TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Azul Linha Aerea

Pesquisas Acadêmicas: Azul Linha Aerea. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 7

Azul (linha aérea)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Azul Linhas Aéreas Brasileiras)

Ir para: navegação, pesquisa

Azul TRIP S.A.

IATA

AD ICAO

AZU Indicativo de chamada

AZUL

Fundada em 2008

Hub

Aeroporto Internacional Marechal Rondon - Cuiabá

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Confins

Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos

Focus cities

Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho

Aeroporto Internacional do Recife - Gilberto Freyre

Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães

Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos

Programa de milhagem

Tudo Azul

Frota 126

Destinos 104

Slogan Unida com você.

Holding

Azul TRIP S.A.

Sede Barueri, Brasil

Pessoa(s)

chave David Neeleman

Pedro Janot

José Mario Caprioli dos Santos

Website www.voeazul.com.br

Azul ( 2008 - presente ) é uma companhia brasileira de aviação comercial, com sede no bairro de Alphaville, no município paulista de Barueri.1 Azul é a nova marca e identidade visual adotada pela Azul/TRIP a partir de 2013.2

Histórico[editar]

Criada e comandada por David Neeleman, norte-americano nascido no Brasil, que também foi o fundador da companhia JetBlue, dos Estados Unidos.

O início das operações se deu em 15 de dezembro de 2008. Seu presidente é David Neeleman e seu COO (Chief Operating Officer) é José Mário Caprioli, fundador da TRIP Linhas Aereas.

Apesar de nova, já detém, em dezembro de 2011, 9,77%3 de participação no mercado, o que lhe dá a terceira colocação entre as companhias aéreas do país. Tinha previsto crescimento de modo a elevar esta participação para até 10% em 2011 e 13% em 2013, quando deverá servir os 25 maiores centros metropolitanos do Brasil.

A intenção inicial era de ter uma frota composta exclusivamente de Embraer E-Jets, e para tanto, encomendou 76 aeronaves, sendo 36 encomendas confirmadas e 40 com opção de compra e direito de compra.4 Porém, em 2009, sentindo a necessidade de atender cidades menores com voos de pequenas distâncias, encomendou aviões ATR-72, que entraram em operação a partir de 2010.

Embora a empresa tenha sido criada como uma empresa de baixo custo, atualmente a grande maioria dos preço das passagens estão mais elevados que o preço praticados por outras grandes empresas que atuam no mercado brasileiro, e não são consideradas de baixo custo.

Em 28 de maio de 2012 foi anunciada a fusão da companhia com a TRIP Linhas Aéreas5 . A fusão foi aprovada pelo CADE em 6 de março de 20136 . Como consequência, a TRIP Linhas Aéreas deixará de existir, herdando a Azul todas as aeronaves e rotas da empresa.

Nome da empresa[editar]

Embraer 195 da Azul com livery da Azul Viagens, a operadora de viagens da linha aérea

ATR 72–600 da Azul no Aeroporto de Maringá, Brasil

O nome da companhia aérea foi escolhido através de um concurso na internet, denominado "Você Escolhe", que durou 30 dias e resultou em milhares de participantes. Embora Samba tenha sido o nome mais votado, a empresa optou pelo nome Azul. A disputa foi tão acirrada entre as duas opções, que a nova empresa decidiu premiar com o passe vitalício tanto o internauta que propôs pela primeira vez o nome Azul, quanto o que propôs Samba. Os dois vão poder viajar de graça, com um acompanhante, por toda a vida.7

Fusão com a TRIP Linhas Aéreas[editar]

No dia 28 de maio de 2012, a Azul e a TRIP Linhas Aéreas anunciaram uma fusão, a TRIP Linhas Aéreas é a maior empresa aérea com segmento regional, se aprovado a nova empresa irá representar 15% do mercado. Com a fusão a Azul passará a ter um mercado maior na região norte e aeroporto regionais como o Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte assim como passará a ter voos saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, maior aeroporto do Brasil. A fusão já foi aprovada pela ANAC e pelo CADE. Até a aprovação ambas empresas manterão seus voos separadamente. A razão social da nova empresa será AZUL TRIP S/A e passará a operar somente com o nome AZUL.

O aeroporto de Viracopos[editar]

A Azul concentrou seus esforços no aeroporto de Viracopos, que já possuía uma boa infraestrutura por ter sido o aeroporto internacional de São Paulo antes da abertura de Cumbica.

Hoje, com três anos de operações, a Azul é a terceira maior companhia aérea brasileira e ocupa 85% dos voos no aeroporto de Viracopos, em Campinas e é líder na maioria dos aeroportos do qual opera.8

Marcas[editar]

Embraer 190 da Azul pousando no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro.

A Azul é a empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de clientes transportados no mundo, com menos de 8 meses de operações, no dia 13 de agosto de 2009. O recorde anterior pertencia à JetBlue Airways, que havia conquistado essa marca com apenas 10 meses de vida.9

Outro recorde alcançado pela Azul em 2009 foi transformar-se na primeira linha aérea do mundo em transportar mais de 2 milhões de passageiros durante seu primeiro ano de operações.10 11 Também foi a primeira a atingir a marca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com