TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

Por:   •  11/8/2015  •  Artigo  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

Débora Eduarda Milani[1]

Rodrigo Conejo[2]

Ivan Carlos Zampin[3]

RESUMO

O trabalho de pesquisa foi realizado com o objetivo maior, mostrar um projeto de captação de água da chuva. Fazendo o uso dessa água captada é possível reduzir de forma significativa o consumo de água potável advinda da rede publica.

O presente projeto detalha de forma minuciosa os diversos processos incluindo os materiais e métodos para que haja a captação, desde a chuva até o armazenamento.

Mensura o potencial de captação que pode ser feita através deste processo fazendo uso do telhado para captar a água. Traz-nos o volume pluviométrico do ano de 2012 da cidade, segundo o Serviço de Água e Esgoto de Araras (Saema).

Inclui cálculos que nos garante de forma segura quanto a economia que se pode alcançar.

Palavras Chave: Água, Chuva, Reutilização.

INTRODUÇÃO

Atualmente, um dos maiores problemas é em relação à escassez da água, este recurso vem diminuindo com o passar dos anos isto ocorre também pela falta de conscientização das pessoas que acabam por desperdiçar e poluir afluentes.

Uma das ideias da empresa é conseguir diminuir o consumo de água potável substituindo-a por água da chuva, elaborando um projeto de captação através do telhado da empresa.

No projeto iremos descrever e apresentar a maneira de como a captação será realizada.

Segundo autor Dowbor e Tagnin (2005), a água é o constituinte mais característico da Terra e o ingrediente da essência da vida. É um bem que ao mesmo tempo é recurso natural e produto, de uso público e privado, bem de produto e de consumo. Sua diversidade e complexidade de bem polivalente é essencial para todas as atividades de formas de vida.

Do volume total 1.386 milhões de km3 de água na Terra, 97,5% são de água salgada e os 2,5% restantes  são de água doce. Quanto à água doce, 68,9% está congelada nas calotas polares do Ártico, Antártida e nas regiões montanhosas. A água subterrânea compreende 29,9% do volume total de água doce do planeta. Somente 0,266% da água doce representa toda a água dos lagos, rios e reservatórios (significa 0,007% do total de água doce e salgada existente no planeta). O restante da água doce está na biomassa e na atmosfera sob a forma de vapor.

O Brasil possui 12% da água doce do mundo, mas a mesma não está bem distribuída dentro do nosso país. No Brasil, 68,5% dos recursos hídricos estão na região Norte, enquanto que no Nordeste temos 3,3% , Sudeste 6,0%, Sul 6,5% e Centro-Oeste 15,7%. O interessante é que apesar de a região Norte possuir 68,5% da nossa água doce, possui somente 6,83% da população, enquanto que o Nordeste tem 28,94%, a região Sudeste 42,73%, o Sul 15,07% e o Centro-Oeste 6,43%. Portanto, o Brasil tem bastante água, mas a mesma está mal distribuída.

As indústrias utilizam à água de diversas maneiras no resfriamento e na lavagem de seus equipamentos, como solvente ou ainda na diluição de emissões poluentes. Em termos globais, a indústria é responsável por 22% de toda a água doce consumida. Essa porcentagem é muito maior em países ricos - 59% - e bem menor nos países pobres - apenas 8%. (Fonte: Shiklomanov, 1998).

OBJETIVO

Diminuir o consumo de água potável advindo da rede publica, substituindo por água da chuva coletada na própria empresa, assim diminuindo as despesas; cooperando para uma ação proativa com o meio ambiente, fazendo que consiga conscientizar o maior número de colaboradores sobre a importância da reutilização da água.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para atender o objetivo maior, a economia de água potável esta aqui proposta da criação de um sistema de captação de água a partir da coleta de chuva que escorre pela cobertura da empresa.

Neste momento observa-se que é preciso para resolver esse problema de captação um conjunto de equipamentos de forma não complexa que atua nesta situação, portanto busca-se por meio de tubulações e armazenamento em tanques a solução para este problema.

Estes equipamentos são produzidos de forma metalúrgica, tanques e estruturas metálicas que fazem o armazenamento de água da chuva, para isso é feito inicialmente um estudo da viabilidade desse recurso.

O Projeto foi elaborado de forma que com o tempo é possível aumentar o volume de água armazenada, adicionando mais reservatórios.

Os reservatórios onde ficará armazenada a água da chuva são compostos de polietileno, um material resistente e de fácil mobilidade.

As estruturas que servirão de base para os reservatórios são produzidas em estrutura metálica e, serão dobradas e soldadas perfazendo o formato ideal para o acondicionamento dos reservatórios.

O telhado é produzido em aço galvanizado, muito resistente ao tempo. Devido sua inclinação, a água escorrerá até as calhas.

O Sistema de calhas, responsável por fazer a coleta da agua da chuva, também é fabricada em aço galvanizado.  As calhas levarão a água da chuva até os condutores.

Os Condutores são de PVC que vem do inglês “Polyvinyl chloride” que em português significa Poli cloreto de polivinila (ou policloreto de vinil), um produto muito versátil, esse é responsável por levar a água da chuva até o filtro.

        O Filtro é composto por a estrutura de polietileno a parte interna e adicionado areia e carvão ativado.

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como finalidade diminuir as despesas e incentivar a implantação de sistemas de captação água de chuva através de reservatórios, levando aos funcionários e ao público o conhecimento sobre essa técnica e sua importância ao Meio Ambiente, demonstrando que é possível implantar cisternas com poucos recursos.

CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA

[pic 1]

Ilustração 1 – Projeto da captação da água na empresa

COMO FAZER A CAPTAÇÃO

Existem diferentes tipos de captação e armazenamento de água das chuvas que adequados a finalidades diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (197.5 Kb)   docx (211.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com