TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Física nos Modelos de Atenção Primária à Saúde

Por:   •  21/10/2020  •  Resenha  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento da  Unidade 1 | Saúde contextualizada no Brasil

Atividade Física nos Modelos de Atenção Primária à Saúde

Aluna: Simone Sabrina de Faria

Prof.: Anderson Madeira

Saúde contextualizada no Brasil

Os impactos na saúde podem variar, desde alguns sintomas não específicos, alterações biológicas, sinais subclínicos, enfermidades e, em última instância, até a morte. O grande número de fatores ambientais que podem afetar a saúde humana é um indicativo da complexidade das interações existentes e da amplitude de ações necessárias para melhorar os fatores ambientais determinantes da saúde. Porém, os programas de melhorias no ambiente têm ações bastante diferenciadas daquelas de atenção médica, ainda que não possam estar desvinculadas delas. Esses fatores ambientais que prejudicam a saúde estão relacionados com: falta de saneamento básico; água e alimentos de baixa qualidade; poluição do ar; uso desordenado de produtos químicos; manejo inapropriado do lixo; exposição a vetores e a doenças; condições insalubres de moradia. E tem também por mudanças ambientais globais devido às crescentes intervenções humanas na natureza, tais como: práticas de cultivo intensivo de alimentos e monoculturas; uso crescente de fontes de energia mineral; contaminação por produtos químicos do ar, da água e do solo, provocando incidência de enfermidades como câncer, doenças cardiovasculares etc.

O desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social têm uma grande influencia na saúde dos indivíduos e das comunidades, pois conciliando os dois teremos a melhoria economia de mercado, democracia e bem-estar coletivo.

A economia tem um papel fundamental sobre a saúde, pois é ela que uma melhor distribuição dos recursos para garantir à população uma melhor assistência à saúde. A aprovação da Emenda Constitucional nº 29, em 2000, representou uma importante conquista da sociedade para a construção do SUS, pois estabeleceu a vinculação de recursos nas três esferas de governo para um processo de financiamento mais estável, além de regulamentar a progressividade do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de reforçar o papel do controle e fiscalização dos Conselhos de Saúde e de prever sanções para o caso de descumprimento dos limites mínimos de aplicação em saúde.

O profissional de educação física ele colabora diretamente com as  necessidades sociais de saúde, tanto com a promoção de saúde, e quanto a prevenção de doenças, com um meio  eficaz para a conquista de estilos de vida saudáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.

Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma ação implantada pelo Ministério da Saúde em 1994, quando recebeu o nome de Programa Saúde da Família (PSF). O objetivo foi acabar com a ideia de assistência emergencial, ou seja, tratar os pacientes apenas quando eles já estão doentes, e praticar a atenção primária, sob corresponsabilidade da União, estados e municípios.

Parte da estratégia de descentralização prometida pela atenção primária consiste em vacinas, atendimentos odontológicos, consultas, exames de rotina, orientações e campanhas educacionais. O objetivo é diminuir a pressão nos hospitais públicos, que não possuem estrutura suficiente para suportar prevenção e tratamento.

Como se trata de uma mudança de cultura, ainda é difícil retirar da população a idéia de que o hospital não deve ser a porta de entrada do tratamento. É comum que cidadãos, especialmente os que estavam acostumados ao modelo antigo de tratamento, pulem a etapa de pré-atendimento, que seria feita em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e recorram às urgências e emergências. Por sua vez, alguns gestores públicos ainda erram em interpretar o tratamento primário como menos importante, já que a prevenção, além dos benefícios já citados para as pessoas, também pode ajudar na diminuição de gastos públicos. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, compostos por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira integrada com as Equipes de Saúde da Família, com as equipes de Atenção Básica para populações específicas e com o Programa Academia da Saúde, sendo o objetivo deste último a implantação de polos para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com