TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Por:   •  30/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DA QUALIDADE

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Azul Linhas Aéreas Brasileiras S. A.

Valéria de Oliveira – RA 0612129

São Paulo – SP

2022


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO ..............................................................................................4

3 DISCUSSÃO .............................................................................................................7

4 CONCLUSÃO .........................................................................................................17

 REFERÊNCIAS ........................................................................................................18


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo desenvolver, em forma de pesquisa exploratória, os conhecimentos teóricos adquiridos durante o primeiro bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, nas disciplinas de Fundamentos de Marketing, Contabilidade e Dinâmica das Relações Interpessoais. Aplicar e apresentar, de forma sistêmica, os conceitos nas demonstrações contábeis da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras S. A., empresa escolhida para o desenvolvimento deste trabalho, bem como suas estratégias de marketing para colocação no mercado e seu comportamento organizacional, com relação à suas interações interpessoais e com a sociedade.

Frente aos dados coletados, apresentar a análise do desempenho da empresa referentes aos conceitos principais de marketing, contabilidade e também suas ações com relação à interação pessoal e com a sociedade em si.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Apresentação da Empresa

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. tem como sua principal atividade o atendimento de serviços de transporte aéreo de passageiros, cargas e malas postais, em território nacional e internacional.

É a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas dentro do território nacional. Tem atendimento de 900 voos diários, com 150 destinos.

Foi fundada e homologada em 15 de dezembro de 2008 por David Neeleman, brasileiro, criado nos Estados Unidos. Realizou seu voo inaugural de Campinas (SP) à Salvador (BA).

Tem sua sede na cidade de Barueri / SP. Veio com a proposta de ter seus diferenciais no atendimento à destinos que não eram cobertos pelas principais concorrentes, e também nos serviços de bordo e no conforto de aeronaves de pequeno porte.

Já em 2009 alcançou a marca de atendimento de 1 milhão de passageiros.

Em 2012 adquiriu a empresa aérea Trip, que na época era a maori companhia regional da América Latina.

Um grande marco da história da Azul Linhas Aéreas foi sua entrada no mercado internacional no ano de 2014, com voos de Campinas para Fort Lauderdale e Orlando (EUA).

As operações da companhia utilizam, como hub principal, o Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado na cidade de Campinas, no estado de São Paulo (BETING, 2012).

Hoje a Azul detém a terceira posição em atendimentos à passageiros no Brasil e a segunda maior frota de aeronaves. Sua competência é comprovada através de vários prêmios recebidos e também através da criação do PEX – Programa de Excelência, que é uma ferramenta de gestão da qualidade onde são verificados requisitos como a qualidade de atendimento, apresentação visual, conhecimento e gestão de serviços prestados nos aeroportos que a empresa atende.


Seus números pós-pandemia demonstram sua força e capacidade de participação de mercado. Em 2022 teve um crescimento de 62,5% no tangente aos atendimentos no mercado doméstico de voos, com referência ao ano anterior.

Principais premiações:

  • Tripadvisor – Travelrs’ Choice – melhor aérea do mundo – 2020
  • Prêmio Melhores Destinos – melhor companhia aérea do Brasil
  • Prêmio Melhores Destinos – melhor programa de fidelidade do Brasil
  • FlightStat - OAG Punctuality League – companhia aérea low-cost mais pontual das Américas – 2019
  • Skytrax World Airline Awards – melhor companhia aérea regional da América Latina – de 2011 a 2018
  • Skytrax World Airline Awards – melhores tripulantes na América do Sul– de 2016 a 2018
  • Kayak – melhor companhia aérea da América do Sul
  • Secretaria de Aviação Civil – “check-in” mais rápido do Brasil
  • Secretaria de Aviação Civil – “check-in” mais eficiente do Brasil

A companhia tem hoje 1200 empregos diretos, com prospecção de 5000 até 2023. Tem hoje frota com 157 aeronaves em operação, atende 98 aeroportos em território nacional e 8 em territórios internacionais, com 120 destinos brasileiros, além dos aeroportos da Flórida e de Lisboa.

Teve um processo inovador na escolha do nome da companhia. Criou uma campanha publicitária em 2008 através do site “voceescolhe.com.br”, onde os internautas puderam, através de um processo de votação em duas fases, optar por alguns nomes.

Em uma segunda etapa, com votação popular, surgiram dois nomes finalistas: Samba e Azul. O criador da companhia, David Neeleman, escolheu o nome “Azul”, criando assim a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

De acordo com Neeleman, o nome “Samba” não era uma boa escolha porque era pejorativo, passava a imagem de ”voo atrasado” no Brasil.


Em 2023 a Azul completará 15 anos de atuação, com a marca de 22 milhões de passageiros transportados até 2021.

Esses números e informações demonstram a Azul Linhas Aéreas com uma empresa consolidada no mercado da aviação, e com grande potencial de expansão e crescimento.


3 DISCUSSÃO

3.1 Qualidade

Dentro dos processos referentes à qualidade podemos citar que a Azul participa de programas de melhorias contínuas, como a Auditoria de Segurança Operacional da IATA, referência mundial para a gestão de segurança em companhias aéreas, onde obteve o certificado Operational Safety Audit (IOSA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (428.6 Kb)   docx (488.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com