TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BACTERIA E A SAÚDE HUMANA

Por:   •  11/5/2015  •  Ensaio  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

A BACTERIA E A SAÚDE HUMANA

O que são bactérias?

As bactérias são organismos unicelulares e procariontes, e são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade e se encontram por toda parte, no ar, na água, no solo e, inclusive, em nossos corpos.

As bactérias na sua maioria possui uma forma relativamente constante, pois tem a presença de uma parede celular espessa, e há uma organização simples, apresenta uma parede celular externa, membrana plasmática, DNA circular disperso no citoplasma sem nenhuma separação e ribossomos para síntese de proteínas.

O corpo humano é habitado por diversos tipos de bactérias e uma parte deles é considerada benéfica e outra, maléfica.

Os malefícios á saúde humana

Quando temos saúde à quantidade de bactérias benéficas e maléficas está em equilíbrio. Os tipos de alimentos que ingerimos, a forma como são preparados, a quantidade, a sua mistura, também os medicamentos, principalmente os antibióticos, produtos químicos, o ar que respiramos, o ambiente, entre outros aspectos, interferem nesse equilíbrio quando o número de maléficas é maior, surge à doença.

A parte maléfica dessas bactérias está quando se refere à capacidade de produzir doenças, que são designadas como bactérias nocivas, essas doenças causadas, podem ser extremamente graves, tais como meningite, tuberculose, tétano, febre tifoide, pneumonia bacteriana, sífilis, cólera, gonorreia, leptospirose, hanseníase, difteria, entre outras.

Os benefícios à saúde humana

É importante dizer que nem todas as bactérias são nocivas, ao contrário, elas podem ser muito úteis aos seres humanos. Algumas chegam a formar conexões harmônicas com outros organismos, e quando isso acontece ambos se beneficiam. Ela nos ajuda a manter saudável o intestino, pois tenta combater as bactérias.

Algumas são muito úteis a nós como as bactérias que compõem a nossa flora intestinal, sem elas grande parte dos nutrientes dos alimentos não seriam absorvidas, as bactérias nos ajuda a digerir os alimentos e produzir vitaminas. A maioria delas mantém o nosso sistema imunológico atento e ativo.

Essas bactérias dos gêneros Lactobacillus e Streptococcus são importantes na indústria alimentícia. Elas são cultivadas em laboratórios, e tem o poder de transformar alimentos em outros produtos que são utilizados industrialmente, como por exemplo, para a produção de iorgute, yakult, queijo, requeijão, vinhos, fermentos e entre outros.

Elas também são muito uteis na indústria farmacêutica, pois com o seu uso, podemos produzir antibióticos.

As bactérias são essências para a saúde humana.

BIBLIOGRAFIA:

http://portalunidarma.com/2013/01/momento-saude-bacterias-sao-elas-as-causadoras-das-doencas/

http://www.ufrgs.br/labacvet/?q=node/15

http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/epidemiology-public-health/1822966-bact%C3%A9rias-s%C3%A3o-pequenas-mas-causam/

http://www.brasilescola.com/biologia/bacterias.htm

http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/bacterias.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com