Contudo, com o crescimento de tecnologias dependentes de internet e conectividade cada vez maior tanto entre pessoas quanto objetos, é um mercado sem indícios de queda.
  1. Quais são os produtos e serviços substitutos?

Os produtos substitutos e ameaçadores poderiam ser itens inovadores com a proposta de evolução com maior qualidade e melhor experiência de uso possível, como por exemplo os smartglasses, ou até mesmo smartphones com mais memória, bateria, capacidade de processamento, qualidade de tela e desempenho de câmeras. Contudo, os smartphones não possuem ameaça até o momento.

  1. Qual é o poder de barganha dos fornecedores?

O poder de barganha dos fornecedores está totalmente ligado à exclusividade e como em qualquer mercado, por volume de compra. Fornecedores de peças como tela e processador são os mesmos em vários aparelhos das diferentes marcas.

  1. Como evitar/atrapalhar a entrada de novos concorrentes?
  1. Investir em inovação garante que os produtos sempre estejam atualizados, mais rápidos, potentes e com melhor desempenho. Dessa forma, o desenvolvimento de tecnologia é fundamental para conquistar clientes e mantê-los satisfeitos com novas invenções e tendências do mercado.
  2. A Apple possui estratégias para fidelizar os clientes, como a conectividade com outros produtos da marca e descontos agressivos para entregar o aparelho anterior e comprar um novo. Essas estratégias de fidelidade influenciam diretamente na dificuldade de entrada de novos players.
  3. Uma estratégia muito utilizada nesse mercado para impedir a entrada de novos concorrentes são as parcerias com canais de distribuição, como as operadoras. Os contratos antigos das marcas tradicionais no Brasil dificultam bastante a entrada da Xiaomi nas lojas da Claro e Vivo, por exemplo.

  1. Qual é o poder de barganha dos clientes?

Os clientes possuem muitas opções de modelos, mas nessa indústria o poder de barganha é limitado, pois os itens são tabelados, seguindo atualizações técnicas e melhorias constantes. Não há muita abertura para pressão dos clientes e conquista de valores muito diferenciados. Tendo em vista que os eletroportáteis se tornaram indispensáveis na vida cotidiana, profissional e pessoal, a demanda é muito grande por estes produtos, sejam caros aos baratos. Assim, uma marca de sucesso pode ofertar seus produtos globalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (248 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com