TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Prática Sobre Gestão e Direção de Operações

Por:   •  2/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

DD012 – GESTÃO E DIREÇÃO DE OPERAÇÕES

Atividade Prática

Programa de estudos: Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial

Nome completo: Mauro Kehl

Data: 14/10/2022

Atividades

a) Quais foram as principais pressões sobre a Veka que causaram as mudanças dentro da estratégia de operações?

Veka é uma empresa alemã, fundada em 1969 por Heinrich Laumann e, atualmente, é reconhecida em mais de 80 países pelo seu “compromisso com o meio ambiente e a qualidade excepcional de seus sistemas de perfis em PVC para portas, janelas e persianas”.

A Alemanha se destaca internacionalmente na proteção do clima possuindo uma política climática com forte incentivo em produção de energias renováveis e otimização da produção e redução de resíduos descartáveis em aterros sanitários, bem como tem papel ativo na política mundial do clima.

As principais pressões sofridas sobre a Veka foram no âmbito legislativo (regulação de atos praticados por pessoas e empresas) e ambiental (contenção de volume de materiais descartados em aterros sanitários provocando enorme degradação do meio ambiente).

Com a edição novas normas regulatórias sobre o processo de descarte, outra pressão que a Veka sofreu foi o aumento substancial dos custos devido as penalidades e perda de clientes.  A obtenção de matéria prima (virgem) encarece os custos de produção em razão da demanda existente no mercado dos insumos necessários para a fabricação de portas, janelas e persianas em PVC.

Adaptar suas estratégias para cumprir com a legislação ambiental tornou-se uma necessidade imperativa para manutenção de seus negócios, mas também proporcionou agregar potencial competitivo a suas operações e aumentar sua participação no mercado global transformando-se na líder mundial de fabricação de perfil de PVC.  

Referências:

Veka do Brasil Ltda [homepage na internet]. Sobre a empresa [acesso em 12 mar 2022]. Disponível em: https://www.aecweb.com.br/empresa/veka-brasil/9649/sobre

Alemanha [homepage na internet]. Sustentável com estratégia [acesso em 12 mar 2022]. Disponível em: https://www.deutschland.de/pt-br/topic/meio-ambiente/estrategia-alema-de-sustentabilidade-metas-e-chances

b) Quais oportunidades para a operação da Veka foram criadas através da mudança para a estratégia de reciclagem?

As oportunidades criadas pela Veka com a mudança para a estratégia de reciclagem foram:

  • redução dos custos operacionais para a empresa, uma vez que o descarte, por sua complexidade, gera custos onerosos com a destinação apropriado dos materiais;
  • atender uma demanda da sociedade civil interessada uma maior preservação ambiental, oferecendo produtos com qualidade, durabilidade e segurança;
  • redução dos custos de importação devido à redução de necessidade de matéria prima externa;
  • inovação com o desenvolvimento de novas tecnologias melhorando o aproveitamento dos insumos e material reciclado;
  • ganho de competividade com produtos elaborados a um menor custo e oferecidos à clientes com valores mais acessíveis;
  • proteção ao meio ambiente com a menor utilização de recursos não renováveis;
  • geração de marketing positivo, uma vez que empresas que realizam reciclagem e se preocupam com o meio ambiente são mais bem vistas pela sociedade em geral;
  • liderança mundial do mercado em que atua com ampliação e fidelização de clientes e responsabilidade ambiental.

c) Entregue um exemplo sobre como o ambiente legislativo afeta a estratégia de operações de uma organização real. Também proponha 2 ideias sobre como essa pressão pode ser convertida em oportunidade.

Apresenta-se nesta questão soluções desenvolvidas e implementadas por uma empresa brasileira do segmento de papel e celulose que, em razão das exigências legais e das necessidades econômico-financeiras, tem gerado um crescimento constante e sustentável observando vários aspectos relacionados a gestão e as operações.

A  Irani Papel e Embalagem S.A. foi fundada no ano de 1941 e possui unidades de negócios no sul do Brasil (estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e no sudeste (São Paulo e Minas Gerais). Seu perfil de negócio é composto por três segmentos: embalagens sustentáveis; papel para embalagens sustentáveis; florestal RS e resinas sustentáveis.

Ao longo de sua história, houveram diversas implementações e modificações de normas regulatórias impostas ao setor fabril em que atua, sendo imprescindível para a manutenção de suas atividades o atendimento de tais normativos. Além disso, em mais de 80 anos de existência, foram exigidas de seus diretores habilidades impares na gestão da empresa para superar as crises econômicas.

Atualmente, seus negócios são desenvolvidos no sul e sudeste do Brasil onde possui as unidades fabris e cultiva sua matéria prima (ativos biológicos – árvores). Desenvolve as atividades de industrialização de madeiras e transformação em papel para diversos fins e utilidades. Também, produz resinas, as quais são utilizadas na manufatura de vernizes, tintas, sabões, colas e adesivos, entre outros itens. Sua produção é destinada ao mercado interno e externo.

Tem como política de sustentabilidade atuar na redução dos impactos ambientais que a atividade explorada provoca no meio ambiente desenvolvem programas/projetos que visam o melhor uso dos recursos naturais, bem como a reciclagem e a reutilização de materiais recicláveis. Tem em sua política de negócios a redução de uso de água, o desenvolvimento constante de novas técnicas para produção eficiente de seus produtos, a valorização das comunidades do entorno, o aperfeiçoamento e a valorização dos talentos dos seus colaboradores, o retorno justo e sustentável aos seus acionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (218.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com