TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática

Por:   •  30/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  1.882 Visualizações

Página 1 de 2

Dentre as primeiras etapas de um planejamento está a análise da situação, ou seja, verificar as condições internas e do ambiente que circunda a organização. A análise conjuntural trata-se de coletar, interpretar e sintetizar todas as informações relevantes ao planejamento, concentrando-se nos aspectos simples e objetivos, como as forças internas da organização e as influências do ambiente no negócio.

A partir deste tipo de análise, fica mais fácil e produtivo delinear o planejamento de uma organização. Por isso, vamos começar por aqui: imaginem que vocês agora são os gestores de uma Sorveteria, localizada próximo ao Central Park, em Nova York. Observando que as vendas diminuem muito no período de inverno, os proprietários solicitam um planejamento eficaz para aumentar as vendas. Tendo em vista que devemos começar pela análise da situação, liste ao menos 12 aspectos relevantes ao negócio a serem considerados no Planejamento Estratégico da Sorveteria.

DICA: um modelo largamente utilizado pelos gestores nesta etapa é a análise SWOT (do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats, ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Se quiserem podem começar pesquisando sobre a estrutura desta análise, que auxilia bastante a organizar as ideias. Bom trabalho!

Com base no estudo da Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), podemos avaliar a sorveteria (em um diagnóstico de mercado curto) da seguinte forma:
Forças: (ambiente interno)- pessoal treinado para atender aos clientes de forma rápida e eficiente;

Fraquezas: (ambiente interno) - ter um espaço de atendimento bem reduzido, o que causa desconforto para os clientes;
Oportunidades: (ambiente externo) - novas tendências de consumo, como sabores exóticos;

Ameaças: (ambiente externo) - a sazonalidade é considerada uma ameaça, uma vez que, com o inverno, as vendas podem diminuir bastante.

[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (302.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com